Saiba Como Fazer o seu Android gerir melhor as aplicações de mensagens

Dicas para otimizar apps de mensagens no seu Android: desative downloads automáticos, apague o histórico de chat, comprima ficheiros e use um serviço de armazenamento na nuvem.

Aplicações de mensagens são uma parte essencial das nossas vidas. Utilizamo-las para manter contato com amigos e família, colaborar com colegas e comunicar com empresas. No entanto, essas aplicações também podem prejudicar significativamente a memória do seu telefone Android. Se não tiver cuidado, as apps de mensagens podem ocupar rapidamente o espaço de armazenamento do seu telefone e diminuir o seu desempenho. Isto acontece porque essas apps tendem a armazenar muitos dados no seu telefone, incluindo mensagens, fotos, vídeos e outros ficheiros multimédia. A boa notícia é que existem várias coisas que pode fazer para impedir que as apps de mensagens consumam toda a memória do seu telefone Android. Neste artigo, iremos discutir algumas das dicas e truques mais eficazes.

Saiba Como Fazer o seu Android gerir melhor as aplicações de mensagens 1

Diga adeus aos problemas de armazenamento: Dicas para otimizar as apps de mensagens no seu telefone Android

1. Desative transferências automáticas de media

Uma das principais formas de as apps de mensagens ocuparem espaço no seu telefone é através da transferência automática de media. Quando esta função está ativada, as apps de mensagens irão transferir automaticamente todas as fotos, vídeos e outros ficheiros multimédia que lhe sejam enviados. Isto pode rapidamente encher o espaço de armazenamento do seu telefone, especialmente se participar em muitas conversas em grupo. Para desativar as transferências automáticas de media, siga estes passos:

– Abra a app de mensagens.
– Toque nos três pontos no canto superior direito do ecrã.
– Toque em “Definições”.
– Toque em “Dados e Armazenamento”.
– Desative a opção “Transferência Automática de Media”.

2. Limpe o histórico de conversas

Outra forma de libertar espaço no seu telefone é limpar o histórico de conversas. Isto irá apagar todas as suas mensagens, incluindo fotos, vídeos e outros ficheiros multimédia anexados a elas. Para limpar o histórico de conversas, siga estes passos:

– Abra a app de mensagens.
– Toque nos três pontos no canto superior direito do ecrã.
– Toque em “Definições”.
– Toque em “Conversas”.
– Toque em “Histórico de Conversas”.
– Toque em “Limpar Histórico de Conversas”.

3. Comprima ficheiros multimédia

Se desejar manter o histórico de conversas, mas ainda estiver preocupado com o espaço, pode tentar comprimir os seus ficheiros multimédia. Isto irá reduzir o tamanho dos ficheiros sem sacrificar demasiada qualidade. Para comprimir ficheiros multimédia, siga estes passos:

– Abra a app de mensagens.
– Toque nos três pontos no canto superior direito do ecrã.
– Toque em “Definições”.
– Toque em “Dados e Armazenamento”.
– Toque em “Qualidade de Media”.
– Selecione “Comprimido”.

4. Utilize um serviço de armazenamento na nuvem

Se ainda tiver dificuldade em gerir o armazenamento das suas apps de mensagens, pode experimentar usar um serviço de armazenamento na nuvem como o Google Drive ou o Dropbox. Isto permitirá que guarde as suas mensagens e ficheiros multimédia na nuvem, libertando espaço no seu telefone. Para utilizar um serviço de armazenamento na nuvem, siga estes passos:

– Crie uma conta num serviço de armazenamento na nuvem.
– Abra a app de mensagens.
– Toque nos três pontos no canto superior direito do ecrã.
– Toque em “Definições”.
– Toque em “Dados e Armazenamento”.
– Toque em “Cópia de Segurança e Restauro”.
– Selecione o serviço de armazenamento na nuvem que deseja usar.
– Toque em “Fazer Cópia de Segurança Agora”.

Dicas adicionais

Aqui estão algumas dicas adicionais para evitar que as apps de mensagens consumam toda a memória do seu telefone Android:

– Limite o número de apps de mensagens que utiliza. Quanto mais apps de mensagens tiver instaladas no seu telefone, mais espaço de armazenamento elas ocuparão.
– Apague mensagens e ficheiros multimédia não utilizados. Se tiver mensagens antigas ou ficheiros multimédia que não precisa, apague-os.
– Utilize um gestor de ficheiros para gerir os ficheiros das suas apps de mensagens. Isto permitirá que veja quais são os ficheiros que ocupam mais espaço e os apague, se necessário.
– Utilize uma app de mensagens leve. Existem várias apps de mensagens leves disponíveis que foram projetadas para ocupar menos espaço de armazenamento e memória.

Ao seguir as dicas acima mencionadas, pode evitar que as apps de mensagens consumam toda a memória do seu telefone Android. Isto ajudará a melhorar o desempenho do seu telefone e a prolongar a sua vida útil. Aqui estão algumas dicas adicionais que podem ser úteis:

Vai gostar de saber:  Alerta de Segurança: Elimine imediatamente estas 13 aplicações de malware para Android

– Utilize uma app de mensagens que suporte mensagens efêmeras. Mensagens efêmeras são mensagens que desaparecem após um determinado período de tempo. Isto pode ser uma ótima forma de poupar espaço e evitar que a sua app de mensagens fique cheia de ficheiros desnecessários.
– Utilize uma app de mensagens que ofereça armazenamento offline. Isto permitirá que aceda às suas mensagens mesmo quando não tiver ligação à internet. No entanto, é importante ter em mente que o armazenamento offline irá ocupar algum espaço no seu telefone.
– Utilize uma app de mensagens que permita personalizar as definições de armazenamento. Isto dar-lhe-á mais controlo sobre a forma como as suas mensagens e ficheiros multimédia são armazenados no seu telefone. Por exemplo, poderá escolher quais os tipos de ficheiros multimédia que são transferidos automaticamente ou durante quanto tempo as mensagens são armazenadas antes de serem apagadas automaticamente.

Aqui estão alguns exemplos de apps de mensagens que oferecem definições de armazenamento personalizáveis:

WhatsApp: Pode escolher quais os tipos de ficheiros multimédia que são transferidos automaticamente nas Definições do WhatsApp > Armazenamento e Dados. Também pode escolher durante quanto tempo as mensagens são armazenadas antes de serem apagadas automaticamente nas Definições do WhatsApp > Conversas > Histórico de Conversas > Manter Mensagens.
– Telegram: Pode escolher quais os tipos de ficheiros multimédia que são transferidos automaticamente nas Definições do Telegram > Dados e Armazenamento. Também pode escolher durante quanto tempo as mensagens são armazenadas antes de serem apagadas automaticamente nas Definições do Telegram > Privacidade e Segurança > Manter Mensagens.
– Signal: Pode escolher quais os tipos de ficheiros multimédia que são transferidos automaticamente nas Definições do Signal > Armazenamento. Também pode escolher durante quanto tempo as mensagens são armazenadas antes de serem apagadas automaticamente nas Definições do Signal > Avançadas > Armazenamento.

Utilize uma app de mensagens que suporte compressão de alta qualidade de media. Isto permitirá que poupe espaço sem sacrificar demasiada qualidade.

Monitorize a utilização do armazenamento das suas apps de mensagens. É uma boa ideia monitorizar regularmente a utilização do armazenamento das suas apps de mensagens para garantir que não ocupam demasiado espaço. Pode fazê-lo acedendo às Definições do seu telefone > Apps > [nome da app de mensagens] > Armazenamento. Se verificar que a sua app de mensagens está a ocupar muito espaço, pode tentar apagar mensagens e ficheiros multimédia não utilizados ou utilizar um serviço de armazenamento na nuvem para guardar as suas mensagens e ficheiros multimédia na nuvem.

Aqui está uma análise mais detalhada de como o WhatsApp, Telegram e outras apps de mensagens populares lidam com a gestão de armazenamento:

WhatsApp

O WhatsApp é uma app de mensagens popular conhecida pela sua facilidade de utilização e confiabilidade. No entanto, também pode ocupar muito espaço na memória do seu telefone Android. Uma das principais razões para isso é que o WhatsApp transfere automaticamente todas as fotos, vídeos e outros ficheiros multimédia enviados para si. Isto pode rapidamente encher o espaço de armazenamento do seu telefone, especialmente se participar em muitas conversas em grupo. Outra razão pela qual o WhatsApp pode ocupar muito espaço é que não comprime muito bem os ficheiros multimédia. Isto significa que as fotos e vídeos enviados pelo WhatsApp podem ser muito maiores do que os mesmos ficheiros enviados por outras apps de mensagens.

Para evitar que o WhatsApp ocupe toda a memória do seu telefone Android, pode seguir estas dicas:

– Desative as transferências automáticas de media. Pode fazer isto acedendo às Definições do WhatsApp > Armazenamento e Dados > Transferência Automática de Media.…

Fonte

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!