Saiba como aumentar a vida útil do seu carro automático

Automatic gear stick with manual selection option. Modern Luxury car inside. Interior of prestige modern car. Comfortable leather seats. Light brown perforated leather cockpit. Automatic gear stick shift.

Neste artigo, abordaremos estratégias que poderá adotar de forma a garantir que a sua viatura, adquirida de entre uma vasta gama de carros seminovos automáticos a partir de uma plataforma de classificados automóveis, mantém a fiabilidade durante muitos e longos anos. Pratique uma condução suave Uma das principais diferenças entre os veículos de caixa manual e os de caixa automática está no sistema de transmissão; para conseguir prolongar a vida do seu carro automático, uma condução suave e delicada é simplesmente crucial:

Os carros automáticos têm vindo a tornar-se substancialmente populares nos últimos anos pela sua facilidade de utilização e pelo conforto que proporcionam aos condutores.

À medida que cada vez mais pessoas efetuam a transição da transmissão manual para a automática, torna-se fundamental saber como cuidar destes veículos de modo a aproveitar o seu potencial e a sua longevidade ao máximo.

Neste artigo, abordaremos estratégias que poderá adotar de forma a garantir que a sua viatura, adquirida de entre uma vasta gama de carros seminovos automáticos a partir de uma plataforma de classificados automóveis, mantém a fiabilidade durante muitos e longos anos.

Saiba como aumentar a vida útil do seu carro automático 1

Pratique uma condução suave

Uma das principais diferenças entre os veículos de caixa manual e os de caixa automática está no sistema de transmissão; para conseguir prolongar a vida do seu carro automático, uma condução suave e delicada é simplesmente crucial:

Evite acelerar bruscamente

As acelerações repentinas podem exercer demasiada pressão sobre a transmissão, razão pela qual se torna muito mais aconselhável pisar o pedal com suavidade e acelerar gradualmente.

Trave suavemente

À semelhança do que acontece na aceleração, as travagens bruscas podem rapidamente desgastar o sistema de travagem, assim como a transmissão, pelo que deverá adotar uma condução defensiva e antecipar os momentos em que terá de parar, para evitar travagens repentinas.

Verifique o estado da transmissão com regularidade

A transmissão é nuclear no que concerne os carros automáticos; por isso, efetue revisões regulares e confira se o fluido se encontra livre de impurezas e ao nível correto. 

Qualidade do fluido

Com o passar do tempo, o fluido da transmissão pode deteriorar-se; confirme periodicamente as cor e consistência do mesmo, uma vez que um tom demasiado escuro ou um odor a queimado constituem sinais de que está na hora de o trocar.

Níveis dos fluidos

Se o nível dos fluidos do veículo em geral se encontrar relativamente baixo, existem diversos componentes que poderão estar sujeitos a sobreaquecimento; certifique-se de que todos os fluidos estão ao nível recomendado pelo fabricante, de modo a evitar potenciais danos.

Utilize o travão de estacionamento

Ainda que o seu veículo se encontre estacionado numa superfície plana, acione sempre o travão de estacionamento (mais conhecido por “travão de mão”); ao fazê-lo, estará a reduzir a pressão exercida sobre a transmissão, assegurando-se também de que a viatura permanece imóvel.

Coloque o veículo em ponto morto durante as paragens

Se estiver sujeito a longos períodos de paragem (como em engarrafamentos ou semáforos), coloque a viatura em ponto morto; isto fará com que o calor no interior do sistema de transmissão se dissipe, o que, por sua vez, acabará por reduzir o respetivo desgaste.

Vai gostar de saber:  Esboço do OnePlus Nord 4: design deixa a desejar

Proteja o exterior e o interior

Embora os componentes mecânicos sejam vitais para o bom funcionamento do veículo, não descure nem o exterior, nem o interior da viatura.

Se tiver um descapotável, certifique-se de que a capota do seu carro se encontra em bom estado, para o automóvel ficar protegido contra eventuais danos provocados pela ação da natureza. 

Evite sobrecarregar a viatura

Embora a maioria dos carros automáticos consiga suportar uma grande quantidade de peso, estar constantemente a forçar o seu automóvel até ao limite pode exercer demasiada pressão sobre a transmissão.

Se for habitual para si transportar itens pesados, considere investir num veículo especificamente concebido para esse efeito.

Mantenha-se a par dos progressos tecnológicos

O mundo dos carros seminovos automáticos encontra-se em evolução constante, pelo que é aconselhável atualizar-se relativamente às mais recentes inovações no âmbito da tecnologia das viaturas de transmissão automática.

Quer se trate de progressos efetuados no que diz respeito ao fluido de transmissão ou a funcionalidades inovadoras para melhorar a sua experiência de condução, manter-se informado ajudá-lo-á a tomar decisões em prol da longevidade do seu veículo.

Considere recorrer a serviços especializados

Nem todos os mecânicos possuem conhecimentos aprofundados no que toca a transmissões automáticas; assim, poderá ponderar efetuar a revisão da sua viatura junto de especialistas que compreendem como funciona este género de transmissão, o que acabará por fazer toda a diferença relativamente à respetiva durabilidade.

Compreenda as necessidades específicas do seu veículo

Todos os modelos automáticos possuem características únicas; faça por compreender quais os requisitos de manutenção específicos do seu automóvel e tenha em consideração quaisquer recomendações do fabricante relativamente a manutenção e cuidados a ter.

Conduza regularmente

Deixar uma viatura automática inativa durante longos períodos poderá criar determinados problemas – por exemplo, os componentes poderão enrijecer e os fluidos assentar.

Ao conduzir com alguma frequência, ainda que efetuando viagens mais curtas, estará a garantir que as peças permanecem lubrificadas e mantêm o seu correto funcionamento.

Em conclusão

Ter um carro automático exige assumir algumas responsabilidades; contudo, ao dispor de todas as informações de que necessita, poderá garantir que o seu veículo permanece em ótimas condições durante vários anos. 

De revisões mecânicas regulares à prática de uma condução suave, estas dicas não só melhorarão a sua experiência de condução, como também incrementarão substancialmente a durabilidade do seu automóvel automático.

Independentemente de ser um condutor experiente ou de simplesmente estar a considerar transitar para um carro automático, compreender o funcionamento básico de uma viatura deste género revela-se essencial para que possa continuar a desfrutar das suas viagens sem quaisquer preocupações.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!