Rússia aprova "Lei contra a Apple" requer que os telefones tenham software russo pré-instalado

A lei é válida para todos os aparelhos produzidos no Rússia a partir de quinta-feira.

A Rússia exige, a partir de agora, que todos os dispositivos inteligentes - onde se incluem telefones, computadores e TVs - no país tenham software russo pré-instalado, no que alguns locais chamam de "lei contra a Apple".

A lei é válida para todos os aparelhos produzidos no país a partir de quinta-feira.

Rússia aprova "Lei contra a Apple" requer que os telefones tenham software russo pré-instalado 1

Segundo a Reuters a Rússia viu esta oportunidade como uma forma de ajudar as empresas de software russas a competir com as internacionais.

Esta lei será um problema para a Apple e tornou-se conhecida como "a lei contra a Apple".

Rússia aprova "Lei contra a Apple" requer que os telefones tenham software russo pré-instalado 2

Mas a Apple concordou no mês passado em permitir que as pessoas instalem software russo enquanto configuram os seus telefones, informou a Reuters.

A empresa afirma que oferecerá aplicações de programadores russos aos utilizadores que ativem telefones, e que todas as aplicações foram verificadas para garantir que estão de acordo com as políticas de privacidade e segurança da Apple, disse a Reuters.

Isso significa que os utilizadores podem escolher aplicações russs em vez de estrangeiras ao configurar os seus novos dispositivos.

Num tweet na quinta-feira, um programador iOS chamado Tian Zhang partilhou um vídeo do novo processo de configuração.

 

Relacionado:  Apple usa um telefone Samsung para promover um dos seus produtos

Um ecrã na configuração agora diz: "Em conformidade com os requisitos legais russos, esta é a lista das aplicações disponíveis para download." Tocar em "continuar" leva o utilizador a uma lista de aplicações feitas na Rússia, onde se inclui várias do gigante de pesquisa Yandex.

A Rússia tem tentado reprimir as empresas de tecnologia dos EUA no país e fortalecer a dependência da sua "Internet soberana" controlada pelo governo. No mês passado, a Rússia entrou em conflito com o Twitter em resposta à recusa da empresa em remover vários conteúdos proibidos.

 

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!