Android Geek
O maior site de Android em Português

ROBOTO a font da Google é agora Open Source

ROBOTO a font da Google é agora Open Source

A família de fonts Roboto , e o conjunto de ferramentas usadas para a criar, agora são um projeto open source. Roboto é a font com assinatura do Google, criada pelo Google designer Christian Robertson. É a fonte padrão utilizada em Android e Chrome OS, e é a fonte recomendada para a linguagem visual da Google, material design.

Os arquivos de fonts para a família Roboto  foram os primeiros divulgados sob a licença Apache como parte do Android 4.0 (Ice Cream Sandwich) em 2011. Com este lançamento,a Google torna a font  Roboto um verdadeiro projeto open source,  completamente baseado em software de código aberto.

Outra melhoria chave na família de font Roboto tem sido a vasta expansão da sua cobertura de caracteres para incluir todos. Latina, caracteres cirílicos e gregos em Unicode 7.0, assim como o símbolo de moeda para o lari georgiano, a ser publicado em Unicode 8.0.

Para a expansão, o número de glyphs nas fontes fornecido mais do que triplicou em número, passando de cerca de 13.000 (1.071 por fonte) para mais de 40.000 (3350 de fonte). Uma versão anterior da família desta font expandida está incluída no Android 5.0 (Lollipop) e seguintes.

Este projecto envolveu uma estreita colaboração entre diversas equipas no Google: Projeto Material, Engenharia, Google Fonts e Android.

O projeto de código aberto Roboto está dísponivel em https://github.com/google/roboto.

Relatórios de bugs e outras contribuições são bem-vindas.

FONTE

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma 😉

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma ;)
close-link