Android Geek
O maior site de Android em Português

Restrições dos EUA à Huawei podem acabar com a liderança dos Estados Unidos nesse setor

A propósito das restrições impostas à China pelos EUA no âmbito das vendas de componentes de semicondutores, o International Chamber of Commerce (ICC) do Reino Unido. Chris Southworth, secretário-geral do ICC UK, veio agora a público alertar para os perigos que estas medidas proteccionistas trazem para o mercado global, podendo, num futuro próximo, inclusive prejudicar os próprios agentes económicos norte-americanos.

A propósito das restrições impostas à China pelos EUA no âmbito das vendas de componentes de semicondutores, o International Chamber of Commerce (ICC) do Reino Unido. Chris Southworth, secretário-geral do ICC UK, veio agora a público alertar para os perigos que estas medidas proteccionistas trazem para o mercado global, podendo, num futuro próximo, inclusive prejudicar os próprios agentes económicos norte-americanos.

As regras que restringem as vendas de componentes de semicondutores estrangeiros são sinónimo de extraterritorialismo

De acordo com o comunicado tornado público a 18 de maio pelo Internacional Chamber of Commerce do Reino Unido, as regras que restringem as vendas de componentes de semicondutores estrangeiros são o extraterritorialismo e uma forma de proteger as economias nacionais à custa de outros. Tal atitude ameaça a supply chain de tecnologia que depende da cooperação global e, portanto, ameaça a segurança cibernética global.

 Restrições dos EUA à Huawei podem acabar com a liderança dos Estados Unidos nesse setor 1

Um exemplo de como está tudo errado na política dos EUA é a forma como lidaram com a pandemia COVID-19

Esta horrível pandemia tornou evidente um forte aumento das barreiras protecionistas ao comércio por parte dos EUA, desde equipamentos de saúde aos semicondutores atuais. O COVID-19 fez ainda revelar as falhas que expõem ao risco empresas e consumidores internacionais e até impactam o processo de digitalização global.

Esta situação é idêntica à de um presidente de uma câmara municipal onde se fazem maçanetas para fornos de pão, mas que controla quem, de outra cidade ou país, pode comprar o dito pão por eles produzido.

Restrições à exportação de semicondutores prejudicam a luta contra o COVID-19.

Os semicondutores são utilizados . como sabemos, para permitir a transformação digital. Restrições à exportação de semicondutores interrompem a luta assistida por tecnologia contra o COVID-19 e afetam o desenvolvimento de tecnologias que podem minizar, prever ou até mesmo resolver situações deste tipo.

Restrições dos EUA à Huawei podem acabar com a liderança dos Estados Unidos nesse setor 2

As restrições não prejudicam apenas a China, mas o mundo

As restrições unilaterais direcionadas a um país não são apenas aí sentidas. Restrições direcionadas à China não são apenas sentidas na China, mas também no Reino Unido, onde chips e componentes fabricados no exterior estão incluídos nas importações vitais para o Reino Unido.

EUA estão a minar a sua posição de liderança e as capacidades de inovação da sua indústria de semicondutores

O controle de exportação reduzirá significativamente os lucros obtidos pelas empresas de tecnologia dos EUA, inibindo assim a capacidade da indústria de semicondutores dos EUA de apresentar as inovações nas quais a indústria de semicondutores dos EUA conta para manter a liderança global.

Relatório Boston Consulting Group (BCG) + Semiconductor Industry Association

E também neste âmbito, recordo mais um relatório recente da Boston Consulting Group (BCG), que diz que a decisão do governo de Donald Trump de restringir o acesso da Huawei e de outras empresas chinesas a semicondutores com tecnologia norte-americana pode acabar com a liderança dos Estados Unidos nesse setor. Em resumo, as mudanças na regulamentação de exportação podem levar o mercado à Coreia do Sul a curto prazo, e à China, numa fase posterior.

Este alerta da BCG foi igualmente reforçado e confirmado pela Semiconductor Industry Association (SIA), uma associação comercial fundado em 1977 e sediada em Washington D.C., que representa a indústria de semicondutores dos Estados Unidos.

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais