Regulador diz que Apple e Google têm demasiado poder no mercado de smartphones

Ambas as empresas têm sido acusadas em vários quadrantes de práticas monopolistas. Há um novo relatório que um regulador do Reino Unido divulgou que afirma que a Apple e o Google têm um “controlo excessivo do mercado dos smartphones..

A Apple e o Google são gigantes globais que têm sido escrutinados por reguladores anti-trust em diferentes países. Devido à sua influência alargada (excessiva?) no mercado dos smartphones, ambas as empresas têm sido acusadas em vários quadrantes de práticas monopolistas. Há um novo relatório, que um regulador do Reino Unido divulgou, que afirma que a Apple e o Google têm um “controlo excessivo do mercado dos smartphones..

Google Logo Featured

A Apple e Google são os principais fornecedores de tecnologia e software com que os smartphones funcionam através dos sistemas operativos iOS e Android, respectivamente. Embora o relatório do regulador do Reino Unido não seja vinculativo, pode acrescentar-se aos pedidos crescentes de alguma regulamentação anti-trust para salvaguardar o mercado no Reino Unido e na Europa.

O relatório não menciona qualquer proposta de alterações legislativas para resolver a questão. O regulador, diz, no entanto,  que está a avaliar se deve reduzir o controlo das duas empresas dentro do mercado de smartphones e, mais importante ainda, dos ecossistemas de smartphones.

Tem havido muita investigação sobre a concorrência no seio tecnológico em todo o Reino Unido e na Europa. O presente relatório encontra-se na sua fase preliminar e faz parte de um esforço da Autoridade Britânica para a Concorrência e Mercados (CMA) para uma acção reguladora no mercado dos smartphones. O relatório da CMA é um documento de 445 páginas que diz que a Apple e o Google, através das suas respectivas lojas de aplicações, exercem um domínio demasiado forte no mercado. O poder que estas empresas exercem nas suas lojas de aplicações torna difícil para os utilizadores encontrar alternativas. Este controlo pode ser inimigo da inovação, de acordo com o relatório.

Vai gostar de saber:  Enquando esperam pelo Android 12 podem ter um pouco de Material You no vosso smartphone Android

Regulador diz que Apple e Google têm demasiado poder no mercado de smartphones 1

“A CMA diz que o domínio das duas potências tecnológicas no mercado britânico está a levar à perda de inovações a potencialmente milhões de pessoas em todo o Reino Unido”

“Tanto a Apple como o Google, nas suas respostas ao relatório, afirmaram o seu empenho em continuar a trabalhar com os reguladores para manter as melhores práticas competitivas no mercado”.

Fonte

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!