Quem tem mais utilizadores? Windows XP ou Windows 11?

Pode ser uma surpresa para alguns que o Windows XP ainda seja mais popular do que a versão mais recente do Windows, mas é verdade. O Windows 11 foi lançado em Outubro do ano passado, mas ainda não foi adoptado por muitas pessoas.

Que sistema operativo é mais popular: O Windows XP ou o Windows 11? Pode ser uma surpresa para alguns que o Windows XP ainda seja mais popular do que a versão mais recente do Windows, mas é verdade.

O Windows 11 foi lançado em Outubro do ano passado, mas ainda não foi adoptado por muitas pessoas. De facto, mais pessoas estão a utilizar o Windows XP, que foi lançado há mais de 20 anos. Isto segundo um inquérito divulgado na quarta-feira (13).

Quem tem mais utilizadores? Windows XP ou Windows 11? 1

De acordo com a Plataforma de Gestão de Activos TI, a nova geração do sistema operativo da Microsoft está presente em apenas 1,44% dos computadores actualmente no mercado. No entanto, o software lançado em Outubro de 2001 ainda se encontra em 1,71% dos dispositivos em todo o mundo.

Na outra extremidade da tabela está o Windows 10, que é o sistema operativo mais popular actualmente em uso. Está instalado em 80,34% de todos os PCs em todo o mundo. O Windows 7 também tem uma boa presença, com 4,70% dos PCs que o utilizam. Finalmente, o Windows 8 tem uma quota de 1,99% do mercado.

Quem tem mais utilizadores? Windows XP ou Windows 11? 2

A solução da empresa revelou que mais de 10 milhões de PCs utilizam versões mais antigas do Windows, tais como Windows 2000 (0,15%) e Windows Vista (0,04%). Vale a pena mencionar que os dados recolhidos pela empresa se referem a instalações do sistema operativo a partir do início de Abril.

Vai gostar de saber:  Ecrã Azul da Morte Gera Caos em Bancos, Companhias Aéreas e Empresas de TV

Critérios para instalação

Uma razão pela qual poucas pessoas fizeram o upgrade para o Windows 11 é porque os requisitos são muito elevados. Para instalar o Windows 11, o seu computador tem de cumprir certos requisitos, e mais de metade dos PCs actuais não cumprem esses requisitos.

É importante lembrar que a pesquisa foi feita principalmente com o público corporativo. Isso pode explicar a diferença para outro levantamento recente, feito pela AdDuplex com um público mais abrangente, incluindo usuários comuns, que mostra a versão mais nova do Windows em 19% das máquinas atuais.

O inquérito foi conduzido com um público empresarial. Esta pode ser a razão pela qual os resultados são diferentes de outro inquérito recente, que incluiu utilizadores regulares. A versão mais recente do Windows está em 19% das máquinas actuais de acordo com esse inquérito.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!