Qualcomm Snapdragon 898 de 4nm vai chegar a 3,09 GHz com Cortex-X2 e novo design

Anteriormente, foi revelado que a Qualcomm está a desenvolver um Chipset SM8450, que será o sucessor do Snapdragon 888, com o nome de código Waipio e provisoriamente nomeado como Snapdragon 895.

De acordo com o que é habitual por parte da Qualcomm, uma nova geração de plataformas móveis principais será lançada antes do final do ano, para serem usadas nos telefones Android do próximo ano.

Anteriormente, foi revelado que a Qualcomm está a desenvolver um Chipset SM8450, que será o sucessor do Snapdragon 888, com o nome de código Waipio e provisoriamente nomeado como Snapdragon 895.

De acordo com o conhecido leakster Ice Universe, o próximo SoC FlagShip da Qualcomm será chamado de Snapdragon 898, e à medida que nos aproximamos do final de 2021, mais detalhes começam a surgir.

Qualcomm Snapdragon 898 de 4nm vai chegar a 3,09 GHz com Cortex-X2 e novo design 1

Snapdragon 898 baseado no novo Cortex-v9 Kryo 780

O Snapdragon 898 usa o processo 4nm da Samsung para a CPU baseada no novo Cortex-v9 Kryo 780, onde se inclui grandes núcleos Cortex-X2, e a frequência aumentou para 3,09 GHz. Além do grande núcleo X2, o CPU Snapdragon 898 também pode ter três composições Cortex-A710 + duas Cortex-A510 (alta frequência) + duas Cortex-A510 (baixa frequência).

Aqui há uma dúvida, a Qualcomm nos últimos dois anos tem usado a arquitetura 1 + 3 + 4, apesar de rumores anteriores apontarem para  1 + 3 + 2 + 2, a autenticidade ainda não foi verificada.

Relacionado:  Samsung Galaxy M52 5G listado novamente em certificação, perto do seu lançamento

O Ice Universe afirma ter visto essas frequências de clock, sugerindo que o Snapdragon 898 pode ter sido testado num protótipo de smartphone para ver quão alta a frequência de CPU pode alcançar e assim a Qualcomm saber até onde pode ir sem que as temperaturas atinjam níveis elevados.

Também há notícias de que a Qualcomm pode mudar o plano da versão Plus habitualmente lançado na segunda metade do ano, não vai apenas aumentar a frequência da CPU, mas talvez converter para o processo TSMC 4nm.

A Qualcomm pode lançar oficialmente o Chipset Snapdragon 898 em dezembro, e o primeiro smartphone com este SoC também está previsto  estrear em 2021.

Fonte

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!