Android Geek
O maior site de Android em Português

Qual o impacto do Bluetooth na bateria? Juntem-se a nós para descobrir

A câmara dupla frontal está localizada no canto superior esquerdo do painel frontal. É o primeiro FlagShip da série P com ecrã perfurado e também o primeiro com taxa de atualização superior a 60Hz.

Todas as tecnologias sem fio precisam de energia. Apesar dos avanços na tecnologia Bluetooth,é crença comum que um utilizador conseguirá muito mais autonomia do seu telefone desligando o Bluetooth, Wi-Fi, NFC e várias outras funcionalidades quando não as estiver a usar.

O Bluetooth drena a bateria? Todas as tecnologias sem fio precisam de energia. Apesar dos avanços na tecnologia Bluetooth,é crença comum que um utilizador conseguirá muito mais autonomia do seu telefone desligando o Bluetooth, Wi-Fi, NFC e várias outras funcionalidades quando não as estiver a usar.

Mas isso é necessário na era moderna da tecnologia “inteligente”? Quanta bateria perco se deixar o Bluetooth ligado enquanto não o estou a usar?  Para encontrar as respostas a essas perguntas continuem a ler

Testámos durante vários dias utilizar alguns dos nossos equipamentos com Bluetooth ligado permanentemente e em outros dias ligando apenas quando o necessitamos de usar. Os equipamentos usados para o teste foram, Huawei P40 Pro, Mate 30 Pro e Galaxy S20 Ultra 5G.

Qual o impacto do Bluetooth na bateria? Juntem-se a nós para descobrir 1
A câmara dupla frontal está localizada no canto superior esquerdo do painel frontal. É o primeiro FlagShip da série P com ecrã perfurado e também o primeiro com taxa de atualização superior a 60Hz.

Conclusão: Desligar o Bluetooth economiza bateria?

Não, na verdade não.

Ao longo do nosso teste, deixar o Bluetooth ligado consumiu menos de 2% mais bateria em comparação com o teste com o Bluetooth desligado. Em média, os nossos dispositivos consumiram 50% da bateria durante este teste com o Bluetooth desligado contra 51,8% com ele ligado. Extrapolando isso para um ciclo de carga completo, o Bluetooth normalmente consome menos de 4% da vida útil da bateria. Portanto, deixá-lo desligado pode adicionar de 10 a 15 minutos de tempo extra para um dispositivo que normalmente oferece cinco horas de ecrã ligado. "Peaners" como diz o JJ.

 

Usar fones de ouvido Bluetooth consome bateria?

Essa é uma pergunta pertinente, afinal, é para isso que a maioria dos utilizadores usa o Bluetooth atualmente.

Os resultados mostram que reproduzir áudio Bluetooth consome essencialmente a mesma quantidade de energia que reproduzir áudio em colunas ou fones de ouvido com o Bluetooth desligado. Em média, os nossos dispositivos registaram apenas um aumento de 0,2% no consumo de energia ao reproduzir áudio por Bluetooth.

Relacionado:  Análise Samsung Galaxy Z Fold 2 5G. Dobra a versatilidade

Qual o impacto do Bluetooth na bateria? Juntem-se a nós para descobrir 2

A razão para isso é porque os algoritmos de codificação de áudio Bluetooth são executados com eficiência em processadores de sinais digitais (DSP) encontrados em smartphones modernos - consumindo muito pouca energia. Ao mesmo tempo, os circuitos do amplificador de áudio são desligados durante a reprodução do áudio por Bluetooth. Isso equilibra o consumo de energia do Chipset sem fio Bluetooth. Quanto mais alto o utilizador ouvir, maior será a economia de energia. Por esta não esperavam, certo?

Conclusão

O nosso teste foi superficial e não leva em consideração todos os casos de uso possíveis do Bluetooth. Ainda assim, dá-nos uma boa noção de como o Bluetooth afeta a duração da bateria de uma perspectiva mais ampla. Existem pequenas variações no consumo de bateria entre cenários de smartphone inativo e ecrã ligado, mas estamos a falar apenas de meros minutos de diferença entre ligado e desligado.

Qual o impacto do Bluetooth na bateria? Juntem-se a nós para descobrir 3

É importante salientar que o Bluetooth não parece afetar a vida útil da bateria quando os telefones estão inativos. Portanto, não vai esgotar a bateria durante longos períodos de inatividade ou se acidentalmente ficar ligado durante a noite.

A grande maioria dos utilizadores não notará nenhum consumo extra de bateria se se esquecerem de desligar o Bluetooth.

Mas, para responder à pergunta do título, o Bluetooth consome muito pouca bateria do smartphone. Não precisam de se preocupar.

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!