Próximos sensores de câmara Samsung irão revolucionar a qualidade de vídeo dos smartphones

Esta nova tecnologia promete melhorar grandemente a qualidade de vídeo do seu smartphone, tornando os vídeos mais realistas e imersivos. A empresa trabalha há anos nesta tecnologia revolucionária que pode melhorar maciçamente as imagens fixas capturando pelo menos dois fotogramas (baixa exposição e alta exposição) e fundindo-os para um melhor alcance dinâmico.

Está cansado de registar vídeos de baixa qualidade em smartphones? Então, ficará satisfeito por saber que a Samsung planeia trazer grandes melhorias com a sua próxima geração de sensores de câmara ISOCELL. Esta nova tecnologia promete melhorar grandemente a qualidade de vídeo do seu smartphone, tornando os vídeos mais realistas e imersivos.

A empresa trabalha há anos nesta tecnologia revolucionária que pode melhorar maciçamente as imagens fixas capturando pelo menos dois fotogramas (baixa exposição e alta exposição) e fundindo-os para um melhor alcance dinâmico. Agora, a Samsung está também a trazer esta mesma tecnologia para vídeos. Com o seu processamento avançado multi-quadro e multi-exposição (HDR), planeiam capturar pelo menos 60 frames por segundo para um vídeo de 30fps. Isto coloca uma enorme carga no sensor da câmara bem como no processador de sinal de imagem (ISP), mas se conseguirem fazê-lo, poderá revolucionar a videografia smartphone tal como a conhecemos.

Próximos sensores de câmara Samsung irão revolucionar a qualidade de vídeo dos smartphones 1

Esta tecnologia não só será capaz de produzir vídeos mais nítidos com maior detalhe e menos ruído, como também será capaz de captar melhor alcance dinâmico – o que significa que os vídeos aparecerão mais brilhantes e mais coloridos em ambientes escuros ou ao disparar contra cenários brilhantes. Isto significa que os próximos sensores de câmara ISOCELL da Samsung poderão potencialmente transformar os smartphones regulares em câmaras de grande alcance que podem capturar filmes deslumbrantes ou mesmo documentários de aspecto profissional em apenas alguns cliques!

A Samsung planeia trazer grandes melhorias com a sua próxima geração de sensores de câmara ISOCELL, especialmente em termos de qualidade de vídeo. A captação de vídeos é muito mais difícil do que a captação de imagens fixas, uma vez que a câmara tem de capturar pelo menos trinta fotogramas por segundo em vez de apenas um fotograma. A empresa explicou como planeia fazer isso no seu blogue.

O processamento multi-fotogramas e multi-exposição (HDR) pode melhorar significativamente as imagens fixas ao capturar pelo menos dois fotogramas (baixa exposição e alta exposição) e combiná-los para criar uma gama dinâmica melhorada. No entanto, isto é extremamente difícil de fazer com vídeos, uma vez que a câmara deve capturar pelo menos 60 fotogramas por segundo para um vídeo de 30fps. Isto coloca uma grande tensão no sensor da câmara, no ISP, e na memória, resultando em maior consumo de energia e calor. O processamento multi-fotogramas e multi-exposição (HDR) pode melhorar significativamente as imagens fixas ao capturar pelo menos dois fotogramas (baixa exposição e alta exposição) e combiná-los para criar uma gama dinâmica melhorada. No entanto, isto é extremamente difícil de fazer com vídeos, uma vez que a câmara deve capturar pelo menos 60 fotogramas por segundo para um vídeo de 30fps. Isto coloca uma grande tensão no sensor da câmara, no ISP, e na memória, resultando em maior consumo de energia e calor.

Os sensores ISOCELL com tecnologia Nano-Photonics Color Routing melhoram a sensibilidade à luz

Próximos sensores de câmara Samsung irão revolucionar a qualidade de vídeo dos smartphones 2

A Samsung planeia melhorar a qualidade de vídeo aumentando a sensibilidade à luz, o alcance de luminância, o alcance dinâmico, e a detecção de profundidade. Desenvolveu uma nanoestrutura inovadora de alta refracção para a parede óptica entre os filtros de cor dos pixels que utiliza a luz dos pixels adjacentes a níveis extremos. A empresa sul-coreana chama-lhe Nano-Photonics Color Routing, e será implementada em câmaras ISOCELL até 2024.

Vai gostar de saber:  Regresso ao futuro: Samsung Galaxy Buds3 Pro com haste está para breve

O HDR de exposição única com sensor da Samsung melhora a gama dinâmica do vídeo sem consumir muita energia.

Próximos sensores de câmara Samsung irão revolucionar a qualidade de vídeo dos smartphones 3

A Samsung está a planear o lançamento de sensores de câmara smartphone com tecnologia HDR de exposição única e in-sensor, a fim de melhorar a gama dinâmica de vídeos. O recente sensor da empresa, o ISOCELL HP3, tem duas leituras – alto ganho para detalhes no escuro e baixo ganho para detalhes nas regiões brilhantes – para HDR de 12 bits; contudo, a Samsung acredita que não é suficiente. Por conseguinte, estão a planear lançar sensores de câmara com HDR de 16 bits, que proporcionarão uma gama dinâmica muito mais ampla em vídeos.

Samsung está a lançar novos sensores iToF para melhores vídeos de retrato ( fundo desfocado)

Próximos sensores de câmara Samsung irão revolucionar a qualidade de vídeo dos smartphones 4

A empresa sul-coreana está também a planear melhorar a qualidade dos vídeos de retrato utilizando sensores de profundidade iToF (Time-of-Flight) que têm um ISP integrado. Uma vez que todo o processamento de profundidade é feito no próprio sensor, o telefone consome menos energia e não aquece tanto. Tais sensores melhoram a qualidade dos vídeos de retrato, especialmente em situações de pouca luz, objectos estreitos, e padrões repetidos.

Com estas três melhorias, a Samsung planeia melhorar a qualidade de imagens estáticas e vídeos em smartphones. Todas estas tecnologias serão estreadas algures em 2023 e 2024. Esperamos que estes sensores sejam utilizados na Galaxy S24 e na Galaxy S25.

Q1. O que é a Samsung ISOCELL?

A1. Samsung ISOCELL é uma série de sensores de imagem avançados para smartphones e outras câmaras digitais. A série ISOCELL utiliza nanoestruturas de alta refracção para melhorar a sensibilidade à luz, alcance de luminância, alcance dinâmico, e detecção de profundidade. Esta tecnologia permite à câmara captar imagens e vídeos de melhor qualidade com menor consumo de energia

Q2. O que é Nano-Photonics Color Routing?

A2. Nano-Photonics Color Routing é uma tecnologia inovadora desenvolvida pela Samsung que utiliza a luz dos pixels adjacentes a níveis extremos, a fim de melhorar a qualidade de vídeo, melhorando a sensibilidade à luz, a gama de luminância, a gama dinâmica e a detecção de profundidade. Esta tecnologia estará disponível nas câmaras ISOCELL em 2024

Q3. Como funciona o HDR In-Sensor Single Exposure da Samsung?

A3. O In-Sensor Single Exposure HDR da Samsung melhora o alcance dinâmico do vídeo sem consumir muita energia, utilizando uma tecnologia de exposição única HDR que pode captar tanto os destaques brilhantes como as sombras escuras num único disparo sem necessidade de combinar múltiplas exposições, como faz o HDR tradicional. Esta tecnologia facilita aos utilizadores a captação de vídeos impressionantes sem terem de se preocupar em ajustar manualmente quaisquer definições ou em lidar com imagens de gama dinâmica baixa devido a condições de iluminação ou definições de exposição limitadas.

Em conclusão, a próxima geração de sensores de câmara ISOCELL da Samsung será um enorme passo em frente para a qualidade de vídeo smartphone. A nova tecnologia promete melhorar o alcance dinâmico e facilitar a captura de 60 frames num vídeo de 30fps. Com estes avanços, o AndroidGeek é a fonte perfeita para notícias e fugas de informação sobre este excitante desenvolvimento na fotografia móvel. Os nossos leitores poderão manter-se actualizados com as últimas características adicionadas aos sensores de câmara da Samsung, bem como outras notícias e desenvolvimentos relacionados na fotografia móvel. Esforçamo-nos por fornecer aos nossos leitores informações detalhadas e precisas para que possam tomar decisões informadas sobre os seus smartphones, câmaras, e outros dispositivos. Portanto, não se esqueça de consultar o AndroidGeek para todas as suas notícias tecnológicas e fugas de informação!

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!