Próximo Chipset Exynos da Samsung será criado por Inteligência Artificial

Recentemente, emitiu uma declaração onde confirma que a próxima geração de chips para telemóveis será concebida utilizando IA (Inteligência Artificial).

A Samsung continua a surpreender-nos. Recentemente, emitiu uma declaração onde confirma que a próxima geração de chips para telemóveis será concebida utilizando IA (Inteligência Artificial).

Como a Wired confirrmou, a Samsung utilizará a função de IA fornecida pela Synopsys para conceber a próxima geração do processador Exynos.

Os chips Exynos são utilizados nos smartphones e tablets da Samsung (principalmente nos mercados coreano e europeu). A Synopsys é um dos maiores fornecedores mundiais de software de desenho de chips (EDA). O presidente desta empresa disse que o DSO.ai é o primeiro software comercial de IA para a concepção de processadores.

No entanto, a Samsung não vai delegar todo o trabalho à IA. Em vez disso, utilizará a aprendizagem de reforço para procurar automaticamente o espaço de desenho para encontrar a melhor solução.

Próximo Chipset Exynos da Samsung será criado por Inteligência Artificial 1

Como são feitos os chips para telemóveis?

Um chip deve primeiro completar a sua parte de desenho lógico, que é finalizada por engenheiros humanos. Depois disso, o fabricante inicia o desenho do layout e do encaminhamento para determinar a colocação de cada transistor e a forma de os ligar.

Contudo, os chips modernos têm geralmente milhares de milhões ou mesmo dezenas de milhares de milhões de transístores. É por isso que o desenho e os testes demoram geralmente 20 a 30 semanas a serem concluídos.

Confrontado com "inúmeros tipos de" escolhas, o desenho do layout final precisa de alcançar os três objectivos de desempenho, consumo de energia, e área (ou seja, PPA). O desenho do chip pode ter 10⁹⁰⁰⁰⁰ possibilidades .

Os engenheiros têm uma compreensão instintiva de como diferentes designs irão resultar. No entanto, esta compreensão é difícil de escrever em código informático. A IA pode dar uma ajuda preciosa.

Relacionado:  ZTE Axon 30 Pro Plus UD Edition Oficial com 512GB e câmara debaixo do display

 

Próximo Chipset Exynos da Samsung será criado por Inteligência Artificial 2

 

O reforço da aprendizagem de máquina forma algoritmos através de recompensas ou penalizações. A DSO.ai "perfeitas" através de um grande fluxo de dados gerados por um computador, e encontra soluções de concepção mais fiáveis num período de tempo mais curto durante o processo de aprendizagem.

Próximo Chipset Exynos da Samsung será criado por Inteligência Artificial 3

A Synopsys disse que esta ferramenta melhorou significativamente a velocidade de concepção de Chipsets. Esta ferramenta aumentou a frequência em 18% em alguns casos, reduziu o consumo de energia em 21%, e encurtou o tempo de engenharia de seis meses para um mês.

Além disso, a IA continuará a sua auto-aprendizagem para melhorar as suas capacidades. Por isso, quanto mais for utilizada mais inteligente se torna. Isto significa que, no futuro, irá projectar chips ainda mais rapidamente.

Para além da Synopsys, algumas outras empresas estão também a desenvolver as suas próprias ferramentas de IA de concepção de chips. Entre elas, as mais conhecidas são a Google e a Nvidia. Além disso, outro fabricante do  EDA, a Cadence também lançou recentemente uma ferramenta de desenho de IA para Chipsets.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!