(Atualizado) Problemas comuns no Moto G4 e G4 plus e como os resolver.

Os modelos Moto G representam o segmento “budget” e o Moto G4 e G4 plus foram desenhados para oferecer boas opções a preços acessíveis. Ambos os telefones estão no mercado há mais de seis meses e têm já a sua dose de problemas – tanto de hardware como de software. Alguns foram resolvidos com updates de software, como o recente update Nougat que aumenta a duração da bateria e resolve alguns bugs mas há outros que vocês podem resolver.

%name (Atualizado) Problemas comuns no Moto G4 e G4 plus e como os resolver. image

Coloração amarela no ecrã:

Se o ecrã do vosso Moto G4 ou G4 plus tem uma mancha amarelada há algumas coisa que podem fazer. Primeiro, o display nos telefones tende para os tons mais quentes. Os painéis são importados de fabricantes diferentes, e são produzidos em lotes, podendo o utilizador ficar com um telefone que tenha uma coloração mais pronunciada que outros.

Se acha que o ecrã do seu telefone tem uma coloração amarela pode tentar mudar a saturação de cor indo a Settings-»Display-»Color mode. Por defeito o Moto G4 usa o modo de cor standard, mas pode mudar para modo vibrante para cores mais saturadas. Se acha que o ecrã tem uma coloração amarela deve verificar na loja se o ecrã está dentro das especificações.

Toques fantasma enquanto recarrega a bateria:

Várias unidades Moto G4 e G4 plus parecem ser afectados por “toques fantasma” – onde o telefone parece não registar digitação no ecrã quando recebe chamadas e a sombra de notificação vem abaixo por si, ou o ecrã desliga-se automaticamente. O problema parece ser mais prevalente quando o telefone está a carregar, com alguns utilizadores a queixarem-se de lag de input.

%name (Atualizado) Problemas comuns no Moto G4 e G4 plus e como os resolver. image

Se notou toques fantasma tente usar um carregador/cabo diferente. O seu telefone pode estar a receber uma carga maior que o normal, ou se a tomada onde o carregador está ligado não está ligada à terra, comum em países como a Índia, vai levar a interferência estática. Se está a sofrer deste problema mesmo usando o Turbo Charger da Motorola deve levar o seu telefone à loja mais próxima.

Ler mais
Novas imagens e video leak do Samsung Galaxy S8

De acordo com um post no Lenovo´s forums, o centro de serviço deve ser capaz de arranjar o problema sem trocar de hardware. “Recomendamos que entregue o telefone para reparações se está a ser afectado por “toques fantasma” quando recarrega. Os centros de reparação estão equipados para corrigir o problema sem mudar de hardware”

Dito isto, a ver pelos recentes comentários no post, parece que há utilizadores que aínda têm problemas com toques fantasma mesmo depois de os levar a reparar. Se esse é o caso o melhor é fazer uma troca ou devolução.

Problemas de sobreaquecimento:

Há vários relatos online de sobreaquécimento de Moto G4 e G4 plus durante jogos e uso de camera para gravar videos. Todos os telefones sofrem de problemas térmicos dado que têm uma incrivel quantidade de hardware num espaço muito pequeno mas há imensos relatos de sobreaquecimento no Moto G4 e G4 plus.

%name (Atualizado) Problemas comuns no Moto G4 e G4 plus e como os resolver. image

Se o seu telefone também está a sobreaquecer, aqui está uma lista de possiveis soluções:

* Quando está a filmar, ponha em “airplane mode” se possível e/ou desligue a estabilização vídeo:
* Evite recarregamento Turbo da bateria em tempo quente. Use um carregador normal ou o seu PC para recarregar a bateria. O recarregamento Turbo cria mais calor que recarregamento convencional.
* Aguarde até estar fora do calor para ver vídeos, jogar jogos ou outras actividades que exigem muita energia.
* proteja o telefone de exposição solar directa.
* Faça intervalos quando usa aplicações de alta energia para arrefecer o telefone.
* Se usa o telefone numa capa tente usar o telefone sem capa para permitir um arrefecimento mais rápido.

Ler mais
Nova beta do OxygenOS para os OnePlus 3 e 3T vem com novo launcher e outras novidades

As opções listadas acima não são as mais prácticas – selecionar flight mode para gravar um vídeo não é uma “solução”, e se o seu telefone está constantemente a sobreaquecer, deve considerar devolvê-lo e obter um novo. O problema parece afectar especialmente os clientes indianos, o que não é surpreendente. Dito isto, não conheci ninguém que tenha tido este problema nem no Moto G4 nem G4 plus nos últimos seis meses.

Crashes e reinicializações de apps:

Se o seu Moto G4 ou G4 plus está a sofrer de crashes em apps ou reinicializações deve iniciar o telefone em mode de segurança para eliminar quaisquer apps errantes. Para iniciar em modo de segurança deve carregar no botão power até ver a caixa de diálogo Power off. Depois carrega no botão power off até ver Reboot to safe mode (iniciar em modo de segurança). Carrega no botão OK para iniciar em segurança.
Irá ver uma notificação que diz Safe mode ( modo de segurança) no canto inferior esquerdo assim que o telefone inicialize. Todas as aplicações de terceiro partido irão ser desactivadas neste modo e deve ajudar a perceber se o problema é com uma aplicação em particular ou um problema no Sistema Operativo. Se não vê nenhuma reinicialização então o problema é com uma aplicação de terceiro partido.
Reinicialize o telefone e comece a desinstalar aplicações uma a uma para ver se faz alguma diferença. Se ainda vê reinicializações em mode segurança está na altura de fazer um factory reset. Vá a Settings-» Backup & reset e desligue Automatic restore. depois carregue em Factory data reset-» Reset phone. O problema deve ser resolvido com o Factory reset.

Problemas com a duração da bateria:

A duração da bateria no Moto G4 e G4 plus é bastante boa, com ambos os telefones a durar facilmente um dia com carga completa. No entanto, se está a ver um esgotamento mais rápido que o normal da bateria pode fazer o seguinte:

Ler mais
Cliff Hopper é um novo jogo que chega ao Android

* Verificar aplicações consumidores de energia. Para ver se uma aplicação está a consumir muita energia vá a Settings-»Battery para isolar o problema. Facebook e Facebook messenger têm mais de mil milhões de de instalações na Play store, mas continuam a ser duas das mais exigentes aplicações em relação a consumo de energia para android.
* Mude para modo de poupança de energia: O Moto G4 e o G4 plus tem um bom Modo de bateria económico que deixa aproveitar o máximo da bateria. Pode activá-lo automaticamente a 15%, 5% ou ligar manualmente para aumentar a duração da bateria.
* Mude as definições de ecrã: Pode baixar a luminosidade do ecrã e reduzir o tempo em que o ecrã fica ligado para maximizar duração de bateria. Desactivar Moto Actions para pré-visualizar notificações também faz diferença.

Problemas com o Wi-Fi e bluetooth:

Problemas com o Wi-Fi e bluetooth não estão limitados a um dispositivo em particular e se você está a encontrar problemas a ligar o wi-fi com o Moto G4 e G4 plus a primeira coisa que deve fazer é perceber se o problema é com o telefone ou com o router. tente ligar-se a partir de outro aparelho, desligue o Wi-fi no telefone e ligue-o outra vez passados alguns segundos.

Se o telefone se recusar a ligar com o Wi-fi pode tentar ligar tudo de novo. Remova a ligação carregando no SSID(nome da network) em Wi-fi settings e selecione Forget network. Depois ligue-se à rede novamente e veja se funciona. O mesmo para o bluetooth

Se isso não funcionar, faça um reset ás definições de rede indo a Settings-» Backup & reset-» Network settings reset.

Poderá gostar de: Mais do autor

30 Comentários

  1. Alcioli Jr Diz

    O meu deu um erro no carregamento. Após usar um carregador veicular. Ele não reconhece que desconectei o carregador. A bateria fica sempre com o raio. Por isso não entra no modo economia de energia. Já resetei o aparelho, coloquei para carregar a noite toda desligado, reiniciei… Nada. Só não fiz o reset com a opção do botão de desligamento, pois ele fica travado para novos usuários do Gmail, complicado de resolver.

  2. Evandro dos Santos Candido Diz

    O meu moto g4 está com problema na entrada dá conexão de fone de ouvidos, só funciona com fone original dá marca.

  3. wellina Diz

    O meu celular tem um mês de uso e as laterais dele oxidou, parece que esta todo arranhado.

    1. Alcioli Jr Diz

      Como se as laterais são de plástico? O meu apareceu microarranhões.

  4. Luany Sousa Diz

    Meu moto g4 plus demora muito para carregar, cerca de 5 horas ou mais, uso o carregador original, será que isso tem alguma coisa relacionada com o carregador? Se eu usar outro carregador pode ser que ele carregue mais rápido?

  5. Pamela Diz

    Meu moto g4plus está com um defeito ele demora muito pra carregar e está com o carregador original dele

  6. Leonardo Brito Diz

    Meu moto g4 plus não dá zoom na história do Instagram! Será que tem como resolver? Já estou na versão mais recente do app

  7. Leonardo Brito Diz

    Meu moto g4 plus não dá som na história do Instagram, tem como corrigir? Já estou na atualização mais recente

  8. Isadora Diz

    Meu celular (g4plus), do nada, apareceu com o problema de burn in! Ele sempre superaqueceu, mas recentemente foi tanto que não quis ligar por um bom tempo! O burn in acontece principalmente depois do uso do Messenger. O que fazer?

  9. Adriano Postingher Diz

    Meu aparelho moto G4 Plus estava com toque fantasma, fiz a restauração de sistema e backup, ao atualizar o Android para o 7.0, a princípio parece ter resolvido o problema, espero que permaneça deste jeito, a bateria também parece estar durando mais tempo, caso eu tenha novamente esses problemas, voltarei a comentar. Abraço!

  10. Levi Pereira Diz

    Cadê os problemas de GPS? Inclusive existe uma discussão no fórum dá Lenovo sobre este problema, mas até agora nada… Uma total falta de respeito com os consumidores que sempre defenderam a marca… Decepcionado e arrependido de ter adquirido….

    1. Marcelo Diz

      Tb estou com esse problema no meu moto g play

  11. VILMAR ALVES DE OLIVEIRA Diz

    Meu moto g4 as vezes não entra em conexão com wifi. Tenho q desligar o tel para assim acessar o wifi. Já ocorreu várias vzs.

  12. Daniel Diz

    O meu g4 play tem um problema chato, de vez em quando ele “ejeta” o cartão sd, eu tenho que desligar e ligar novamente.

  13. Anderson Diz

    Ainda tem o problema de desligar sozinho, vou ver se corrije c uma formatação e a chegada do android 7.0

  14. Anderson Diz

    Tem o ploblema de desligar sozinho, vou formatar e esperar que a atualização do 7.0 corrija isso

  15. Junior Ramos Diz

    Meu celular quando o nível de bateria chega a 60%, fica desligando sozinho, não posso assistir nada, jogar nada, nem uma foto eu posso tirar, pq se eu abrir a câmera ele desliga…

    1. Luiz Diz

      Vc fez root nele?

  16. Gustavo Diz

    Cadê o Burn in e o desligamento do nada?
    Meu aparelho desliga do nada se deixo com som das notificações ligado. Não consigo usar os alto falantes por conta disso só quando está ligado na tomada. E o Burn in absurdo proporcionado pela Lenovo.

    1. Victor Diz

      Cara você também está com o burn in? Tô ficando estressado com esse problema, já foi uma vez pra assistência mas voltou assim

      1. Renato Diz

        O meu também tá com o mesmo problema de Burn in. Muito decepcionado com isso , mas to usando um aplicativo que se chama “Filtro De Tela Azul” , ele tira o efeito , mas tem que ficar usando , porque se tirar o efeito do aplicativo o Burn in volta … Realmente muito chato isso

      2. Marco Bellucci Diz

        O meu também, incomoda um pouco, mas não é nada muito grave.

    2. Luiz Diz

      Vc fez root?

  17. Ezequiel Diz

    Meu moto g4 fica piscando a tela o tempo todo não sei oque, alguém pode mi ajudar???

  18. Cleber Sanches Diz

    O meu esquenta muito e fica com toque fantasma loucamente… Como posso proceder qto a troca? Pq desde que comprei faz isso…mas devido a condições financeiras ainda nao comprei um novo…isso pq só tenho ele a um pouco mais de 4 meses… Obrigado

    1. TIAGO FELIPE MULLER Diz

      O meu tinha esse toque fantasma a um tempo atrás. Mas hoje em dia nunca mais teve por conta dos jogos que eu desinstalei. Tem jogos que causam o toque fantasma

    2. Anônimo Diz

      Vá na assistência técnica que eles resolvem

  19. Nayara Diz

    O meu está com comando fantasma e p completar soltandos os botões e adivinha???? Levei na assistência em Goiânia fui mal atendida e tiraram minha garantia disseram que foi mau uso, sendo que havia mais pessoas com o msm problema lá na assistência!!!!

  20. Jader Diz

    Parece que está faltando um probleminha cabuloso: o problema burn-in que tem alguns apps que dizem que resolvem mais logo volta. Este problema eh uma falha nos pixels que deixam uma tela permanente nas partes onde eles ficam. Acho que a Motorola ainda não se pronunciou…

Comentários estão fechados.