(Atualizado) Problemas comuns no Moto G4 e G4 plus e como os resolver.

Os modelos Moto G representam o segmento “budget” e o Moto G4 e G4 plus foram desenhados para oferecer boas opções a preços acessíveis. Ambos os telefones estão no mercado há mais de seis meses e têm já a sua dose de problemas – tanto de hardware como de software. Alguns foram resolvidos com updates de software, como o recente update Nougat que aumenta a duração da bateria e resolve alguns bugs mas há outros que vocês podem resolver.

(Atualizado) Problemas comuns no Moto G4 e G4 plus e como os resolver. image

Coloração amarela no ecrã:

Se o ecrã do vosso Moto G4 ou G4 plus tem uma mancha amarelada há algumas coisa que podem fazer. Primeiro, o display nos telefones tende para os tons mais quentes. Os painéis são importados de fabricantes diferentes, e são produzidos em lotes, podendo o utilizador ficar com um telefone que tenha uma coloração mais pronunciada que outros.

Se acha que o ecrã do seu telefone tem uma coloração amarela pode tentar mudar a saturação de cor indo a Settings-»Display-»Color mode. Por defeito o Moto G4 usa o modo de cor standard, mas pode mudar para modo vibrante para cores mais saturadas. Se acha que o ecrã tem uma coloração amarela deve verificar na loja se o ecrã está dentro das especificações.

Toques fantasma enquanto recarrega a bateria:

Várias unidades Moto G4 e G4 plus parecem ser afectados por “toques fantasma” – onde o telefone parece não registar digitação no ecrã quando recebe chamadas e a sombra de notificação vem abaixo por si, ou o ecrã desliga-se automaticamente. O problema parece ser mais prevalente quando o telefone está a carregar, com alguns utilizadores a queixarem-se de lag de input.

(Atualizado) Problemas comuns no Moto G4 e G4 plus e como os resolver. image

Se notou toques fantasma tente usar um carregador/cabo diferente. O seu telefone pode estar a receber uma carga maior que o normal, ou se a tomada onde o carregador está ligado não está ligada à terra, comum em países como a Índia, vai levar a interferência estática. Se está a sofrer deste problema mesmo usando o Turbo Charger da Motorola deve levar o seu telefone à loja mais próxima.

De acordo com um post no Lenovo´s forums, o centro de serviço deve ser capaz de arranjar o problema sem trocar de hardware. “Recomendamos que entregue o telefone para reparações se está a ser afectado por “toques fantasma” quando recarrega. Os centros de reparação estão equipados para corrigir o problema sem mudar de hardware”

Dito isto, a ver pelos recentes comentários no post, parece que há utilizadores que aínda têm problemas com toques fantasma mesmo depois de os levar a reparar. Se esse é o caso o melhor é fazer uma troca ou devolução.

Problemas de sobreaquecimento:

Há vários relatos online de sobreaquécimento de Moto G4 e G4 plus durante jogos e uso de camera para gravar videos. Todos os telefones sofrem de problemas térmicos dado que têm uma incrivel quantidade de hardware num espaço muito pequeno mas há imensos relatos de sobreaquecimento no Moto G4 e G4 plus.

(Atualizado) Problemas comuns no Moto G4 e G4 plus e como os resolver. image

Se o seu telefone também está a sobreaquecer, aqui está uma lista de possiveis soluções:

* Quando está a filmar, ponha em “airplane mode” se possível e/ou desligue a estabilização vídeo:
* Evite recarregamento Turbo da bateria em tempo quente. Use um carregador normal ou o seu PC para recarregar a bateria. O recarregamento Turbo cria mais calor que recarregamento convencional.
* Aguarde até estar fora do calor para ver vídeos, jogar jogos ou outras actividades que exigem muita energia.
* proteja o telefone de exposição solar directa.
* Faça intervalos quando usa aplicações de alta energia para arrefecer o telefone.
* Se usa o telefone numa capa tente usar o telefone sem capa para permitir um arrefecimento mais rápido.

As opções listadas acima não são as mais prácticas – selecionar flight mode para gravar um vídeo não é uma “solução”, e se o seu telefone está constantemente a sobreaquecer, deve considerar devolvê-lo e obter um novo. O problema parece afectar especialmente os clientes indianos, o que não é surpreendente. Dito isto, não conheci ninguém que tenha tido este problema nem no Moto G4 nem G4 plus nos últimos seis meses.

Crashes e reinicializações de apps:

Se o seu Moto G4 ou G4 plus está a sofrer de crashes em apps ou reinicializações deve iniciar o telefone em mode de segurança para eliminar quaisquer apps errantes. Para iniciar em modo de segurança deve carregar no botão power até ver a caixa de diálogo Power off. Depois carrega no botão power off até ver Reboot to safe mode (iniciar em modo de segurança). Carrega no botão OK para iniciar em segurança.
Irá ver uma notificação que diz Safe mode ( modo de segurança) no canto inferior esquerdo assim que o telefone inicialize. Todas as aplicações de terceiro partido irão ser desactivadas neste modo e deve ajudar a perceber se o problema é com uma aplicação em particular ou um problema no Sistema Operativo. Se não vê nenhuma reinicialização então o problema é com uma aplicação de terceiro partido.
Reinicialize o telefone e comece a desinstalar aplicações uma a uma para ver se faz alguma diferença. Se ainda vê reinicializações em mode segurança está na altura de fazer um factory reset. Vá a Settings-» Backup & reset e desligue Automatic restore. depois carregue em Factory data reset-» Reset phone. O problema deve ser resolvido com o Factory reset.

Problemas com a duração da bateria:

A duração da bateria no Moto G4 e G4 plus é bastante boa, com ambos os telefones a durar facilmente um dia com carga completa. No entanto, se está a ver um esgotamento mais rápido que o normal da bateria pode fazer o seguinte:

* Verificar aplicações consumidores de energia. Para ver se uma aplicação está a consumir muita energia vá a Settings-»Battery para isolar o problema. Facebook e Facebook messenger têm mais de mil milhões de de instalações na Play store, mas continuam a ser duas das mais exigentes aplicações em relação a consumo de energia para android.
* Mude para modo de poupança de energia: O Moto G4 e o G4 plus tem um bom Modo de bateria económico que deixa aproveitar o máximo da bateria. Pode activá-lo automaticamente a 15%, 5% ou ligar manualmente para aumentar a duração da bateria.
* Mude as definições de ecrã: Pode baixar a luminosidade do ecrã e reduzir o tempo em que o ecrã fica ligado para maximizar duração de bateria. Desactivar Moto Actions para pré-visualizar notificações também faz diferença.

Problemas com o Wi-Fi e bluetooth:

Problemas com o Wi-Fi e bluetooth não estão limitados a um dispositivo em particular e se você está a encontrar problemas a ligar o wi-fi com o Moto G4 e G4 plus a primeira coisa que deve fazer é perceber se o problema é com o telefone ou com o router. tente ligar-se a partir de outro aparelho, desligue o Wi-fi no telefone e ligue-o outra vez passados alguns segundos.

Se o telefone se recusar a ligar com o Wi-fi pode tentar ligar tudo de novo. Remova a ligação carregando no SSID(nome da network) em Wi-fi settings e selecione Forget network. Depois ligue-se à rede novamente e veja se funciona. O mesmo para o bluetooth

Se isso não funcionar, faça um reset ás definições de rede indo a Settings-» Backup & reset-» Network settings reset.

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma 😉


Fique atento à nossa página do Facebook e Twitter para obter as notícias em primeira mão.

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma ;)
close-link

Achou interessante?

Partilhe com os seus amigos