Porque o Windows 11 apenas seduziu 23% dos utilizadores?

Estamos, portanto, muito longe dos 0,21% de utilizadores que estavam a executar o novo sistema operativo pouco mais de um mês após o seu lançamento. 9 meses mais tarde, a última iteração do Windows parece ter encontrado o seu público.

O Windows 11 levou muito tempo a estabelecer-se, mas está lentamente a começar a convencer os utilizadores.

O Windows 11 parece diferente, mas as melhorias de desempenho podem fazê-lo portar-se de forma diferente na forma como o sistema operativo lida com múltiplas aplicações, bem como na forma como o seu PC retoma do sono.

A Microsoft detalhou as novas alterações num vídeo da empresa, onde Steve Dispensa, vice-presidente de gestão empresarial da Microsoft, explicou como o Windows 11 irá proporcionar mais desempenho em três cenários diferentes.

A execução de múltiplas aplicações num PC sobrecarregado pode levar a uma diminuição do desempenho.

Um PC com múltiplas aplicações em execução: e-mail em segundo plano, mensagens instantâneas, navegadores com múltiplas abas, e assim por diante. Um PC sem muita memória ou ciclos de CPU disponíveis irá funcionar lentamente, provavelmente levando-o a fechar uma ou duas aplicações para melhorar o desempenho. No Windows 11, a Microsoft promete que a forma como essas aplicações são priorizadas, chamada priorização em primeiro plano, fará com que o seu PC se sinta mais rápido mesmo com uma carga pesada.

Retomar do modo sleep

Quando fecha a tampa do seu PC com Windows 11, acontecem três coisas. Primeiro, o seu PC Windows 11 manterá a memória do seu PC num estado de baixa potência mas activo, de modo a que este se ligue imediatamente. Ao levantar a tampa, o Windows está a optimizar as “chamadas” do software para o hardware do seu PC, de modo a aceder-lhes mais rapidamente. Finalmente, os fios de instruções do CPU estão também a libertar mais recursos para tarefas de alta prioridade, disse Dispensa.

“Esta abordagem optimiza o regresso do sleep em 25 por cento”, disse Dispensa. “A maioria das pessoas, quando o equipamento regressa do sleep, será quase instantânea”. As optimizações de código também resultaram em até 30% mais desempenho no Windows Hello for Business logins, também.

Querem saber mais? O vídeo completo da Microsoft está abaixo.

Vai gostar de saber:  OPPO A60: Uma Fusão de Ecrã Ultra Brilhante, Splash Touch e Volume Superior num Design Elegante

De acordo com os números da AdDupplex, o sistema operativo tem agora uma quota de mercado de 23,1%. Estamos, portanto, muito longe dos 0,21% de utilizadores que estavam a executar o novo sistema operativo pouco mais de um mês após o seu lançamento. 9 meses mais tarde, a última iteração do Windows parece ter encontrado o seu público.

Porque o Windows 11 apenas seduziu 23% dos utilizadores? 1

Esta última ainda está longe de fazer frente ao domínio do Windows 10. Ainda hoje, este último continua na primeira posição, capturando mais de 70% da quota de mercado. Só as versões 21H1 e 21H2 do sistema operativo estão disponíveis em 23,9% e 38,2% dos PCs, respectivamente. Por outras palavras, o Windows ainda está longe de ter uma versão dominante; isto é por uma razão simples.

A quota de mercado do Windows 11 aumenta para 23%, de acordo com Adduplex

Windows 11

De facto, muitos utilizadores simplesmente não podem actualizar para o Windows 11 devido a razões de hardware. Com a sua configuração mínima controversa, a Microsoft optou por deixar muitos utilizadores de lado. Isto explica porque a empresa anunciou que continuará a suportar o Windows 10 até 2025; de modo a dar tempo aos interessados para obterem um PC compatível.

Além disso, o sistema operativo deverá receber em breve uma actualização de funcionalidades, bem como a versão 22H2 do Windows 11 disponível recentemente. Por outro lado, deverá ter muito menos funcionalidades novas. Iremos mantê-lo informado sobre as próximas funcionalidades dos novos lançamentos assim que surjam novas informações, por isso mantenha-se connosco.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!