Porque é que vemos luz ondulante em vídeos em câmara lenta?

A resposta é simples: Luzes alimentadas por corrente alternada piscam constantemente a uma frequência. A frequência de cada frame de vídeo é muito superior à frequência das luzes. Como resultado, alguns fotogramas dos vídeos são filmados quando a luz está ligada, enquanto outros são filmados quando a luz está desligada. Isto faz com que apareçam cintilações ou ondulações nos vídeos.

De certeza que já se questionaram porque é que os vídeos em câmara lenta são afectados por cintilações ou ondulações quando as taxas de fotogramas não são suficientemente altas para captar luzes que piscam a certas frequências. A resposta é simples: a frequência de frames de vídeo é muito mais elevada do que a frequência de oscilação das luzes luminosas. As luzes piscam constantemente a uma determinada frequência, por isso, por vezes, vê-se que estão acesas e outras vezes não. Consequentemente, alguns frames são tirados quando a luz está desligada, enquanto outros são tirados quando está ligada.

Este é um fenómeno normal relacionado com a cintilação da fonte de luz que ocorre quando a fonte de luz assume a forma de uma frequência de intermitência da lâmpada fluorescente. O fenómeno de cintilação pode ser gerado principalmente a uma velocidade de obturação de 1/120 ou superior no sensor CMOS.

Este é o funcionamento normal que vai acontecer em todas as câmaras com sensor CMOS e é causado pela especificação original do sensor. Recomendamos a utilização do Super Slow-motion sob iluminação LED para reduzir este efeito.

Relacionado:  Laptops Huawei MateBook são compatíveis com atualização do Windows 11

Problema:

Cintilações ou ondulações aparecem em vídeos em câmara lenta captados sob iluminação luminosa.

Causa:

Luzes alimentadas por corrente alternada piscam constantemente a uma frequência. A frequência de cada frame de vídeo é muito superior à frequência das luzes. Como resultado, alguns fotogramas dos vídeos são filmados quando a luz está ligada, enquanto outros são filmados quando a luz está desligada. Isto faz com que apareçam cintilações ou ondulações nos vídeos.

Solução:

Esta questão não ocorrerá quando se filma vídeos em câmara lenta à luz natural. Recomendamos a utilização do Super Slow-motion sob iluminação LED para reduzir as cintilações ou ondulações.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!