Pode o Signal substituir o Whatsapp?

O Signal é uma das plataformas de mensagens criptografadas mais populares no mercado para quem deseja uma forma segura (e gratuita) de comunicar. A aplicação usa o seu próprio protocolo de criptografia de código aberto ponta a ponta e, como bonus, é propriedade de uma orgnaização sem fins lucrativos, em vez de um gigante da tecnologia como o Facebook (dono do WhatsApp).

O Signal é uma das plataformas de mensagens criptografadas mais populares no mercado para quem deseja uma forma segura (e gratuita) de comunicar.

A aplicação usa o seu próprio protocolo de criptografia de código aberto ponta a ponta e, como bonus, é propriedade de uma orgnaização sem fins lucrativos, em vez de um gigante da tecnologia como o Facebook (dono do WhatsApp).

Com o Signal, a comunicação é criptografada ponta a ponta por padrão, o que significa que ninguém pode aceder ás mensagens, conversas em grupo e chamadas de voz. Não é necessário ativar nenhuma configuração para garantir isso.

A aplicação tem um recurso de mensagens temporárias. E por ser de código aberto, o código é auditado regularmente para verificar se há falhas de segurança.

Pode o Signal substituir o Whatsapp? 1

Como instalar o Signal

1. Façam o Download do software Signal para a vossa plataforma preferida:

Salientamos que, para usar o Signal na área de trabalho, devem primeiro ter a aplicação instalada no vosso telefone.

2. Abram a aplicação no telefone e registem-se usando o vosso número de telefone.

Atenção: antes de o fazer, teremos que clicar nos Termos e Condições e decidir se desejam ativar as notificações e conceder o acesso d Signal aos contactos.

3. O Signal enviará um código de verificação via SMS. Insiram o código no campo designado para o efeito.

(Crédito da imagem: Signal / Screenshot da Electronic Frontier Foundation)

4. Devem criar um PIN para a conta

O PIN tem quatro dígitos por padrão, mas podem optar por uma password alfanumérica ou usar um PIN mais longo.

5. Preencham o perfil

O Signal requer apenas um nome e não precisa ser o nome real. Pode ser um nome ou até mesmo um emoji. Um sobrenome e uma foto ou avatar são opcionais.

É tudo. Depois de configurar o telefone, o utilizador também pode habilitar uma versão para desktop ou iPad. O Signal também facilita a conexão entre vários dispositivos.

Primeiro, instalem e abram a aplicação no desktop ou iPad (tablets Android não são atualmente compatíveis com este recurso).

Relacionado:  Aplicação Mensagens do Google foi atualizada no Wear OS com um novo design

De seguida, abram o Signal no telefone e toquem no ícone do perfil no canto superior esquerdo para aceder a configurações.

Toque em Dispositivos vinculados> (Android) ou Vincular novo dispositivo (iOS) e usem o telefone para ler o código QR no dispositivo que desejam vincular. Sigam as instruções para finalizar a configuração.

Como usar o Signal

Para enviar uma mensagem individual com Signal, toquem no ícone de lápis no canto superior direito. (Algumas versões da aplicação Android terão o lápis no canto inferior direito.) Isso vai buscar os contactos do telefone (se o utilizador deu essas permissões durante a configuração). Basta tocar num contato e começar a digitar.Uma captura de tela do ícone de lápis no aplicativo Signal Android.

Também podem pesquisar utilizadores do Signal que não estão nos contactos ao clicar em Localizar por número de telefone.

Para fazer uma chamada de aúdio ou vídeo criptografada, seleccionem um contato e toquem no ícone de telefone ou câmara que aparece no canto superior de ecrã.Uma captura de tela da função de pesquisa na lista de contatos do Signal.

Podem selecionar membros dos seus contactos ou adicionar pessoas por número de telefone. Toquem em Avançar, insiram um nome de grupo e toquem em Criar.

Podem convidar membros adicionais ao enviar o link do grupo ou adicionar dos contactos. Toquem no ícone do grupo na parte superior de ecrã para aceder as configurações do grupo.

Também podem usar o Signal para chamadas em grupo (até cinco participantes) diretamente de uma das conversas em grupo.

Para ativar o desaparecimento de mensagens em conversas individuais ou em grupo, Vão ás configurações das conversas e ativem o recurso. Podem selecionar por quanto tempo desejam que as mensagens sejam exibidas (de cinco segundos a uma semana).

Outros recursos do Signal

O Signal possui várias opções de privacidade adicionais que podem ativar. No ecrã inicial, vão a Configurações> Privacidade para alterar as preferências de mensagens específicas, como recibos de leitura, bem como a segurança de ecrã, bloqueio de ecrã, que requer password ou acesso biométrico para abrir a aplicação.

 

Se quiserem apagar a conta, vão a Configurações> Avançado e toquem no botão Excluir conta.

O único desafio que o Signal parece ter que superar é que os utilizadores adiram, porque em funcionalidades não fica a dever nada ao Whatsapp.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!