Play Store remove a aplicação Barcode Scanner. Façam o mesmo

Mesmo na Chrome Web Store, o Google foi capaz de detectar e remover uma extensão popular devido a malware que foi injetado no código após uma atualização.

O Google tornou-se muito bom em detectar malware na sua loja de aplicações, isto devido ao seu pacote de segurança integrado chamado Play Protect, que notifica os utilizadores sobre aplicações suspeitas ou desconhecidas. Mesmo na Chrome Web Store, o Google foi capaz de detectar e remover uma extensão popular devido a malware que foi injetado no código após uma atualização. Infelizmente, esse tipo de coisas pode acontecer mais do que imaginamos, e algumas aplicações podem escapar ás análises regulares. Hoje assistimos à recente remoção de uma aplicação popular da Play Store por esse motivo.

 

Aplicativo de leitura de código de barras

Fonte: Malwarebytes

O Barcode Scanner, desenvolvido pela editora de aplicações LavaBird LTD, era uma aplicação simples da Play Store que permitia aos utilizadores ler códigos de barras e códigos QR. A descrição afirmava que a aplicação era "grátis, rápida, segura, fácil", mas pelo menos uma dessas afirmações era mentira, pelo menos após uma atualização recente. O Malwarebytes descobriu que a aplicação foi atualizada recentemente e foi incluido um código "Android / Trojan.HiddenAds.AdQR" que levaria os utilizadores a um site de anúncios de terceiros no navegador padrão do dispositivo.

Relacionado:  5 maneiras de usar o smartphone que mudam o jogo

Provavelmente foi uma manobra para ter receita de anúncios e impor estes anúncios aos utilizadores de forma maliciosa, especialmente porque a aplicação incluía um código para se esconder. Felizmente, a aplicação foi descoberta e removida da Play Store. Infelizmente, já tinha sido instalada por mais de 10 milhões de dispositivos e supostamente fazia parte do Google Play Pass, o que significa que milhões de smartphones podem estar vulneráveis ao malware desta aplicação.

Salientamos que a aplicação não fazia muito que a maioria, senão todos, os telefones Android baratos conseguem fazer com as suas aplicações de câmara originais, portanto, ter uma aplicação como esta no vosso smartphone é redundante.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!