Pausas para saúde mental é a sugestão da Microsoft

O anúncio acontece depois da Microsoft ter revelado as principais tendências de trabalho, um ano após a adoção do modelo de trabalho remoto.

A Microsoft acaba de anunciar as conclusões do Work Trend Pulse Report, um estudo de ondas cerebrais que procura compreender o impacto das reuniões consecutivas na saúde mental e bem-estar dos colaboradores. O anúncio acontece depois da Microsoft ter revelado as principais tendências de trabalho, um ano após a adoção do modelo de trabalho remoto.

Entre as principais conclusões do estudo destaca-se a importância das pausas, em particular num contexto pautado por reuniões consecutivas que se traduzem em maiores níveis de stress, pressão e cansaço e numa menor capacidade dos colaboradores em gerir o seu trabalho. Mas o estudo revela também que é possível reverter este cenário, capitalizando o potencial da tecnologia, criando pausas de forma mais automatizada e equilibrada.

Pausas para saúde mental é a sugestão da Microsoft 1

Para tal, contribuem as configurações do Microsoft Outlook que disponibilizam às empresas e aos seus colaboradores opções personalizadas que permitem definir padrões de agendamento que encurtam as reuniões e criam pausas automaticamente. A configuração é facilmente personalizável, permitindo escolher se a pausa será no início ou no final das reuniões, assim como a duração da mesma - seja uma pausa de cinco minutos antes de todas as reuniões que tenham uma duração de 30 minutos, seja um intervalo de 15 minutos depois de todas as reuniões com 1h de duração. Uma vez selecionada a opção de configuração, a agenda será ajustada de forma automática, sendo ainda possível a sua alteração a qualquer momento, quer se trate de uma configuração individual ou de toda a empresa.

Ainda neste âmbito, a plataforma colaborativa Microsoft Teams disponibiliza novas funcionalidades focadas no bem-estar dos colaboradores. Entre elas destacam-se: a aplicação “Reflection”, muito utilizada em contexto educativo e que pretende ajudar a identificar padrões emocionais e a sua evolução ao longo do tempo, permitindo desta forma ao utilizador perceber o que está a sentir; a funcionalidade “Send praise”, que promove a partilha de elogios entre colegas, através da ativação de lembretes que visam apoiar a construção e partilha de comportamentos de gratidão; e ainda o “virtual commute”, que pretende ajudar os utilizadores a concluir as suas tarefas no final de um dia de trabalho, apoiando uma transição mais tranquila para o seu tempo pessoal – as duas últimas funcionalidades Viva Insights, disponíveis no Microsoft Teams.

Relacionado:  Samsung Galaxy Book e Galaxy Book Pro recebem novas variantes Business Edition

A Microsoft revela ainda que no final deste ano, a aplicação Viva Insights contará com a integração de um conjunto de meditações guiadas e outras experiências mindfulness do Headspace, com o objetivo de ajudar as pessoas a desligarem a sua mente do trabalho à noite ou tão simplesmente a relaxarem antes de uma grande reunião ou a concentrarem-se para um projeto importante.

De acordo com Paula Fernandes, Diretora de Colaboração e Produtividade na Microsoft Portugal, “no atual modelo de trabalho remoto e híbrido, uma tendência futura incontornável, é preciso investir ativamente no autocuidado, criando condições para que as pessoas possam fazer as necessárias e saudáveis interrupções nas suas rotinas diárias, nutrindo-se física e psicologicamente”.

“Se por um lado, as pessoas desejam maiores níveis de flexibilidade, que o modelo de trabalho híbrido assegura, também é certo que desejam fazê-lo de forma confortável e equilibrada. A tecnologia tem aqui um importante contributo, ao ajudar a equilibrar a balança. Isto terá consequentemente impacto nos níveis de concentração, envolvimento e entrega dos colaboradores, pelo que é importante assegurar que as duas dimensões caminham lado a lado.”, reforça ainda a responsável.

 

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!