Os Smartwatches são assim tão fiáveis no que á saúde diz respeito?

Galaxy Watch5 Pro

Embora sejam convenientes e úteis, há uma grande desvantagem em utilizar um relógio inteligente como única fonte de informação de saúde: nem sempre são precisos.

Os Smartwatches percorreram um longo caminho desde a sua primeira introdução. São agora muito mais do que apenas um dispositivo que diz as horas e notificações; são também uma ferramenta que pode ser usada para seguir e monitorizar a sua saúde. Embora sejam convenientes e úteis, há uma grande desvantagem em utilizar um relógio inteligente como única fonte de informação de saúde: nem sempre são precisos. Neste artigo, vamos explorar a exactidão dos smartwatch e se deve ou não confiar neles para a sua informação de saúde.

Os Smartwatches são realmente assim tão precisos?

Não há dúvida que os relógios inteligentes têm muitas características que podem ser benéficas quando se trata da sua saúde. Podem acompanhar o seu ritmo cardíaco, as atividades realizadas, e até mesmo as calorias queimadas entre outras. Contudo, por muito conveniente que seja confiar apenas no seu smartwatch para toda a sua informação de saúde, deve saber que estes dispositivos nem sempre são precisos.

Os Smartwatches são assim tão fiáveis no que á saúde diz respeito? 1
Galaxy Watch5 Pro

Embora as imprecisões dos relógios inteligentes possam parecer motivo de preocupação, é importante lembrar que estes dispositivos ainda são ferramentas valiosas quando se trata da sua saúde. Afinal de contas, mesmo que não sejam 100% precisos, continuam a ser mais precisos do que a maioria das pessoas pensa. E embora não se deva confiar apenas neles para a sua informação de saúde, ainda assim pode utilizá-los como parte da sua rotina geral de bem-estar. Por exemplo, se estiver a tentar perder peso, o acompanhamento da sua ingestão calórica com um relógio inteligente pode ser útil (mesmo que não seja totalmente exacto).

O resultado final é o seguinte: se achar que algo não está bem com a sua saúde, vá ao médico e certifique-se. Os Smartwatch são uma ferramenta conveniente e útil, mas não se deve confiar apenas neles para informação sobre saúde.

Já falei com profissionais de saúde sobre isto e disseram-me para não confiar apenas no meu smartwatch. Pode ser útil usá-los como uma ferramenta secundária, para além de consultar um médico regularmente. Mas mesmo com essas precauções em vigor.

Vai gostar de saber:  CMF Phone 1 com MediaTek Dimensity 7300 SoC: Confirmado

Conclusão

Em geral, embora os relógios inteligentes não sejam perfeitos quando se trata de precisão, ainda podem ser ferramentas úteis quando utilizados em conjunto com outras fontes de informação (como ir ao médico!). Portanto, se está a pensar em obter um smartwatch ou já o tem, não se preocupe demasiado com as imprecisões – use-o apenas como uma parte da sua rotina geral de bem-estar!

Utiliza um smartwatch? O que pensa da sua precisão? Diga-nos nos comentários abaixo!

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!