Android Geek
O maior site de Android em Português

Os 5 principais recursos do Android 11 que devem conhecer

A TCL aparentemente está a seguir a mesma estratégia inicial da HMD Global com a marca Nokia- e garante agora Android 11 , pelo menos, para os esus TCL 10 Pro e TCL 10L

A empresa lançou finalmente o primeiro Android 11 Beta a 11 de junho. Agora, todos os dispositivos Pixel, excepto o telefone Pixel original, já possuem a atualização.

A conferência para programadores Android que aconteceria em 3 de Junho foi, no entanto, adiada devido a alguns problemas nos EUA (protestos, coronavírus, etc), o Google decidiu que  o melhor seria mesmo adiar o evento. A empresa lançou finalmente o primeiro Android 11 Beta a 11 de junho. Agora, todos os dispositivos Pixel, excepto o telefone Pixel original, já possuem a atualização. Além disso, esta atualização também está a ser lançada para alguns dos principais telefones Android.

Tecnicamente, este Android 11 beta 1 é para programadores. Ele vem com muitos bugs que os utilizadores comuns não acharão divertidos. Neste artigo, veremos os 5 principais recursos do Android 11 que merecem a nossa atenção. Aqui, consideramos apenas os recursos livres de bugs e que funcionam perfeitamente

  • Adiciona notificações de "Conversa" - uma barra de notificação unificada

O Android nativo sempre foi muito rigoroso ou bastante complexo em termos de gestão de notificações. Não é de surpreender que o Google tenha alterado as notificações desta vez, e tenha adicionado um novo nível de "conversas" na parte superior de todas as notificações. O novo design também possui 'Notificações de lembrete' e 'Notificações silenciosas'.

Os 5 principais recursos do Android 11

O nível de conversa é onde todas as mensagens são combinadas e exibidas com prioridade. O número de mensagens não lidas será exibido ao lado E podem responder diretamente na barra de notificação. O botão no canto inferior direito é o novo recurso "Bolha de conversa". Esse recurso permite que o utilizador aceda aos ícones de conversas em todas as aplicações. Com isso, os utilizadores podem arrastar e soltar facilmente para ver a mensagem quando ela chegar. Se clicar na notificação, ela entrará no modo de janela para  podermos responder.

Os 5 principais recursos do Android 11 que devem conhecer 1

Esse recurso oferece às aplicações três níveis - Ícones, janelas e ecrã cheio. Podem melhorar bastante a usabilidade se usarem o formato certo para o cenário certo. Os utilizadores também podem descartar completamente as notificações.

Os 5 principais recursos do Android 11

Esse recurso apareceu anteriormente como uma opção de programador no Android 10. No entanto, está agora disponível na versão completa para todos os utilizadores. Podem gerir as conversas que desejam mostrar primeiro nas configurações. Também podem optar por ativar as notificações de bolha nas aplicações de mensagens. Agora que o Google disponibilizou esse recurso no sistema nativo, esperamos que os fabricantes e os diferentes softwares de comunicação ofereçam suporte em breve.

Os 5 principais recursos do Android 11 que devem conhecer 2

  • Integrar controlos de música e exibi-los uniformemente por meio de atalhos

Outra alteração na barra de notificação é a integração dos controlos de música nos atalhos. O controlo de música suporta até 5 interruptores. Outro benefício que traz é que é mais fácil escolher o dispositivo de reprodução, basta clicar no botão no canto superior direito. Sim, esse recurso foi visto primeiro no iPhone.

Os 5 principais recursos do Android 11

É óbvio que o Google está a trabalhar afincadamente para tornar os menus suspensos mais organizados, em vez de um layout confuso como antes. O problema actual é que o processo de configuração do Ecrã de notificação É muito complicado. 

  • Nova permissão "única vez" - limpe automaticamente as permissões de aplicações inativas

O Android nativo tornou a segurança e a privacidade uma prioridade ao longo dos anos. Mais uma vez, usando a Apple como inspiração, é introduzida uma opção "única vez", sob a qual há permissões "apenas pela duração da aplicação" e "sempre". Algumas aplicações menos usadas ​​recolhem dados em segundo plano após receberem permissão. Podem usar o recurso "apenas uma vez" para limitar essas aplicações.

Os 5 principais recursos do Android 11

Além disso, o Google também limpa automaticamente todas as permissões após um certo período de inatividade. O Android vai pedir confirmação do utilizador novamente quando usarem essas apps novamente. Os utilizadores também podem desativar essa opção nas configurações.

Os 5 principais recursos do Android 11 que devem conhecer 3

Como já disse anteriormente, a ideia do Google é boa e tem funções mais completas em termos de privacidade. No entanto, ativar ou desativar esse recurso será muito complexo para muitos utilizadores.

  • O preenchimento automático é exibido acima do teclado

O Google também fez muitos ajustes de usabilidade. A primeira é a função de preenchimento automático que acompanha o teclado do Google. Agora este campo de preenchimento automático está integrado na parte superior do teclado e podem inserir diretamente o código de verificação, endereço, password e outras informações sem alterar a posição da janela. Sim, como no iPhone.

  • Capturas do ecrã e gravação estão melhores

A lógica da captura do ecrã e gravação ecrã também foi alterada. A interface de desligamento foi redesenhada. Os botões para chamada de emergência, desligamento e reinicialização são exibidos na parte superior. Além disso, a opção Página inicial do Google está agora na parte inferior.

Os 5 principais recursos do Android 11

Há também três botões na parte inferior da interface multitarefa - captura de ecrã, seleccionar e partilhar. A função "selecionar" está muito interessante. Os utilizadores podem selecionar o texto no ecrã para copiar e pesquisar.

Há também uma mudança significativa na função de captura do ecrã. Anteriormente, quando uma captura do ecrã era bem-sucedida, o utilizador via uma indicação na barra de notificação. Agora, aparece no canto inferior esquerdo e os utilizadores podem optar por editar ou partilhar.

Os 5 principais recursos do Android 11 que devem conhecer 4

A função de gravação do ecrã finalmente tem lugar no sistema nativo. Também apareceu na versão beta antes. Não sei se será mantido permanentemente desta vez. Nesta versão, os utilizadores podem vê-lo na opção de atalho.

Conclusão

Para mim, esses são os 5 principais recursos do Android 11 que merecem atenção. Como podem ver, o Google está "ocupado" e a trabalhar afincadamente, é verdade que muitos recursos são emprestados do iOS e do Android de terceiros.

Como utilizador, não há necessidade de me preocupar se é uma "cópia" ou não, porque todos os principais sistemas de tecnologia móvel têm os seus próprios pontos de referência. O papel do Android nativo é aplicar os melhores recursos, unificar a lógica e facilitar a adaptação de mais fornecedores e programadores de software para o benefício de mais utilizadores.

O que acham?

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!