Android Geek
O maior site de Android em Português

[Opinião] É o Smartphone uma boa consola portátil?

[Opinião] Smartphone uma boa consola portátil?


 

Voltando atrás

Longe vão os dias em que precisávamos de um Nintendo Gameboy ou uma Sega Game Gear para podermos jogar onde quer que estivéssemos. Ainda mais longe vão os dias em que a consola portátil mais avançada do mercado era o Tettris da Brickgame.

Nos dias que correm, jogar no telemóvel é uma coisa banal. Já em 2003 a Nokia lançava o seu telemóvel/consola chamado NGAGE, em que foram lançados jogos de empresas como Electronic Arts, Capcom e Sega para o mercado dos telemóveis  ainda com sistema Symbian (na altura era o sistema mais usado), visto que a Nokia dominava o mercado móvel.


Este equipamento tornou oficial a capacidade dos telemóveis para servirem como consolas portáteis, para podermos jogar apartir de um telemóvel... algo que antes ainda não tinha sido muito testado, ou explorado.

Alguns anos depois, será que podemos ter uma boa experiência de gaming usando o smartphone? Será que evoluiu? Ou será que serve apenas para jogar Candy Crush?

 

Mercado

Hoje, cada vez mais há empresas já bem estabelecidas no Mercado dos jogos a optar por criar títulos para este tipo de aparelhos, como por exemplo a EA Sports, Ubisoft, Sega e até mesmo a Nintendo. Isto só mostra a evolução dos jogos neste tipo de plataforma. Quando só tubarões dos jogos apostam neste tipo de equipamentos, o futuro só pode ser o melhor.


A nível de gráficos já encontramos jogos com muito boa qualidade, não ficando nada a dever a jogar em alguma consolas mais antigas. Obviamente que não podemos comparar com os últimos títulos que sairam para PC ou uma Playstation 4, porque um telemóvel , mesmo sendo um topo de gama, não tem o poder gráfico que tem uma consola recente. Mas tendo em conta a capacidade, há jogos que surpreendem bastante.

Isto só prova, que as empresas estão a investir forte e não apenas a criar títulos já existentes nos outros sistemas como forma de lucro fácil. Claro que quase todos os títulos de sucesso, hoje em dia, tem versão smartphone, como são os casos de Hitman, Tomb Raider, Fifa etc... Mas assim como os clássicos, já existem títulos exclusivos de smartphones.


 

Jogabilidade

A maior parte dos jogos também já é feita a pensar nas limitações a nível de controlos, visto que a maior parte dos smartphones já não tem teclas físicas para se poder jogar, passando a ser tudo em touch screen.

Pode ser uma vantagem para jogos tipo “point & click”, como é o caso de Broken Sword, que até torna o Gameplay mais intenso sendo touchscreen.

Para jogar um jogo 3D, em terceira pessoa, ao usar o ecrã como comando, a meu ver, perde-se muito da piada dos jogos, e fica muito difícil jogar; principalmente para quem tem as mãos grandes, tornando-se frustrante estar constantemente a falhar as teclas.

 

Outras Capacidades

Outra grande vantagem para o pessoal nostálgico é que hoje em dia qualquer smartphone com 2 ou 3 anos consegue correr os emuladores de Gameboy, Nintendo 64, Super Nintendo, Mega Drive, Playstation 1 etc... com relativa facilidade, podendo jogar os títulos destas consolas no smartphone. Como estes emuladores correm nos  sistemas Android, podemos facilmente ter estas consolas todas numa simples box Android ligada à televisão da sua sala.

Se quiserem experimentar jogar no smartphone títulos mais recentes, podem sempre optar pelo gamestream. Existem várias maneiras de fazer isto... mas quando tens uma boa internet podes ter uma excelente experiência: podes jogar títulos que tens no teu PC directamente no telemóvel, usando o hardware do computador.

 

Vale ou não a pena jogar num smartphone?

Com a evolução que este mercado tem sofrido ao longo dos anos, penso que hoje em dia vale muito a pena jogar num smartphone, até porque cada vez saem melhores jogos.

Na minha opinião, jogar no telemóvel não é só para jogadores casuais, mas sim para toda a malta que goste de jogar, seja apenas um Candy Crush ou o último Metal Gear Solid,através de gamestream.

O meu conselho,para toda a gente que goste de jogar no seu telemóvel, é que deve optar por comprar um gamepad (por exemplo da Mocute ou Ipega que se “encaixa” no smartphone de modo ter teclas físicas) e assim ganhar uma melhor experiência de gameplay.

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais