Android Geek
O maior site de Android em Português

OnePlus Nord 5G é oficial: chega para reinar na média gama?

É o primeiro modelo de uma nova linha que a OnePlus está a direccionar para os utilizadores de gama média e não para quem quer o telefone Android mais rápido e mais poderoso. Ainda assim, é um dispositivo interessante que pode mudar a maneira como pensamos em telefones de média gama.

Após longos meses de fugas de informação e uma campanha de marketing bastante agressiva, o ansiosamente aguardado telefone OnePlus de média gama, OnePlus Nord, chegou finalmente. É o primeiro modelo de uma nova linha que a OnePlus está a direccionar para os utilizadores de gama média e não para quem quer o telefone Android mais rápido e mais poderoso.

Ainda assim, é um dispositivo interessante que pode mudar a maneira como pensamos em telefones de média gama.

Então, o que é o OnePlus Nord? Vamos dar uma vista de olhos!

Design OnePlus Nord 5G

Por fora, o OnePlus Nord é familiar e diferente. Na frente, o ecrã de margens curvas foi substituído por um ecrã plano, algo que muitos fãs da OnePlus vão gostar de ver.

Existe um oríficio no canto superior esquerdo, mas no Nord, ele tem dois sensores, o que o torna oval, semelhante ao do Galaxy S10 +. Para alguns, a câmara extra não vale o sacrifício estético que a acompanha, mas outros não querem saber se o buraco é maior, desde que as câmaras sejam de boa qualidade (falaremos sobre isso mais tarde).

Na parte de trás, temos o módulo da câmara, contendo quatro sensores e não muito mais. o formato é semelhante ao que vimos na maioria dos outros telefones OnePlus recentes, posteriores ao 7T. No entanto, no Nord, toda a organização foi movida para o canto, garantindo que o OnePlus não seja confundido com um dos seus irmãos mais caros.

 

OnePlus Nord 5G especificações

O OnePlus Nord é alimentado por um dos Chipsets mais populares deste ano, o Snapdragon 765G da Qualcomm. Atualmente, é o SoC obrigatório para fabricantes que desejam trazer recursos 5G e bom desempenho a um custo menor.

Em quase todos os casos de uso, o Snapdragon 765G combinado com o OxygenOS, o sistema operativo Android que a OnePlus pré-instala nos os seus telefones, permtirá uma experiência rápida e suave que não difere de nenhuma maneira dos flagships do OnePlus.

Para garantir que é mesmo assim, a OnePlus também equipou o Nord com um ecrã de 90Hz, algo que raramente é visto em dispositivos nessa faixa de preço. O ecrã é um OLED de 6,44 polegadas com uma proporção de 20: 9 e resolução de 1080 por 2400 pixels. Essas especificações devem traduzir-se numa excelente experiência de visualização.

A RAM e armazenamento também são abundantes. O modelo básico vem com 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento, com uma opção de 12/256 GB disponível.

O tamanho da bateria também é adequado. Com 4.115mAh, não é a maior, mas combinado com a eficiência do Snapdragon 765G, deve proporcionar uma duração de bateria respeitável. O que é ainda melhor é que o carregamento exclusivo OnePlus Warp também está incluído, portanto, recarregar a bateria deve ser uma questão de minutos.

Câmaras OnePlus Nord 5G

Como já dissemos várias vezes, atualmente, a configuração de câmara sozinha pode fazer de um smartphone um sucesso ou um fracasso. É por isso que o OnePlus investiu algum dinheiro extra para fornecer ao Nord hardware adequado.

As quatro câmaras na parte traseira são as seguintes:

  • câmara principal Sony IMX 586 de 48MP com OIS (estabilização óptica de imagem)
  • Câmara de grande angular de 8MP
  • Câmara macro de 2MP
  • Sensor de profundidade de 5MP

Não há nenhuma câmara telefoto 2x ou 3x, mas o sensor de 48MP pode oferecer uma alternativa 2x decente via Crop.

Para sensores de selfie, o Nord tem:

  • Câmara principal de 32MP
  • Câmara de grande angular de 8MP

A câmara ultrawide na frente é útil para fotos em grupo e é definitivamente melhor do que ter um segundo sensor apenas para informações detalhadas.

Mas o hardware não é nada sem a capacidade computacional adequada para elevar as fotos para o próximo nível. Felizmente, com a série OnePlus 8 , a OnePlus mostrou que pode competir com os melhores no que diz respeito ao desempenho da câmara e esperamos a mesma experiência no OnePlus Nord.

Preço e data de lançamento do OnePlus Nord 5G

O OnePlus Nord 5G começa em 399 euros (cerca de US $ 460) para a versão de 8 / 128GB. Em Portugal serão 419€ que é sem dúvida um preço muito apelativo.

O Nord estará à venda A 4 de agosto. Os primeiros mercados a recebê-lo são Índia e Europa, outros podem ser adicionados posteriormente.

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!