O que é Android Automotive e como ele melhora os carros

O Google vindo a tentar encontrar a fórmula certa para os carros há algum tempo, e os seus últimos passos nesse sentido foram mudar completamente a sua oferta de software, deixando para trás todas as as as suas ideias anteriores e a criar o Android Automotive. Estamos a falar do compromisso do Google com o software específico para carros que, ao contrário do que havia feito anteriormente, deixa para trás a conexão com o smartphone para funcionar de forma totalmente autónoma. O que é o Android Automotive?

O Google vindo a tentar encontrar a fórmula certa para os carros há algum tempo, e os seus últimos passos nesse sentido foram mudar completamente a sua oferta de software, deixando para trás todas as as as suas ideias anteriores e a criar o Android Automotive. Estamos a falar do compromisso do Google com o software específico para carros que, ao contrário do que havia feito anteriormente, deixa para trás a conexão com o smartphone para funcionar de forma totalmente autónoma.

O que é o Android Automotive?

Android Automotive

De acordo com o próprio Google, o Android Automotive é um sistema operativo e plataforma cuja operação está estritamente ligada ao hardware do carro. Com esta versão do Android, podemos executar aplicações do sistema operativo, integrando funções de infoentretenimento no veículo. Tenham em mente de que o Android Automotive não funciona como o Android Auto, pois esta plataforma está integrada no próprio carro, possui processador e RAM, além de outros componentes necessários para executar um sistema operativo. Isso abre um mundo de possibilidades para os fabricantes, que podem ter maior controlo sobre as aplicações e funcionalidades dos seus veículos, bem como garantir uma operação estável.

Mapas no Android Automotive

Mapas na Android Automotive Car

Esta plataforma garante a independência do carro do vosso dispositivo móvel, para que possam desfrutar da mesma experiência, independentemente de trocar ou perder o smartphone. O Google já está a trabalhar com vários fabricantes, como Volvo, Citroen, Opel ou Peugeot, e já foram anunciados outros fabricantes que pretendem usar o Android Automotive no futuro.

O que pode trazer de novo o Android Automotive?

 

Aplicativos no Android Automotive

A principal diferença ao nível de operação com o Android Auto é que o Android Automotive corre no hardware do carro e, portanto, é capaz de gerir algumas opções do próprio carro, controlando algumas seções do carro, como o ar-condicionado. O sistema operativo é altamente personalizável graças a diferentes configurações, e que devem potenciar a experiência de utilizador ao nível da informação e entretenimento, uma vez que permite descarregar tanto aplicações adaptadas como aplicações convencionais Android.

Este sistema operativo é compatível com a maioria das aplicações Android, o que dá ao dispositivo muitas possibilidades. Além disso, existem muitas outras aplicações adaptadas que aproveitarão ao máximo os diferentes formatos de ecrã.

Interface Android Automotive

Interface do Android Automotive

Podem usar diferentes sensores no carro para exibir informações detalhadas sobre as condições do carro, como a temperatura. Há mesmo modelos capazes de rastrear o cansaço visual do motorista para mostrar um aviso, se necessário. O Android Automotive transforma o carro em mais um produto do ecossistema Android, e o facto de não depender do smartphone abre muitas possibilidades para os fabricantes em todas as áreas.

Integração com Google

Como não podia deixar de ser, a compatibilidade com o Google Assistant é total, e isso permite que o Assistente seja chamado diretamente com a conexão do carro, usando o microfone e colunas embutidos.

Novas rotas para carros elétricos do Google Maps

O ecrã dos carros com Android Automotive é relativamente maior em comparação com alguns painéis destinados ao Android Auto ou Apple CarPlay,  isso permite que o Google Assistant seja mais útil e nos dê mais informações. A interface do sistema operativo é totalmente adaptada ao tipo de ecrã, portanto, em algumas seções, como no Google Maps, existem pequenos ícones que funcionam como atalhos, neste caso, podemos encontrar postos de gasolina, restaurantes ou estacionamentos de forma simples.

A ideia é simples: O Google quer que tenham Android no carro numa plataforma totalmente integrada ao veículo, capaz de controlar alguns aspectos do próprio carro, e que os fabricantes podem customizar e adaptar para oferecer uma experiência mais refinada.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!