O Neuralink de Elon Musk pode ser implantado em cérebros humanos este ano

Segue um vídeo viral de um macaco equipado com a tecnologia Neura Link no cérebro, a usar apenas a mente para jogar Pong.

Segue um vídeo viral de um macaco equipado com a tecnologia Neura Link no cérebro, a usar apenas a mente para jogar Pong.

A empresa de Elon Musk, que pretende criar uma interface cérebro-computador de  Neuralink, está a preparar-se para implantar um Chipset no cérebro humano - e pode ser já este ano.

Segue um vídeo viral de um macaco equipado com a tecnologia Neura Link no cérebro, a usar apenas a mente para jogar Pong. A Neuralink está agora de olho em dar o salto para testes em humanos, dando um passo gigantesco para a implementação da inteligência artificial em mentes humanas.

YouTube video

Lançado em 2016, o Neuralink é outra linha do extenso cardápio de negócios do bilionário da Space X, neste caso com o propósito de criação de dispositivos que podem ser incorporados à mente humana.

Há um grande mistério sobre como a tecnologia realmente funciona, a Yahoo News relata que a startup está a trabalhar em “fios flexíveis, mais finos que o cabelo humano, projectados para serem implementados no cérebro para ler a atividade cerebral”.

O Neuralink de Elon Musk pode ser implantado em cérebros humanos este ano 1


É interessante pensar que esta tecnologia chegar mais cedo do que o esperado, dado que Musk usou o Twitter para atiçar as  expectativas ao responder a um homem que ficou paralisado num acidente, que perguntou quando os implantes cerebrais iriam ficar disponíveis para os humanos.

Musk respondeu: “A Neuralink está a trabalhar afincadamente para garantir a segurança e está em estreita comunicação com o FDA (Food and Drug Administration). Se as coisas correrem bem, podemos fazer testes iniciais em humanos ainda este ano. ”

Claramente, os comentários de Musk são muito optimistas, no entanto devemos manter algum ceticismo quanto ás datas. No passado, Musk identificou Alzheimer e Parkinson como dois distúrbios neurológicos que podem beneficiar do trabalho do Neuralink.

Relacionado:  Novos produtos e inovações Philips Hue

A Universidade de Oxford No ano passado, relatou que o Neuralink oferece uma “espécie de simbiose com inteligência artificial” que pode preservar e melhorar significativamente nossos cérebros. Em última análise, a tecnologia pode fazer com que os humanos se fundam com a inteligência artificial.

É muito cedo para ter certezas e é sempre uma boa ideia estar ciente de que o Sr. Musk é muito efusivo no Twitter, onde às vezes é difícil separar o facto do exagero.

 

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!