O Google está prestes a abrir guerra aos exploradores de arquivos

O objetivo do Google é promover melhorias em relação à privacidade.

O objetivo do Google é promover melhorias em relação à privacidade.

Com um novo recurso chamado 'Scoped Storage' no Android 11, e que restringe o acesso a arquivos gerados por outras aplicações, parece que o Google está prestes a dificultar a vida aos programadores de aplicações estilo navegador de arquivos, serviços de backup ou gestores de documentos. O objetivo do Google é promover melhorias em relação à privacidade. Pelo que acabamos de saber, um grande número de programadores de aplicações de terceiros vai precisar de entrar em contato direto com o pessoal de Mountain View para pedir a permissão de Todos os arquivos MANAGE_EXTERNAL_STORAGE.

Sem acesso total ao armazenamento

Exploradores de arquivos
Uma aplicação dedicada à exploração de arquivos, serviços de backup ou mesmo criptografia de dados, não ser capaz de aceder a todos os cantos e recantos de armazenamento de um smartphone é um problema sério.

O Google enviou uma declaração a todos os programadores para usem uma nova forma de acesso a todos os arquivos num dispositivo móvel por meio da nova permissão. Esta permissão é Todos os arquivos de acesso o MANAGE_EXTERNAL_STORAGE, e foi apresentado no Android 11 , embora tenha sido escondido dos programadores. A razão para não ter sido logo revelado foi porque o Google não queria que fosse mal utilizado.

Relacionado:  YouTube na Android TV é atualizado com uma novidade esperada há anos

Está agora disponível uma nova página de suporte, que os programadores podem aceder para solicitar acesso às suas aplicações, para que as suas aplicações possam funcionar normalmente a partir de 5 de maio.
O Google está prestes a bagunçar com os exploradores de arquivos
Em última análise, esta decisão do Google uma grande limpeza de aplicações e programadores que usam essa permissão indevidamente para espiar os utilizadores ou aceder à dados confidenciais. Em outras palavras, o Google decidirá pessoalmente que aplicações podem usar essa permissão.

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!