Embora as configurações não sejam direccionadas para os utilizadores, alguns novos pacotes de "sobreposição" foram encontrados no firmware que foi analisado , o que permite a alteração entre fontes pré-instaladas, formas de ícone e cores de destaque.

O Android Q pode ter opções de personalização de cores de fonte, ícone e mais 2 O Android Q pode ter opções de personalização de cores de fonte, ícone e mais 3 O Android Q pode ter opções de personalização de cores de fonte, ícone e mais 4

Esquerda: Ícones de retângulo arredondado. Centro: Fonte Rubik. Imagens todas via XDA Developers.

No total, o XDA encontrou duas fontes pré-instaladas, quatro formas de ícone e três cores de destaque nas imagens Android Q examinadas. Além disso, o próprio Android Q começou a categorizar sobreposições nesses três grupos, o que deve facilitar um pouco a lógica de gestão do tema. No entanto, não há nenhuma configuração de opção configurável para o utilizador alternar entre elas. Essas novas opções tiveram que ser ativadas individualmente via ADB.

Para alguma perspectiva, anteriormente os Pixels só tinham três pacotes de sobreposição: um recorte de entalhe / exibição acessível por meio das Opções do programador, a estrutura do Pixel e um tema parcial escuro.

Estas possíveis novas adições poderão chegar mais tarde com um painel de configurações configurável pelo utilizador, mas também é possível que sejam removidas antes da versão final. Podem representar apenas um teste para uma personalização dos OEM mais integrada.

O Google não é a favor de temas personalizados, seria surpreendente mudarem de posição sobre o assunto tão cedo.