Novo Windows 11: Maior segurança contra ataques de phishing — saiba como funciona

A Microsoft está a implementar uma nova funcionalidade de proteção contra phishing no Windows 11. Agora, o sistema alertará os utilizadores quando copiarem e colarem a sua senha do Windows em websites e documentos. É recomendado ativar a Proteção Avançada contra Phishing nas configurações do Windows Security para obter essa proteção extra.

De acordo com o BleepingComputer, a Microsoft está expandindo a Proteção Aprimorada contra Phishing do Windows 11 com um novo recurso que alertará os utilizadores quando eles copiarem e colarem suas senhas do Windows em sites e documentos.

Novo Windows 11: Maior segurança contra ataques de phishing — saiba como funciona 1

A gigante do software introduziu o recurso de proteção aprimorada contra phishing com o lançamento do Windows 11 22H2, com o objetivo de proteger as credenciais do Windows dos utilizadores contra roubo por hackers. No entanto, esse recurso de segurança só alertava os utilizadores quando eles digitavam manualmente sua senha do Windows em um documento ou página de login em um site.

Embora seja altamente recomendável que use um dos melhores gerenciadores de senhas para armazenar e preencher suas senhas com segurança, muitos utilizadores ainda preferem fazer as coisas do jeito antigo, copiando e colando de uma lista. Agora, a Microsoft está adicionando proteção contra cópia e colagem ao seu programa de proteção aprimorada contra phishing do Windows.

Como habilitar a Proteção Aprimorada contra Phishing no Windows 11

Uma vez habilitado, esse recurso de segurança atualizado mostrará um aviso sobre os perigos da reutilização de senhas quando os utilizadores do Windows 11 copiarem e colarem suas senhas do Windows em um documento ou em um site. Como a reutilização de senhas pode permitir que hackers acedam aos suas outras contas assim que tiverem uma de suas senhas, a Microsoft agora recomenda que os utilizadores alterem a senha local da conta do Windows assim que perceberem que copiaram e colaram a senha.

Vale salientar que a proteção contra phishing da empresa não está ativada por padrão no Windows 11 e precisará ativá-la manualmente para obter a proteção extra que ela oferece. Isso pode ser feito indo para Segurança do Windows > Controle de aplicativos e navegadores > Proteção baseada em reputação e, em seguida, Proteção contra phishing. Aqui, deve ativar a chave e marcar as outras opções abaixo.

De acordo com o BleepingComputer, a Proteção Aprimorada contra Phishing do Windows agora funciona com o Firefox e o Excel – embora ainda não funcione com aplicativos de anotações de terceiros como Notepad2 ou Notepad++.

Ficar seguro contra ataques de phishing em seu PC com Windows

Mesmo com a Proteção Aprimorada contra Phishing do Windows ativada, ainda é necessário estar atento a e-mails e ataques de phishing para se manter seguro online.

Portanto, é importante ter muito cuidado ao abrir e-mails de remetentes desconhecidos e evitar clicar em links ou anexos que possam conter. Se um e-mail tiver uma linha de assunto em branco ou que pareça suspeita, é melhor ignorá-lo.

Outra coisa a ser observada nos e-mails de phishing é um senso de urgência. Hackers e outros criminosos cibernéticos costumam tentar obter uma resposta emocional para que as potenciais vítimas respondam às suas mensagens. É por isso que é importante manter a cabeça fria ao revisar sua caixa de entrada, pois os hackers geralmente tentam enganá-lo fornecendo um prazo para responder, caso contrário, corre o risco de perder o acesso a uma de suas contas.

Seguindo essas dicas e ativando a Proteção Aprimorada contra Phishing do Windows, estará mais próximo de se proteger contra hackers. No entanto, também é recomendável instalar um dos melhores pacotes de software antivírus em seus computadores, caso o malware consiga chegar ao seu PC por meio de sua caixa de entrada.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!