Android Geek
O maior site de Android em Português

Novo protocolo 802.11ax promete ligações wifi mais rápidas do que nunca

O WiFi tal como conhecemos está em vias de dar um salto muito qualitativo, e para isso já foram dados os primeiros passos para o surgimento dos produtos compatíveis com o protocolo 802.11ax, que irá oferecer muitas melhorias se comparado com o 802.11ac.

Novo protocolo 802.11ax promete ligações wifi mais rápidas do que nunca 1A Qualcomm anunciou dois novos SoC (system-on-chip) voltados para o novo padrão AX; um deles é para as infraestruturas de rede, e o outro para dispositivos.
Os chips em si são um detalhe, e o mais importante é o seu significado. O anúncio significa que o novo protocolo está mais próximo de chegar ao mercado, até porque, segundo as previsões da Qualcomm é que os primeiros aparelhos a serem equipados com estes novos chips chegarão ao marcado ainda no primeiro semestre de 2017.

Mas o que tem de especial o novo protocolo? Ao contrário do que se pode pensar, a tecnologia não foi pensada para tornar as redes mais rápidas, mas sim para as tornar mais eficientes e capazes de suportar mais dispositivos ligados. Afinal de contas, a GSM Association crê que uma casa com quatro pessoas terá em média 50 dispositivos ligados até 2022, e de nada serve ter uma rede rápida se temos problemas com as ligações.

Por isso, o protocolo 802.11ax suporta até 12 streams: oito na frequência de 5 GHz, com maior desempenho e velocidade, e quatro de 2,4 GHz, compatíveis com dispositivos mais antigos e que cobrem uma área maior.
Assim, em termos práticos, a vantagem do AX é a possibilidade de realizar tarefas mais pesadas em largura de banda em mais dispositivos ao mesmo tempo e sem perda de desempenho. Isso, claro, quando falamos de redes locais.

Com esta novidade, as redes WiFi ficarão melhores não apenas nas nossas casas, mas a tecnologia deve proporcionar melhores ligações em espaços públicos, onde muitas vezes se ligam dezenas ou mesmo centenas de pessoas em simultâneo.

No entanto é sempre bom relembrar que o 802.11ax não irá substituir os padrões anteriores. O AX é uma evolução da tecnologia atual que mantém a retrocompatibilidade com os dispositivos antigos, enquanto o AD é algo diferente, que usa altas frequências de rádio para atingir altas velocidades a curtas distâncias, mais especificamente para transmissões entre dois aparelhos no mesmo espaço.

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma 😉

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma ;)
close-link