Nova tecnologia de dissipação de calor Xiaomi usa válvula Tesla

À medida que o desempenho dos smartphones melhora, para além dos parâmetros principais, a configuração da dissipação de calor tornou-se gradualmente o centro das atenções, uma vez que a forte dissipação de calor pode manter uma CPU / GPU em alta frequência durante muito tempo, o que se traduz num melhor desempenho em produtividade ou jogos. Actualmente, o arrefecimento dos Smartphones está dividido em dois tipos: um é o arrefecimento ativo, que depende de acessórios para o arrefecimento auxiliar, como os ventiladores de telefone de jogos; e o outro é o arrefecimento passivo comum, também conhecido como arrefecimento VC líquido ou através de outra composição de material.

À medida que o desempenho dos smartphones melhora, para além dos parâmetros principais, a configuração da dissipação de calor tornou-se gradualmente o centro das atenções, uma vez que a forte dissipação de calor pode manter uma CPU / GPU em alta frequência durante muito tempo, o que se traduz num melhor desempenho em produtividade ou jogos.

Actualmente, o arrefecimento dos Smartphones está dividido em dois tipos: um é o arrefecimento ativo, que depende de acessórios para o arrefecimento auxiliar, como os ventiladores de telefone de jogos; e o outro é o arrefecimento passivo comum, também conhecido como arrefecimento VC líquido ou através de outra composição de material.Hoje, a tecnologia de dissipação de calor da próxima geração de Xiaomi chamada “Xiaomi Loop LiquidCool Technology” foi oficialmente anunciada. Trata-se de uma tecnologia de arrefecimento de bombas de anel auto-desenvolvida, que a Xiaomi afirma ser a tecnologia de arrefecimento orientada para o futuro.

Tecnologia Loop LiquidCool da Xiaomi:

Xiaomi Loop LiquidCool Technology | Xiaomi Heat Dissipation Technology

Oficialmente, a tecnologia de dissipação de calor Xiaomi de última geração refere-se ao método de refrigeração usado na aviação aeroespacial e satélites, o liquido refrigerante é bombeado para a área de aquecimento do telefone, através da mudança de fase vapor-líquido, de modo a que a condução de calor de alta velocidade forme um circuito de refrigeração unidireccional suave.

Tecnologia Xiaomi Loop LiquidCool

Oficialmente, a bomba de frio de loop consiste num evaporador, condensador, cavidade de compensação e tubos de vapor e líquido. O evaporador está na área da fonte de calor da placa-mãe do telefone e, quando o processador e outras fontes de calor operam em alta carga, o líquido frio evapora num estado de vapor e direciona o fluxo de ar para os tubos de vapor.

Xiaomi Loop LiquidCool Technology | Xiaomi Heat Dissipation Technology

Quando o vapor flui para o condensador, condensando em líquido, e depois para a cavidade de compensação para o evaporador para reabastecer o líquido frio, depois o ciclo continua sem ser necessária energia adicional. Embora o princípio da mudança de fase seja o mesmo que a refrigeração de líquido VC, devido a estruturas diferentes, o efeito prático é muito diferente.

A refrigeração de líquido VC convencional é incapaz de separar vapor e líquido, de modo que o vapor quente que se move em direção ao condensador e o líquido frio que regressa ao evaporador movimentam-se em direções opostas e se cruzam, o que torna difícil fazer regressar o líquido em condições para reiniciar o ciclo. Devido ao design especial da tubulação de vapor, tem uma redução significativa de 30% na resistência das vias aéreas e fluxo de vapor mais suave, permitindo assim que o calor seja direcionado para a extremidade fria em qualquer estrutura, resultando em 100 % de aumento na potência máxima de transferência de calor.

Xiaomi Loop LiquidCool Technology | Xiaomi Heat Dissipation Technology

A razão para a circulação unilateral é o aumento da estrutura de válvula Tesla na cavidade de compensação, semelhante ao efeito da válvula unidirecional, o líquido é disponibilizado normalmente através da válvula Tesla para o evaporador na circulação direta, o vapor é disponibilizado do evaporador para o compensador na circulação reversa, contando com o design especial dentro da válvula Tesla para fazer o fluxo de vapor melhorando a eficiência da circulação gás-líquido.

Xiaomi Loop LiquidCool Technology | Xiaomi Heat Dissipation Technology

Graças à válvula Tesla que permite um fluxo unilateral de calor, separação vapor-líquido e design de canal de vapor de baixa resistência, a forma de bomba de frio em forma de anel auto auto desenvolvida pela Xiaomi pode ser mais eficiente, quase sem empilhamento dentro da estrutura do equipamento. Finalmente, o representante da Xiaomi mencionou que a tecnologia será lançada em produção em massa no segundo semestre de 2022, de acordo com a linha de produtos da Xiaomi, é esperado que seja o Xiaomi MIX 5 a estrear esta tecnologia.

Fonte 1, Fonte 2

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!