A capacidade de partilhar arquivos e pastas com rapidez e facilidade no Drive é o que o torna um dos melhores utilitários de armazenamento em nuvem da atualidade, mas também atrai todos os tipos de tentativas de spam e phishing.

Nova ferramenta de bloqueio do Google Drive quer acabar de vez com o spam 1

A nova Solução do Google permite que qualquer pessoa bloqueie outra conta ao clicar com o botão direito num arquivo partilhado e selecionando a opção "Bloquear". Os utilizadores bloqueados não podem partilhar itens convosco, e o Drive irá ocultar qualquer conteúdo enviado anteriormente dessa conta.

Relacionado:  LG vai dar música da boa no #ONESTEP4MUSICFEST

Existem alguns limites para esta nova ferramenta. o utilizador não poderá bloquear utilizadores do seu próprio domínio. Infelizmente, não há como bloquear preventivamente e só o podemos fazer após a receção de spam e não há nada que impeça os spammers de voltar á carga com novos endereços de e-mail. Felizmente, o bloqueio limita os utilizadores de interagir convosco através de outras aplicações e serviços.

Nova ferramenta de bloqueio do Google Drive quer acabar de vez com o spam 2

O Google diz que essa funcionalidade está numa fase de lançamento gradual e pode levar até 15 dias para chegar a todos os utilizadores. Quando chegar vai ser para todos os utilizadores, onde se inclui Workspace, G Suite e contas pessoais.