Android Geek
O maior site de Android em Português

Next Image 2020. O concurso de fotografia da Huawei termina a 31 de julho

Ambos os concursos terminam a 31 de julho, e a lista de vencedores do concurso global que é o maior concurso de fotografia para smartphones do mundo só será anunciada, oficialmente, em meados de Setembro de 2020. Para quem ainda quer participar neste concurso, basta ter um smartphone da Huawei e submeter no site global ou no Instagram as suas melhores fotografias.

O concurso Huawei Next Image 2020 e o passatempo local #NextImagePT da Huawei registaram, até ao momento, mais de 10 mil participações. Ambos os concursos terminam a 31 de julho, e a lista de vencedores do concurso global que é o maior concurso de fotografia para smartphones do mundo só será anunciada, oficialmente, em meados de Setembro de 2020.

Next Image 2020. O concurso de fotografia da Huawei termina a 31 de julho 1

Para quem ainda quer participar neste concurso, basta ter um smartphone da Huawei e submeter no site global ou no Instagram as suas melhores fotografias. O concurso global Huawei Next Image 2020 vai atribuir mais de 70 prémios entre prémios em dinheiro num valor até 10 mil dólares (9200 euros) e smartphones Huawei P40 Pro, o flagship da marca considerado por diversas organizações como o melhor smartphone de fotografia do ano 2020.

No passatempo local #NextImagePT, lançado em Maio com o objetivo de incentivar a comunidade online portuguesa da Huawei a testar as câmaras dos vários modelos de smartphones da marca, a Huawei tem distinguido a cada duas semanas um vencedor. O 5º e último vencedor será anunciado na primeira semana de Agosto. 

4º vencedor do concurso #nextimagept Portugal é…

Next Image 2020. O concurso de fotografia da Huawei termina a 31 de julho 2Esta semana, e mais uma vez em conjunto com um dos cinco fotógrafos portugueses embaixadores deste projeto, a Huawei escolheu a fotografia vencedora de Filipe Bonito – @filipe_bonito. O 4º vencedor do passatempo #nextimagept, a decorrer no Instagram, captou uma fotografia a preto e branco, que representa a metáfora de uma andorinha através da lente do Huawei P Smart 2019.

Relembramos que os vencedores locais recebem o visionário Huawei P40 Pro, uns incríveis Huawei Freebuds 3 e ainda um Voucher de 50€ para gastar em produtos Huawei online. 

Categoria Perto Longe

A Huawei desafiou o fotógrafo José Ramos, embaixador da categoria Perto Longe/ Near Far do concurso Next Image 2020, para nos fazer viajar com as suas grandes angulares e mostrar que mesmo longe, podemos estar perto, através da lente do Huawei P40 Pro

 

 

DICAS DO FOTÓGRAFO PROFISSIONAL JOSÉ RAMOS

Next Image 2020. O concurso de fotografia da Huawei termina a 31 de julho 3José Ramos é fotógrafo de Paisagem e médico Psiquiatra. As suas imagens procuram a beleza da uma Natureza vibrante e intemporal, as suas histórias trazem-nos reflexões sobre quem somos e sobre o mundo que habitamos. Com uma vasta experiência em fotografia, acrescentou nos últimos dois anos os smartphones ao seu conjunto de ferramentas de criação de conteúdos, tendo colaborado com várias fabricantes. Mais recentemente, aceitou o desafio de se tornar embaixador da Huawei Portugal e júri do Concurso Next-Image 2020, tendo percorrido algumas das incríveis paisagens do nosso País, que fotografou com o Huawei P40 Pro. Para José Ramos o processo de criação de uma imagem memorável de natureza/paisagem tem várias etapas: preparação e planeamento, captura, composição e seleção/edição. 

 

Preparação e Planeamento

Na “Preparação” é essencial certificarmo-nos de que temos todo o equipamento necessário. Caso a ferramenta escolhida seja o smartphone, o único acessório extra verdadeiramente indispensável será um pano de microfibra para limpar as lentes do aparelho. O planeamento das imagens é extremamente importante, quando queremos atingir resultados específicos. A maior parte das fotografias de paisagem impactantes são captadas durante, pouco antes ou pouco depois do nascer ou pôr do sol, altura em que a luz é mais intensa, colorida e cativante. É crucial verificar a orientação do sol no local específico que queremos fotografar, através de uma app ou site específico para o efeito. 

 

Captura

Next Image 2020. O concurso de fotografia da Huawei termina a 31 de julho 4O Huawei P40 Pro oferece ferramentas extraordinariamente interessantes para captura de imagens de paisagem, que tornam possível captar imagens memoráveis. O modo Fotografia aplica um algoritmo de processamento que, muitas vezes, permite captar com sucesso imagens com variações de luminosidade extremas, recuperando o detalhe nas zonas muito luminosas e/ou escuras. Quando o modo Fotografia não permite atingir o resultado desejado, recomenda-se a mudança para o modo Pro. Em ambos os modos podemos experimentar os diferentes Modos de Imagem, que processam de forma distinta as cores e contraste. 

 

Uma das grandes surpresas para o José na utilização do P40 Pro foi o modo Água Sedosa, que podem encontrar na secção Mais e subsecção Pintura de Luz. O modo Água Sedosa faz uma primeira exposição da imagem, “congelando” os seus elementos fixos, adicionando progressivamente um efeito de longa exposição nos elementos móveis da foto, neste caso a água, criando um efeito incrível e semelhante ao obtido em longas exposições com câmara fotográfica. 

 

Composição

Para este fotógrafo a composição de uma imagem de natureza é algo de profundamente subjetivo. Acima de tudo é crucial existir um propósito bem definido numa imagem, que responda às questões “O que quero mostrar?”, “Como quero mostrar?”, “O que quero transmitir?”. As opções Grelha e Nível Horizontal são extremamente úteis para ajudar na composição. A opção de Grelha divide a imagem em 9 quadrantes, ajudando a ter uma melhor perceção visual da distribuição dos elementos na imagem enquanto que  o Nível Horizontal é “milagroso” para evitar horizontes tortos.

 

Seleção e Edição

O Huawei P40 Pro tem excelentes algoritmos de processamento de imagem, especialmente no modo Pro, com uma quantidade notável de latitude de edição e boa preservação de detalhe, pelo que José Ramos, apenas, utilizou o RAW como último recurso para as cenas mais difíceis. Após várias capturas com sucesso, o processo de seleção e edição das imagens é um passo fundamental para atingir o resultado desejado. 

 

Existem dois momentos de liberdade criativa no ato fotográfico: na captura, através da composição e técnica fotográfica, e na edição, através dos ajustes da imagem. Na edição de uma imagem podemos tentar aproximar esta o mais possível da realidade que observámos, ou podemos utilizar a edição como forma de dar um cunho pessoal à imagem. Ao editar uma imagem, utilizando o programa nativo de edição da Huawei ou uma app, como o Snapseed e Lightroom, conseguem-se resultados incríveis, o José tenta maximizar o contraste entre as zonas mais claras e escuras da imagem, controlando a exposição, evitando zonas demasiado escuras ou claras.

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!