Android Geek
O maior site de Android em Português

Neffos C9s a análise

Apresento-vos  o Neffos C9s. Este simpático telemóvel pertence à serie C, a gama de entrada da Neffos. E perguntam  agora vocês, mas a Neffos não tinha já um modelo C9?

A TP-Link foi fundada em 1996, trata-se de uma fornecedora global de dispositivos e acessórios de rede e comunicações.

Esta empresa tem equipamentos para estar presente em todos os aspetos da nossa vida quotidiana, e tem sido consistentemente classificada pela empresa de análise IDC como a fornecedora número 1 de dispositivos Wi-Fi.

Neffos C9s a análise 1

E fornece distribuição para mais de 170 países, com uma já generosa gama de produtos de comunicações. Sem falar no seu portfólio de telemóveis, que hoje vou falar sobre um, em especifico, a marca Neffos.

Com 3 gamas de equipamentos desde, o ultra económicos, ao topo de gama. Hoje vou apresentar-vos, mais um simpático telemóvel desta chinesa, que encontra-se no patamar dos económicos.

 

Apresento-vos  o Neffos C9s

 Este simpático telemóvel pertence à serie C, a gama de entrada da Neffos. E perguntam  agora vocês, mas a Neffos não tinha já um modelo C9?

 Correto, e o C9s é uma versão mais "bonita" (depende do gosto de cada um) e mais pequena do original. Uma vez que em termos de especificações são muito semelhantes, mas com alguns melhoramentos mais no que toca ao seu visual e à conectividade.

Neffos C9s
 
 Neffos C9Neffos C9s
Data de lançamento08/201908/2019
Tamanho76,6 mm

158,7 mm

8,5 mm

72,3 mm

148,3 mm

8,9 mm

Peso170g150g
ConstruçãoMetalPlástico
Ecrã5.99"

IPS 720 x 1440 px

5.71"

IPS 720 x 1500 px

AndroidAndroid 8.0Android 9.0
ProcessadorQuad Core - 1.5Ghz

MediaTek MT6739WW

Quad Core - 2 Ghz

MediaTek Helio A22

RAM2 GB2 GB
Memória interna16 GB32 GB
SensoresImpressão digital

Acelerômetro

Bússola

Sensor de luz

Proximidade

Acelerômetro

Bússola

Sensor de luz

Proximidade

 

Câmara traseira13 MPX CMOS f.2213 MPX CMOS f.22
Câmara frontal8 MPX5 MPX
Bluetooth4.15.0
NavegaçãoA-GPS

GLONASS

GPS

A-GPS

Galileu

GLONASS

GPS

Bateria3840 mAh3000 mAh

 

Como podem ver a diferença entre os dois, com um ano de diferença são praticamente  atualizações nos sistemas de comunicação. Com acréscimo do sistema Galileu, atualização da versão do Bluetooth e a versão do Android que passou para a 9 Pie.

 No que toca ao resto, temos pequenas "alterações" que podem ou não influenciar o vosso gosto pessoal. Como caso do material usado, redução no tamanho da bateria e a ausência do sensor de impressão digital.

Neffos C9s a análise 2

 Mas calma, mais abaixo vou dar a minha opinião sobre o assunto, e qual foi a minha experiencia de utilização deste equipamento. Bem como se fiquei realmente satisfeito com este modelo S.

 

O que vem na caixa

 Aqui temos um conteúdo muito simples, a Neffos simplificou, e na caixa podemos contar com o carregador de parede de 5V e um cabo micro USB, este é um carregador standard para os dias de hoje.

 E com ele conseguem carregar na totalidade o vosso Neffos C9s mais ou menos em 3 horas. Depois temos a papelada do costume, guia rápido, garantias e afins e uma pelicula de plástico para o vidro do C9s, e claro o próprio telefone.

 

Design e Construção

Bem vamos então falar de design e de construção do Neffos C9s. Para começar, o C9s todo ele é plástico, mas este é daqueles equipamentos, onde a empresa não se descuidou na construção e sequentemente na sua robustez.

 Antes pelo contrário, já que a Neffos, publicita o estresse dos testes feitos aos seus modelos de equipamentos.

Neffos C9s a análise 3

 E pelo tempo que pude experimentar o C9s, posso comprovar que este ele é resistente. O Neffos C9s tem uma carcaça em plástico em que a traseira é uma peça única, não removível que se funde com as bordas do dispositivo.

 O que lhe proporciona uma boa firmeza, quando o seguramos com uma mão, e de uma boa  distribuição de peso.

 

Nem muito pesado, nem muito leve, mesmo no meio.

 Mas em contra partida o plástico é muito lustroso, o que rapidamente acumula sujidade e impressões digitais, mas nada que uma passagem com a manga da camisa, não resolva.

 No que toca ao seu design propriamente dito, temos um dispositivo com um layout em bloco com bordas arredondas, algo simples e funcional.

Neffos C9s a análise 4

 

 Com um ecrã imersivo, o novo ecrã da empresa - "Dewdrop" com 5.71 polegadas apresenta um rácio ecrã/corpo de 87% e uma taxa de proporção de 19:9, com a presença de um painel tátil GFF com muita luz à mistura.

 Temos a presença de um entalhe muito reduzido na parte superior de forma albergar a câmara frontal com uma coluna para as chamadas, e um led, bem forte para as nossas notificações.

Telefone no quarto a carregar à noite com led ligado… não recomendo.

Já as margens laterais, estas são reduzidas, onde podem contar com uma margem inferior, vá "simpática" apenas com logo da Neffos. Até aqui temos uma disposição segura de componentes no dispositivo e já aceite pelo publico no geral. Mas, temos algo diferente ou pelo menos algo que já não estava habituado a ver.

Estou me a referir à disposição dos botões de volume e energia, que estão em extremidades opostas do telemóvel.  No lado esquerdo temos o botão de volume e no lado direito temos o da energia, bem como a entrada para os cartões Sim e microSD.

Já agora, o Neffos C9s vem com o sistema Dual nano Sim, mas para terem os dois cartões simultaneamente a funcionar, perdem lugar para um cartão microSD.

Neffos C9s a análise 5

Mas voltando ao que estava a falar dos botões, ah, Sim! Os botões de volume e energia do C9s, vêm em extremidades opostas do dispositivo.

Ao contrário de outros equipamentos que tenho testado. Faz diferença?

Honestamente no início há uma curva de aprendizagem para voltar aprender a encontrar os botões, mas depois de uma voltas com ele, lá nos habituamos.

E posso dizer que até comecei a gostar, pelo simples facto de simplificar o processo de tirar prints ao ecrã. Mas claro que isto é subjetivo e vai depender de cada um.

De resto continuamos com uma entrada de Jack 3.5 no topo e uma entrada micro USB e duas grelhas, uma estética e outra é uma coluna de som e um microfone, na parte inferior.

Neffos C9s a análise 6

Por ultimo na traseira, temos o logo Neffos onde poderia estar um sensor de impressões digitais, mas não temos isso com o C9s, e câmara de 13 MPX com AI e flash no canto superior esquerdo.

Desempenho e Hardware

Agora vem o elefante na sala! Quando se fala de desempenho em equipamentos deste segmento. Como é de esperar aqui não vamos ter grandes resultados de benchmarks, nem comparativos gráficos e afins.

Mas sim uma análise genuína de uma utilização diária, de um cromo qualquer, como tantos outros. Claro que esta vai variar de pessoa para pessoa, e não querendo generalizar o publico em geral.

Mas, pelo que vejo quando circulo por ai, e vejo as pessoas de cabeças baixas, ombros contraídos a olhar para o seu minúsculo ecrã nas mãos, como se fossem o Golum do "Senhor dos Anéis", em que só falta, cuspira a mítica frase! - "My precious! "

Neffos C9s a análise 7

Sim sou bué cusco! E enquanto as pessoas estão focadas no seu telemóvel, eu no metro pelo menos já rodei 5 diferentes sem ter que tirar o meu do bolso ou sair do sitio, agora pensem.

A maioria está em redes sociais, noticias, YouTube e jogos de arcada. Por isso tendo em conta este estudo de mercado altamente fidedigno…

O que posso dizer sobre o Neffos C9s, bem apesar de ter só 2Gb de RAM e um processador de baixo consumo (o que é bom para a bateria). Ele até é bastante, "rapidinho", claro que vai ter um pequeno encrave aqui e ali quando tentamos aplicar aqueles filtros faciais da moda.

Mas consegue lá chegar, sem grandes problemas, com uma média de 500MB livres com vá entre (10 a 15 aplicações ) abertas.

E o C9s funciona sem problema, sendo possível alternar entre elas e todas estão disponíveis para utilização imediata. No entanto, não nos podemos esquecer que isto é graças também ao Android 9, uma vez que está otimizado a nível da gestão de RAM, mesmo em equipamentos com pouca RAM.

Já em termos de performance gráficas, vá jogos muitos simples, com gráficos 2D com animação à mistura, irão rodar pacificamente. Mas obviamente que jogos mais exigentes os frames vão começar a cair.

Por ultimo Benchmarks, bem no caso do Aututu o Neffos C9s obteve a modesta pontuação de 70464, e honestamente para o equipamento que é, será mais que adequado.

Neffos C9s a análise 8

Mas um campo que muita gente não costuma falar, é o seu desempenho no que toca à captura de sinal. Afinal de contas a empresa mãe da Neffos é a TP-Link.

Uma empresa de acessórios, e redes de telecomunicações e apesar da se tratar de uma gama de entrada, não podiam deixar de incorporar um pouco do seu ADN no equipamento.

Ao utilizar a tecnologia TAS (Transmitting Antenna Switching – Comutação de Antena de Transmissão) A TP_link, afima ter resolvido dificuldades causadas pelo bloqueio de sinal devido à forma de como seguramos os nossos telemóveis.

Neffos C9s a análise 9

A implementação da Tecnologia de Diversidade de Antenas GSM, juntamente com um design de antena otimizado garante uma qualidade de chamadas clara e estável. Alocando mais espaço para a antena GSM e garantindo que esta tem uma excelente desempenho de radiação, e um posicionamento mais rápido e preciso.

Como moro e trabalho num centro populacional (Lisboa e Almada), com muitas antenas. A falha de rede não é propriamente um problema, mas mesmo em zonas com tuneis e parques subterrâneos, sempre tive sinal e boa qualidade de chamada.

Mas onde realmente notei um grande ponto positivo, foi no seu sinal de GPS. Uma vez que o Neffos C9s vem com o sistema Galieu. O sinal é rápido a sintonizar e não se desvia do trajeto mesmo no meio de prédios e cruzamentos.

Neffos C9s a análise 10
Sim, fui de bicicleta, mas dentro do comboio e não na ponte 🙂

Software

O Neffos C9s vem com o Android 9.0 Pie instalado, com a versão de segurança de agosto de 2019(até à data) com uma máscara por cima - "Iniciador da Neffos".

A empresa pretende oferecer uma experiência totalmente user-friendly através do assistente de informação, assistente de migração e alternador de temas personalizados.

Podem contar logo no início quando estiverem a configurar o vosso Neffos com um Assistente de Migração, para migrarem os vossos contactos, mensagens, histórico de chamadas, fotos, vídeos, ficheiros e aplicações do vosso telefone antigo para o novo de forma rápida, e com uma simples leitura de um QR code.

Também podem contar com a presença de um Assistente de Informação, de forma a "tentar" competir com o Assistente da Google (Já disponível em português de Portugal).

Podem ver em tempo real a meteorologia, o vosso cronograma, as notícias e outras informações frequentemente utilizadas com o simples deslizar do ecrã para a esquerda.

Bem como, um Browser e um Alternador de Temas Personalizados. Honestamente sou uma fã do visual mais puro do Android, mas reconheço que a marca queira se distinguir das restantes.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Em contrapartida, com esta Interface vão perder o sistema de gestos que a Google introduzi com o Android 9. E passam a utilizar os botões virtuais. Aqui a Neffos poderia ter sido, simpática e dar a opção de escolha, fica a dica.

Tirando isso, em termos de usabilidade é fluido, no entanto em medições da bateria, reparei que esta interface externa, era das aplicações que mais consumia energia. Algo que poderia ser evitado, mesmo tendo em conta a boa durabilidade da mesma.

Neffos C9s a análise 11

Ainda falando em software, uma vez que o C9s não vem com um sensor de impressões digitais, este é feito através do desbloqueio facial.  Que funcionando com a mais recente tecnologia de IA, onde consegue validar se somos nós, através da deteção dinâmica de 106 pontos-chave faciais.

Neffos C9s a análise 12

Funciona, mesmo se tivermos com bonés ou óculos de leitura, mas sou uma geração mais antiga e prefiro o desbloqueio pelo sensor de impressões digitais.

 

Câmaras

Aqui infelizmente o que para muitos é um ponto decisivo na compra de um telemóvel, são as  câmaras fotográficas!

O Neffos C9s aqui revelou o seu ponto mais fraco, uma vez que a qualidade final das fotos,  podia ser melhor, tendo em conta o sensor de 13 MPX e a presença de AI.

As fotos vem com muita exposição e assim que a luz começa a diminuir perde detalhe, a aplicação é simples com opção de alternar entre vídeo e fotografia, e as respetivas câmaras.

Com opção de efeito bokeh "digital" muito forçado, e às vezes não funciona, bem como o suposto AI que nem sempre era reconhecido.

Já para não falar efeito de beleza da câmara frontal igualmente forçado mesmo com a opção de AI ligado.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Bateria

Relativamente a bateria a Neffos manteve-se conservadora e instalou uma bateria de 3000 mAh. É uma bateria mais pequena comparativamente ao modelo C9, mas não deixa de ser mais do que suficiente, graças à automatização do Android Pie.

Conseguem ter bateria suficiente para um dia inteiro e ainda resta algum para o inicio da manhã seguinte. Mas, a parte chata é que caso queiram carregar o vosso telemóvel novamente até aos 100% vão precisar de umas boas 3 horas.

Por isso mesmo, é que já ponho o telemóvel a carregar à noite, quando me vou deitar. Bolas esqueci-me das notificações ligadas e o raio do Led não para de piscar!

 

Conclusão

O Neffos C9s é o que posso chamar de um Minor Upgrade à versão C9 do ano passado.

Agora em plástico com cores berrantes, um ecrã com as proporções da moda e um entalhe, sem falar da ultima versão do Android e versões mais recentes dos componentes de comunicações (Bluetooh e GPS).

No entanto à outros aspetos que poderiam ter sido melhorados, e não foram. Como o caso das câmaras, a bateria foi encolhida e apesar do sistema de desbloqueio facial presente e funcional.

Podiam ter mantido o sensor de impressões digitais!

Neste momento tirando algumas promoções da Black Friday podem encontrar o C9s abaixo dos 100 euros, no entanto o C9 ainda consegue em preço normal ser mais económico. Por isso será que vale a pena o upgrade? Será que vale a pena o upgrade da versão 8 para a 9 do Android, ou do novo layout ?

Pessoalmente diria que não, apesar de preferir sempre a versão mais atualizada do Android, mas ter a versão Pie sem os gestos… não obrigado.

Sem falar que ainda sou muito fã da presença de um sistema de impressões digitais, em termos de usabilidade e segurança e claro versão pura do Android, mas isso é a minha opinião, a vossa pode obviamente ser diferente.

 

Pontos positivos

  • Construção
  • Sinal rede
  • Design

Pontos negativos

  • Câmaras
  • Interface utilizador
  • preço

 

 

 

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais