Android Geek
O maior site de Android em Português

Microsoft planeia nova tentativa, Apps Android no Windows 10 em 2021

Agora a empresa voltou-se de novo para este objetivo, com a segunda tentativa intitulada de Project Latte, sendo o objetivo final trazer as aplicações Android para o Windows 10, o mais tardar no outono de 2021. 

A Microsoft planeia uma segunda tentativa de trazer apps Android para o seu sistema operativo, Windows 10. A primeira tentativa foi em 2015, sob o nome Project Astoria, que trouxe suporte para aplicações Android no Windows 10 Mobile, mas que foi cancelado posteriormente em 2018. Agora a empresa voltou-se de novo para este objetivo, com a segunda tentativa intitulada de Project Latte, sendo o objetivo final trazer as aplicações Android para o Windows 10, o mais tardar no outono de 2021.

Microsoft planeia nova tentativa, Apps Android no Windows 10 em 2021 1

Segundo a informação vinda do Windows Central, o novo projeto irá ser muito provavelmente desenvolvido em Subsistema do Windows para Linux. Quando for tornado oficial, os desenvolvedores vão poder trazer as suas aplicações para o Windows 10 facilmente, sem muitas alterações no seu código. As aplicações vão vir num pacote MSIX, um formato de pacote de app antes de serem submetidas à Microsoft Store.

O Subsistema do Windows para Linux permite que os desenvolvedores executem um ambiente GNU/Linux, incluindo a maioria das ferramentas de linha de comando, utilitários e aplicativos, diretamente no Windows, sem modificações e sem a sobrecarga de uma máquina virtual tradicional ou instalação dual boot.

Se a Microsoft conseguir o seu objetivo, a sua Microsoft Store poderá ganhar várias centenas de aplicações. No entanto a grande pergunta é, como vai ser a imagem no Windows devido ao tamanho substancial dos ecrãs de PC, por comparação com o mais pequeno smartphone? Serão aplicações que poderão entrar em modo fullscreen ou apenas em janelas?

Relacionado:  Meizu pode apresentar programa Android 11 beta amanhã

A fonte também menciona que o Project Latte poderá nem suportar os Serviços Google, pois a Google não permite os Serviços Google serem instalados em máquinas que não suportem Android ou Chrome OS. Por isso aplicações que necessitem dos Serviços Google, podem ter de remover esse requisito para a sua versão Windows.

Microsoft planeia nova tentativa, Apps Android no Windows 10 em 2021 2

Se a Microsoft for bem sucedida com o Project Latte, vai tornar o Windows numa plataforma com suporte para diferentes pacotes incluindo, PWA, UWP, Win32 e Linux. E também tornar os equipamentos equipados pelo Windows 10 em ARM, mais apetecíveis aos consumidores.

A Microsoft é esperada que anuncie o projeto no próximo ano, e que liberte sob a atualização Windows 10 no último trimestre de 2021.

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!