Android Geek
O maior site de Android em Português

MediaTek lança novos chipsets direccionados a equipamentos de baixo custo

A MediaTek é famosa pelos seus chips que alimentam dispositivos na extremidade inferior do espectro, mas hoje a MediaTek anunciou um novo subconjunto de chips destinado a tornar os dispositivos nesse segmento significativamente melhores.

O primeiro chip da nova família “A” é chamado Helio A22 e é baseado no Cortex-A53 da Arm, combina quatro desses núcleos com uma GPU PowerVR da classe GE da Imagination. De acordo com a MediaTek, o processador será até 30% mais rápido e a GPU até 72%, comparado ao que chamam de “concorrentes directos”. Com esta afirmação, supomos que se refiram ao Qualcomm Snapdragon 429, que também possui um chip Cortex-A53 quad-core.

MediaTek lança novos chipsets direccionados a equipamentos de baixo custo 1

O Helio A22 terá uma velocidade máxima de clock de 2GHz, que é 0,05 GHz mais rápida do que o Snapdragon, o que significa que a MediaTek deve ter conseguido o aumento de desempenho principalmente através de outras otimizações.

O chip poderá utilizar os tipos de memória LPDDR3 e LPDDR4x, dependendo das preferências do fabricante, e suportará até 4 / 6GB de RAM. É improvável que vejamos um dispositivo económico com 6 GB de memória DDR4, mas nunca se sabe.

A MediaTek está orgulhosa por finalmente ter um processador a usar a arquitetura de 12nm, tornando o A22 mais eficiente e menor, reduzindo os custos de fabrico. Este é um grande passo para os dispositivos de baixo custo, considerando que os chips anteriores nesse segmento eram principalmente de 28 nm, e os telefones atuais têm chips de 10 nm.

O novo processador será poderoso o suficiente para o utilizador médio, mantendo os preços dos dispositivos baixos.

Melhorando em um dos pontos mais fracos dos telefones baratos, a câmara, o novo chip suportará uma única lente com um sensor de até 21MP ou uma combinação de câmara de 13MP + 8MP. Os telefones com o Helio A22 também terão o AI Face Unlock, outro recurso que normalmente associamos a dispositivos mais caros.

Este anúncio é uma ótima notícia para os consumidores. Independentemente se o vosso próximo telefone tiver este chip exato, a concorrência no mercado é vital para o desenvolvimento de produtos melhores.

 

Fonte: MediaTek via AnandTech

Ajuda-nos a chegar mais longe, partilha com os teus amigos

Obrigado pela visita!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Ajuda-nos a chegar mais longe, partilha com os teus amigos

Obrigado pela visita!
close-link