MediaTek Dimensity 9000 será poderoso, mas custa quase o dobro que o seu antecessor

Estes detalhes foram fornecidos pelo conhecido leaker Digital Chat Station, que revelou também que o Dimensity 9000 irá começar a ser enviado no primeiro trimestre de 2022.

O chip MediaTek Dimensity 9000 deverá custar quase o dobro do seu antecessor – o MediaTek Dimensity 1200 – e os dispositivos equipados com o mesmo serão, portanto, significativamente mais caros do que seriam de outra forma. No entanto em comparação com o próximo chipset Snapdragon 8 Gen1 da Qualcomm, que deverá ser anunciado esta semana na Tech Summit, este será significativamente menos dispendioso.

Estes detalhes foram fornecidos pelo conhecido leaker Digital Chat Station, que revelou também que o Dimensity 9000 irá começar a ser enviado no primeiro trimestre de 2022. Num curto espaço de tempo, juntar-se-á ao chip de gama média superior Dimensity 7000, que deverá pôr fim ao domínio do chip Snapdragon 870 no mercado.

MediaTek Dimensity 9000 será poderoso, mas custa quase o dobro que o seu antecessor 1

Quando o chip Dimensity 9000 entrar em funcionamento, irá tornar-se no novo topo de gama da MediaTek, e substituirá o chip Dimensity 1200, que foi introduzido no início deste ano. Será construído utilizando o processo de fabricação de 4nm, o que deverá resultar numa melhoria do desempenho, reduzindo também o consumo de energia. De acordo com a empresa, o novo chipset sub-6GHz 5G é o primeiro chip de smartphone do mundo a utilizar um núcleo Cortex-X2 com uma velocidade de clock de até 3.05GHz, além de ser o primeiro chip de smartphone do mundo a incluir Bluetooth 5.3.

MediaTek Dimensity 9000 será poderoso, mas custa quase o dobro que o seu antecessor 2

Os núcleos são organizados numa configuração 1+3+4, com um único “ultra core” Cortex-X2, acompanhado por um cluster de “super núcleos” 3X Cortex-A710 cronometrados até 2,85Ghz e funcionando num único chip. Ambos os chipsets serão suportados por um conjunto de quatro núcleos Cortex A510 de alta eficiência a funcionar em 1.8Ghz. Um total de 14MB de cache é fornecido pelo chipset, que suporta velocidades de RAM LPDDR5x de até 7500Mbps.

De acordo com as expectativas, o Dimensity 9000 estará disponível no mercado em fevereiro, e a próxima série de smartphones flagship da Redmi, K50 poderá ser uma das primeiras a incluir este poderoso chipset da Mediatek.

 

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!