Mediatek atravessa tempestade que ela própria criou

A Mediatek parece estar a viver momentos muito complicados. Apesar de todos os esforços com o intuito de acompanhar a boa prestação da Qualcomm, estão com dificuldade em conseguir vender o seu principal SOC para dispositivos de topo, o Helio X20.

Segundo o relatório do Taiwan’s Economic Daily, a Mediatek possuiu uma quantidade muito considerável de SOCs Helio X20, que mesmo tentando vender a preço de saldo, não encontra qualquer fabricante interessada neles. Segundo as informações disponibilizadas, e uma vez que a Mediatek ja possui o Helio X30, também ele com dificuldades em encontrar um aparelho que o queira usar, a empresa está disposta a vender cada unidade do Helio X20 por uns meros $20. E ainda assim nenhuma OEM parece estar disposta a aproveitar o chip.

Alguns smartphones que usam processadores da Mediatek:

Se a aposta das OEMs fosse no novo topo de gama, Helio X30, era perfeitamente compreensível que não estivessem interessados no X20, no entanto a Mediatek parece estar com dificuldades em conseguir encontrar uma fabricante disposta a usar qualquer um deles. o X30. Estamos a falar de prejuízos muito avultados para a empresa.
Para piorar a situação, a Qualcomm parece ter dado a "cajadada" final à Mediatek, ao apresentar os novos Snapdragon 660 e 630 que têm uma ótima relação qualidade VS preço.

Relacionado:  Sony Xperia 1 III Oficial com ecrã 4K 120HZ e lente telefoto variável

A Mediatek é muito conhecida por não disponibilizar os drivers dos seus chips para novos sistemas operativos que vão surgindo no mercado. Pessoalmente penso que esse seja o principal fator que mantém as OEMs longe da Mediatek. Utilizando processadores dessa empresa, as fabricantes de smartphones, simplesmente não conseguem garantir updates de firmware aos seus clientes, e estes por sua vez optam por equipamentos com alta possibilidade de serem atualizados... logo ficam longe de equipamentos com Mediatek.

Por isso, a Mediatek está a colher os frutos que tem vindo a plantar nos últimos anos. Ou muda a sua estratégia, ou verá as grandes OEMs deixar de trabalhar com eles.

Para conseguir escoar o stock dos chips, terá de baixar ainda mais o preço, e só assim terá algumas fabricantes de menor dimensão a usar os seus SOCs.

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!