Android Geek
O maior site de Android em Português

O malware SimBad afeta 150 milhões de utilizadores da Google Play Store - vejam a lista completa de aplicações

Recentemente, os investigadores de segurança de TI da Check Point descobriram um ataque de malware sofisticado que visa utilizadores do Android em todo o mundo por meio da loja de aplicações da Google Play Store. Até agora, um total de 150 milhões de utilizadores do Android foram vítimas do malware. De acordo com a informação, este malware chamado “SimBad” infecta principalmente simuladores e disfarça-se de anúncios para evitar suspeitas.

Recentemente, os investigadores de segurança de TI da Check Point descobriram um ataque de malware sofisticado que visa utilizadores do Android em todo o mundo por meio da loja de aplicações da Google Play Store. Até agora, um total de 150 milhões de utilizadores do Android foram vítimas do malware. De acordo com a informação, este malware chamado "SimBad" infecta principalmente simuladores e disfarça-se de anúncios para evitar suspeitas. Uma investigação detalhada descobriu que o código malicioso está oculto por trás do kit de desenvolvimento de software (SDK) para fins de marketing e é difícil de encontrar.

O SimBad pode redirecionar as vítimas para o site comprometido e instalar mais aplicações maliciosas da Play Store ou do servidor remoto para implementar ataques de phishing. Os investigadores da Check Point, Elena Root e Andrey Polkovnichenko, disseram que este malicioso SDK pode enganar facilmente os programadores. Eles podem nem mesmo saber a verdadeira intenção do que criaram. Pode ser visto que o ataque não foi iniciado para uma região específica, nem o programa malicioso foi desenvolvido pelo mesmo programador.

O SimBad funciona infectando o dispositivo de destino, e a aplicação maliciosa oculta o ícone do programa malicioso, mas, quando usado, exibe anúncios em segundo plano, resultando em receita fraudulenta. Dessa forma, o malware não atrairá a atenção ou causará suspeita.

De acordo com a Check Point, a maioria das aplicações infectadas são jogos de simulador, editores de fotos e aplicações de papel de parede. Aqui estão as dez principais aplicações que estão atualmente infectadas com o malware SimBad:

  1. Simulador de Escavadeira Pesada de Neve (10.000.000 downloads)
  2. Hoverboard Racing (5.000.000 de downloads)
  3. Real Tractor Farming Simulator (5.000.000 downloads)
  4. Condução de Resgate de Ambulância (5.000.000 de downloads)
  5. Simulador de Ônibus de Montanha Pesada 2018 (5.000.000 downloads)
  6. Driver de emergência de caminhão de bombeiros (5.000.000 de downloads)
  7. Farming Tractor Real Harvest Simulator (5.000.000 de downloads)
  8. Desafio de estacionamento de carros (5.000.000 downloads)
  9. Jet Ski Racing (5.000.000 downloads)
  10. Golpe de Carro de Navegação na Água (5.000.000 de downloads)

Cliquem AQUI para uma lista completa. A boa notícia é que a Check Point já reportou ao Google e muitas dessas aplicações foram removidas da Play Store. No entanto, se tiverem instalada alguma dessas aplicações, removam-nas agora e verifiquem o vosso dispositivo com um software antivírus confiável.

 

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais