Lente de formato livre Xiaomi Mix 4: Como consegue fotos ultra-grande angular sem distorção?

A fotografia é parte integrante das nossas vidas desde que os smartphones se estrearam com câmaras de alta reolução e é tempo de repensarmos a forma como utilizamos esta tecnologia.

Na noite de 10 de Agosto, Xiaomi apresentou o trabalho de três anos: Xiaomi Mix 4. Entre muitos destaques do dispositivo, o maior destaque é a 'câmara CUP' sob o painel, que se torna o primeiro telefone Xiaomi com uma câmara debaixo do ecrã.

A fotografia é parte integrante das nossas vidas desde que os smartphones se estrearam com câmaras de alta reolução e é tempo de repensarmos a forma como utilizamos esta tecnologia.

Lente de formato livre Xiaomi Mix 4: Como consegue fotos ultra-grande angular sem distorção? 1

Com o trabalho continuo de fabricantes como a Xiaomi, podemos tirar fotografias com cada vez mais qualidade e menos esforço.

Lente de formato livre Xiaomi Mix 4: Como consegue fotos ultra-grande angular sem distorção? 2

Hoje, Xiaomi detalhou oficialmente as características e benefícios da lente Xiaomi Mix 4. A Xiaomi MIX 4 utiliza pela primeira vez uma lente ultra-angular de 120° de forma livre. Ao calcular a aberração de cada campo de visão no plano completo da imagem, cada ponto da imagem é corrigido um a um para criar uma.

Xiaomi Mi MIX 4 como tirar fotos ultra grande angular quase sem distorção?

A frequência de utilização das lentes ultra-angulares na fotografia de smartphones aumentou gradualmente com a melhoria da qualidade da imagem ultra-angular. Isto porque as lentes ultra-angulares podem não só captar mais das imagens, mas também ter vantagens na composição que outras lentes não permitem. A lente ultra grande angular tira uma fotografia mais tridimensional, e a disposição da frente, intermédia e longa distância pode abrir o espaço, para realçar a profundidade e as camadas da imagem, e o conteúdo é completo, mas também mais impactante visualmente.

A tradicional lente ultra grande angular, devido à maior parte da curvatura fixa da lente asférica rotacionalmente simétrica, produzirá até cerca de 20% de distorção. Para a correcção da distorção, geralmente os smartphones utilizam um algoritmo anti-distorção, através do corte do ecrã para conseguir aplicar uma correcção, mas depois o problema é que o corte levará à perda de parte da visão grande angular. O Mi MIX 4 utiliza outro método anti-distorção a nível de hardware para uma fotografia ultra-angular sem distorção: a lente de superfície ultra-angular de forma livre.

A lente de superfície Mi MIX 4 de forma livre é mais flexível

Ao calcular a deformação de cada campo de visão da imagem holográfica, cada ponto da imagem é corrigido um a um, quebrando a simetria rotacional para criar uma curvatura única da lente sem corte algorítmico e quase sem distorção direta a 120°.

Relacionado:  Youtube faz história na plataforma

Lente de formato livre Xiaomi Mix 4: Como consegue fotos ultra-grande angular sem distorção? 3

A tradicional lente angular ultra larga é concebida simetricamente de acordo com o eixo central, e a curvatura de qualquer ponto é a mesma sob o mesmo raio, semelhante a uma bola de futebol. O desenho simétrico do eixo central leva a aberrações ópticas geradas por diferentes campos de visão quando a luz passa através da lente. Como a lente de forma livre do Xiaomi Mi MIX 4 a ultra grande angular fica quase livre de aberrações.

A lente de forma livre da Xiaomi Mi MIX 4 é uma combinação de superfícies assimétricas, irregulares e complexas de forma livre, mais como um balão cheio de água, com a curvatura a mudar continuamente no mesmo raio, para que se possa controlar a aberração da luz e distribuir livremente a intensidade da luz em diferentes áreas do campo de visão tanto quanto possível, e ainda controlar o ângulo de entrada, deflexão direção e diferença de alcance de luz , para suprimir aberrações e, finalmente, apresentar fotos com apenas cerca de 1% de aberração de margem, com a margem da imagem quase "horizontal e vertical" como no mundo real.

Integração ultra grande angular com a tecnologia Smart Fusion

A lente ultra-angular da Xiaomi Mi Mix 4 não só proporciona um ângulo de visão mais amplo com anti-distorção ao nível do hardware, mas também tem uma excelente qualidade de imagem geral. Com o modo ultra amplo activado, em algumas cenas a câmara principal e ultra ampla permite filmagem ao mesmo tempo, fundindo as duas fotos numa só imagem com a tecnologia SmartFusion. A área central da fotografia é de cerca de 85° de ângulo de visão, tirada pela câmara principal de 108 megapixels.

Lente de formato livre Xiaomi Mix 4: Como consegue fotos ultra-grande angular sem distorção? 4

Em resposta ao problema de longa data da distorção ultra-angular, o Xiaomi MIX 4 consegue a combinação perfeita de não distorção e boa qualidade de imagem ao adicionar lentes de forma livre com integração ultra-angular com tecnologia Smart Fusion, proporcionando uma experiência com a grande angular comparável à da câmara principal.

Fonte

 

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!