Android Geek
O maior site de Android em Português

Lenovo com resultados Trimestrais impressionantes como resultado de uma estratégia bem definida

O Grupo Lenovo ((HKSE: 992) (ADR:

O Grupo Lenovo ((HKSE: 992) (ADR: LNVGY) anuncia hoje os resultados do segundo trimestre fiscal. Pelo terceiro trimestre consecutivo, a Lenovo alcançou um forte crescimento de dois dígitos com a  receita do grupo a alcançar os US $13,4 mil milhões, um crescimento de 14% comparativamente com o ano anterior, registando assim a sua maior receita trimestral nos últimos quatro anos. A empresa também obteve o seu segundo melhor trimestre consecutivo de receita antes de impostos de US $213 milhões, seis vezes mais do que no ano anterior (+ US $178 milhões), já que todas as áreas de negócio registaram um aumento do lucro.

 

No segundo trimestre fiscal, o lucro da Lenovo, no que respeita aos dividendos, aumentou para US $168 milhões, um valor superior aos US $91 milhões e US $29 milhões, verificados nos últimos anos. O lucro no segundo trimestre fiscal foi de 1,41 centavos de dólar ou 11,06 centavos de dólar (HK). O Conselho de Administração da Lenovo declarou um dividendo intermediário de 6,0 centavos de HK por ação.

A receita do segundo trimestre aumentou 14%, para US $13,4 mil milhões, a maior receita trimestral nos últimos quatro anos; e o terceiro crescimento trimestral consecutivo de dois dígitos;

  • No 2º trimestre as receitas antes de impostos cresceram 89% e ascenderam aos US $213 milhões, um crescimento de 503%, com todas as áreas de negócio a registarem aumento dos lucros;
  • Principais marcos atingidos em todas as áreas de negócios:
  • Área de PCs e Smart Devices supera a marca dos 10 mil milhões de dólares e retorna ao número #1 global em PCs, representando 23,7% de quota de mercado*
  • A área de mobile atingiu o melhor break-even operacional da Motorola em todo o mundo
  • O Data Center Group é a área de negócio que mais cresce entre os três principais fornecedores de servidores do X86**

 

Os resultados de hoje mostram que o foco da Lenovo em Transformação Inteligente continua a sustentar com sucesso o nosso crescimento em receita e lucro. Mas os nossos números contam apenas parte da nossa história. Tenho orgulho da forma como estamos a cumprir a nossa estratégia de transformação e a nossa promessa de recuperação. Não há dúvida de que a Lenovo está num período de crescimento forte e sustentável e estou confiante de que nossa missão, estratégia e capacidade de execução continuarão a gerar resultados ainda mais fortes nos próximos trimestres”, disse Yang Yuanqing, Chairman e CEO da Lenovo. 

 

Visão geral dos negócios do grupo

Durante o segundo trimestre, no ano fiscal de 2018/2019, a Lenovo continuou a apostar no crescimento e promoção do conceito “Transformação Inteligente”, graças ao rigor financeiro, à excelência operacional e a um número, cada vez maior, de inovações tecnológicas em todas as áreas de negócios. Etapas decisivas para restruturar negócios e o desenvolvimento de novas competências, tomadas nos trimestres anteriores, estão agora a gerar resultados significativos.

As principais unidades de negócios da Lenovo registaram um crescimento significativo e reforçaram a presença no mercado, com o aumento do prestígio e reputação durante o trimestre:

 

A área de Intelligent Devices, estimulada pela sinergia de plataformas e recursos partilhados, apresentou um forte crescimento de receita de 10%, totalizando US $11,84 mil milhões.

 

• Durante o trimestre, o negócio de PC´s e Smart Devices (PCSD) sob a alçada do International Data Group registou uma receita de US $10,2 mil milhões, um aumento de 18% em relação ao ano anterior, a ser a primeira vez que este negócio ultrapassou US $10 mil milhões. Neste momento, a Lenovo não é apenas líder mundial de vendas de PCs, com uma participação recorde de mercado de 23,7%, mas também lidera o setor em 5%. O trimestre continuou com um forte crescimento de dois dígitos para o segmento premium, incluindo Legion, ThinkStation e categorias Yoga, ThinkPad e IdeaPad – contribuindo para o crescimento em volume, receita e lucro. A empresa continua a apostar na Transformação Inteligente através de inovações em produtos Smart IoT (Lenovo Smart Home Essentials) presentes no Lenovo Smart Display, lançado no início deste ano.

 

• O Mobile Business Group (MBG), integrado no International Data Group também registou melhorias significativas durante o segundo trimestre, adaptando a sua estratégia de recuperação com especial foco na redução de despesas, através da simplificação do portfólio de produtos e concentrando-se nos principais mercados lucrativos. O trimestre registou um importante marco estratégico com um retorno de investimento global da Motorola - reduzindo as despesas operacionais em US $175 milhões em comparação com o segundo trimestre do ano passado. É importante destacar que as remessas norte-americanas aumentaram drasticamente durante o trimestre em 53,4% comparativamente ao segundo trimestre do ano passado, ao mesmo tempo que geram melhor margem de negócio. O crescimento de vendas tem aumentado na América Latina, onde a Lenovo é o nº 2 a nível regional. O negócio chinês melhorou muito a receita, volume e lucro (84,6%, 279,4% e a percentagem de receitas antes dos impostos é de 25,2% respetivamente).

 

O Data Center Group (DCG) da Lenovo registou o seu quinto trimestre consecutivo de lucro (a percentagem das receitas antes dos impostos chegou até 9,5% pts em relação ao ano anterior), com um aumento de 58% no período homólogo, para US $1,5 mil milhões. A Lenovo está a apostar na inovação em soluções que traz ao mercado, destacada pelo forte crescimento do Hyperscale e do Software Defined Infrastructure (SDI), mas também na forma como a empresa introduz essas tecnologias no mercado. As principais parcerias estratégicas globais, como é o caso da NetApp, anunciada em setembro, expandiram significativamente a cobertura do segmento de mercado de gestão de dados e armazenamento da Lenovo.  A Hyperscale tem vindo