Já viram a superfície marciana a cores e em alta resolução?

Um feito que foi a cereja no topo do bolo para a equipa da NASA que trabalhou durante anos na missão e que foi concluída de forma autónoma a milhões de quilómetros da Terra.

Na semana passada o NASA Perseverance rover pousou com sucesso em Marte. Um feito que foi a cereja no topo do bolo para a equipa da NASA que trabalhou durante anos na missão e que foi concluída de forma autónoma a milhões de quilómetros da Terra. O rover já enviou algumas fotos que mostram onde está e como está.


Se algo continua a surpreender sobre o NASA Perseverance, foi a sua capacidade de concretizar uma aterrissagem complexa e ao mesmo tempo bem-sucedida. A centenas de milhões de quilómetros da Terra, a NASA simplesmente não consegue controlar diretamente o rover, na verdade, cada comando ou sinal que recebe. leva onze minutos para ser recebido e processado. A descida à superfície de Marte é de sete minutos de angústia em que a equipa de engenheiros da Terra não tem ideia do que está a acontecer e apenas espera que tudo corra bem.

Correu bem. O rover fez a aterrisagem de forma totalmente autónoma e sem qualquer problema. Isso aconteceu em parte graças ao engenhoso sistema Sky Crane da NASA, um dispositivo de 16 propulsores que pendurou o rover para descer suavemente até terra firme.

Numa imagem partilhada pela NASA podemos ver a espetacular descida capturada do Sky Crane que mostra o NASA Perseverance pendurado:

Relacionado:  ZTE Nubia Z30 Pro Vast deslumbra na sua variante Preto

Rover Drop

Por outro lado, uma fotografia capturada pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter permite ver o rover com o seu pára-quedas descendo na cratera:

Perseverança descida

No solo marciano

Assim que o veículo espacial pousou, enviou uma pequena imagem rápida e difusa para confirmação. Não era grande coisa, mas o suficiente para confirmar que tudo estava bem. Horas depois e com alguma calma, o rover dedicou-se a tirar melhores fotos e enviá-las para a Terra.

Perseverance é um rover de uma dimensão considerável equipado com instrumentos de alta precisão e ferramentas científicas pra recolher amostras de Marte. Mas também possui um total de 19 câmaras e dois microfones para captar todas as informações possíveis do ambiente. Uma dessas câmaras enviou uma fotografia onde podemos ver uma das rodas do rover e parte do solo rochoso de Marte:

Pia24429 1041

Em outra dessas fotos podemos ver o amplo horizonte marciano em alta resolução e cor. No solo, também é possível ver a sombra do rover e, ao fundo, alguns dos vales que cercam a cratera onde o rover está agora:

Pia24430 1041

Via | CNN
Mais informações | NASA

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!