Android Geek
O maior site de Android em Português

Instagram melhora acessibilidade para utilizadores com deficiência visual

A deficiência visual é um assunto sério, tendo em conta que são mais de 285 milhões de pessoas que passam por isso todos os dias por todo o mundo. Muitas dessas pessoas sentem-se limitadas, quando tentam usufruir ou apenas estarem conectadas neste novo mundo digital.

A deficiência visual é um assunto sério, tendo em conta que são mais de 285 milhões de pessoas que passam por isso todos os dias por todo o mundo. Muitas dessas pessoas sentem-se limitadas, quando tentam usufruir ou apenas estarem conectadas neste novo mundo digital. O Instagram quer mudar isso.

O Instagram está mais consciente de quem não consegue ver o mundo como nós

Uma vez que não há muitas aplicações ou serviços com opções de acessibilidade para esses utilizadores. No entanto temos visto uma mudança no desenvolvimento de aplicações, e parece que as coisas estão a mudar ao longo dos últimos anos. Com os programadores e empresas mais empenhadas e conscientes da necessidade de se tornarem mais acessíveis. O Instagram faz parte dessa nova geração, e a versão mais recente da aplicação teve duas melhorias. De forma a facilitar o acesso das pessoas com deficiência visual à aplicação, bem como à partilha de fotos e vídeos.

O Instagram agora adiciona texto alternativo automático a todas as fotos enviadas para o serviço. Bem como usa tecnologia de reconhecimento de objetos(AI), de forma a gerar uma descrição dos elementos que o utilizador tem nas fotos. Se o utilizador for deficiente visual, é possível fazer com que o leitor do ecrã leia as descrições do vosso feed, da secção “Explorar” e nos “Perfis de contas” que possa visitar.

Instagram
Novas opções irão ajudar quem sofre de alguma deficiência visual, com ajuda da comunidade e de AI no Instagram

Com ajuda da comunidade e Inteligência Artifical o Instagram pretende ajudar quem não vê

Também é possível adicionar texto alternativo personalizado se o utilizador quiser contribuir. Desta forma podem fornecer descrições mais detalhadas das fotos que fizerem upload. Basta ir às configurações avançadas na parte inferior do ecrã antes publicarem uma foto. Na secção “Escrever texto alternativo”, quando a selecionarem, terão disponível a opção para descrever a foto em detalhe. As pessoas que tenham os leitores de ecrã ligados, poderão ouvir a vossa descrição.

O Instagram está um pouco atrasado no que toca em adicionar recursos de acessibilidade. Uma vez que a sua empresa mãe, o Facebook, tem um descritor de imagens já alguns anos. Bem como a rede Twitter, apesar de ser uma uma aplicação mais orientada ao texto com imagens. Esperamos que mais aplicações sigam o exemplo para o benefício de quem precisa. Instagram referiu igualmente que este é apenas o primeiro passo para se tornar mais consciente no que toca à acessibilidade e melhorar o acesso à sua aplicação.

 



Fique atento à nossa página do Facebook e Twitter para obter as notícias em primeira mão.

Fonte

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais