Android Geek
O maior site de Android em Português

Como imprimir diretamente de um dispositivo Android

Os dispositivos Android hoje em dia podem fazer praticamente qualquer coisa (embora ainda esteja à espera de um que tire cafés), desde o armazenamento de músicas, até ao tratamento massivo de documentos do Word. Outra grande característica é a capacidade de imprimir a partir de um dispositivo Android.

Não tem uma impressora com Wi-Fi? Isso não significa que não possa imprimir. Na verdade, a Google criou uma forma de ligar a uma impressora com a sua conta do Chrome no seu telefone, de modo a poder imprimir com facilidade. A instalação pode parecer um pouco confusa, então compilamos um guia útil que vai ajudar a configurar corretamente o serviço, e colocar tudo a funcionar em poucos minutos.

Ligando-se ao Google Cloud Print

Como imprimir diretamente de um dispositivo Android image

Enquanto a maioria das impressoras são capazes de imprimir através do Bluetooth, Wi-Fi, ou de outro método rápido, nem toda a gente  tem uma impressora que suporta essas funcionalidades. E algumas simplesmente não gostam da ideia de executar pedidos enviados pela nuvem, e é aqui onde entra o Google Cloud Print. Ao registar a sua impressora, está a conectá-la à Internet, e poderá operá-la a partir de qualquer lugar, desde que tenha uma boa ligação à internet.

No entanto, é preciso ter em mente que, enquanto a maioria das impressoras são capazes de trabalhar através do Google Cloud Print, há algumas que não o conseguem fazer. Para poupar o trabalho de tentativa e erro, a Google compilou uma lista de impressoras que funcionam com o Cloud Print .

  1. Inicie o Google Chrome no seu computador;
  2. Faça login no Google Chrome caso não esteja logado;
  3. Clique no menu botão (representado por um ícone que mostra 3 linhas horizontais, 3 pontinhos se estiver a executar o processo num Chromebook) no canto superior direito da janela;
  4. Selecione Definições;
  5. Clique em Mostrar configurações avançadas;
  6. Desça até a secção do Google Cloud Print e clique em Gerir;
  7. Clique  em Adicionar impressoras
  8. Será agora mostrado a lista de todas as impressoras disponíveis. Basta selecionar as que deseja adicionar, clique em  Adicionar impressoras. Ele deve detetar a impressora e, a tarefa está feita.

Como imprimir a partir do telefone?

Como imprimir diretamente de um dispositivo Android image

Alguns telefones vêm com o Google Cloud Print já instalado (principalmente aqueles que possuem versões do Android puro ou quase puro). Se for esse o caso, então não se preocupe com o download. Se o seu telefone não tiver essa aplicação,  pode obtê-la aqui.

Depois de ter o Google Cloud Print instalado, não tem que executar a aplicação para imprimir. Olhe para essa aplicação como um simples add-on. Depois basta certificar que tem a mesma conta Google no telefone, do que aquela que usou anteriormente no Google Chrome.

  1. Abra um documento que deseja imprimir (isso pode ser qualquer documentos do Google Drive).
  2. Ir ao  menu  (os 3 pontos no canto superior direito).
  3. Clicar em imprimir e ele irá levá-lo para uma nova página.
  4. Clique na seta para baixo que fica à direita do Salvar como PDF.
  5. Selecione a impressora para onde deseja imprimir. Se não a encontrar, clique nos  Todas as impressoras …  para obter uma lista de todas as impressoras disponíveis.
  6. Quando estiver tudo pronto, clique no botão de impressão (o círculo azul que se parece com uma impressora).

Imprimir páginas da web e mensagens do Gmail

Pode imprimir páginas web e mensagens do Gmail através do Google Cloud Print. O processo é basicamente o mesmo, por isso não terá qualquer problema para executar o processo.

  1. Abrir o Gmail ou o Google Chrome.
  2. Quando encontrar o deseja imprimir selecionar o  botão de menu (3 pontos).
  3. Uma lista de opções será mostrada. Selecionar  Imprimir.
  4. Ele vai levá-lo diretamente para a página de impressão, onde pode selecionar a impressora correta.
  5. Clique em imprimir  quando tiver tudo definido.

 

Esperamos que vos tenha sido útil. Funcionou? conta-nos tudo nos comentários.

Fique atento à nossa página do Facebook e Twitter para obter as notícias em primeira mão.
1 comentário
  1. José Diz

    Ótimo

Comentários estão fechados.