Android Geek
O maior site de Android em Português

ikimobile Bless Plus, análise ao smartphone Made In Portugal

Criada em 2015, a ikimobile é uma marca de telemóveis portuguesa que fabrica produtos eletrônicos, desde smartphones, acessórios a scooters elétricas. Com olho para a inovação e com uma gama de oferta de smartphones com um visual único.

Criada em 2015, a ikimobile é uma marca de telemóveis portuguesa que fabrica produtos eletrónicos, desde smartphones, acessórios a scooters elétricas. Com olho para a inovação e com uma gama de oferta de smartphones com um visual único. A ikimobile tem como foco uma matéria prima, muito portuguesa e amiga do ambiente. Estamos a falar da “cortiça”. Que para além de um produto nacional e que não pode ser reproduzido lá fora. Têm características muito interessantes.

Mas voltando à nossa review. Cortesia da ikimobile, tive a oportunidade de testar o seu topo de gama mais recente, o Bless Plus. Este smartphone premium vem equipado com especificações a condizer, fiquem com o resumo.

Bless Plus especificações

  • Android Oreo 8.1
  • Processador Octa Core Mediatek P20
  • Ecrã 5.99 TFT  FHD
  • 6 GB de RAM
  • 64 GB de memoria, expansivel até 128 via cartão TF
  • Setup duplo de câmeras traseiras de 16 MP e 8 MP
  • Câmera frontal de 16 MP
  • Sensor de impressões digitais na traseira
  • Face unlock
  • Bateria de 3500 mAh
  • USB Type C
  • Carregamento wireless

 

Apenas de realçar que estas são as especificações mencionadas no site da ikimobile. 

Efetivamente trata-se de um smartphone muito bem equipado, mais o facto de que a sua traseira é de cortiça. Seja qual for o lugar onde estejam, assim que tirarem o telefone do bolso preparem-se para serem o centro das atenções. Mas isso vem com um preço, e o Bless Pluss é comercializado por 360 euros. Que pessoalmente achei um valor elevado, mesmo com estas especificações todas.

O que vem na caixa

E sinceramente a experiência premium começa logo aqui, somos brindados com uma caixa onde a “capa” se assim lhe podemos chamar é uma película de cortiça. E quando vamos abrir a mesma, dá nos a sensação que estamos abrir um cofre de jóias. No interior temos o nosso Bless Plus bem acomodado dentro de uma moldura de cortiça de forma a evitar movimentos dentro da mesma. Logo por baixo temos uma gaveta onde podemos aceder ao manual que vem em português, algo raro de ver nestes unboxes. Bem como o carregador AC, cabo USB Type C, auriculares, adaptador type C para phones (já lá vamos) e uma capa de silicone. Tudo muito bem embalado e com o símbolo de fabrico português!

Construção e Design

Vou ser sincero, este segmento levantou algumas dúvidas sobre como iria abordar a questão. E espero que percebam o que quero dizer.

Comecemos, o iki Bless Plus já vem com o padrão de ecrã de 18:9 com 5.99 polegadas com uma resolução FH+. Não é um Amoled mas tem um bom contraste de cores com muito brilho, mesmo em ambientes com muita luz, e sem entalhe obrigado ikimobile. No entanto temos uma moldura ao longo do smartphone de plástico, e claro a sua traseira de cortiça.

Bless Plus o melhor telefone Made In Portugal

Bless Plus smartphone com cortiça portuguesa

Atenção que o que vou mencionar a seguir parte da minha opinião pessoal.

Apesar do Bless Plus acompanhar as tendências mais atuais de design como o formato de ecrã, e um formato “geral” mais moderno. Comparativamente com o seu irmão mais novo o KF5Bless Cork Edition. A sua moldura de plastico fez me levantar algumas dúvidas, se algum smartphone premium teria este tipo de acabamentos. Que ao contrário do KF5Bless tinha uma construção mais robusta, mais premium por assim dizer.

No entanto acredito que a escolha de materiais tenha fundamento, no qual vou abordar mais à frente. Na parte frontal do Bless Pluss temos um ecrã de 5.99 polegadas com duas molduras bem generosas. Na moldura inferior temos o logo da empresa, e na superior ostenta a câmera frontal com capacidade para reconhecimento facial, um led de notificações capaz de ofuscar qualquer um. E uma coluna para as nossas chamadas bem como os restantes sensores de luz e proximidade.

Na sua traseira toda ela em cortiça temos o setup duplo das câmeras o flash led, e o sensor de impressões digitais. Na sua parte inferior temos a nossa porta USB type C, um microfone,  bem como uma coluna bastante forte, mas que facilmente é bloqueada. Pela sua disposição quando seguramos horizontalmente o smartphone para jogar ou ver um vídeo. A lateral esquerda é desprovida de qualquer input, ficando o lateral direita encarregue dos botões de volume e power. Na zona superior temos apenas a ranhura para entrada de cartões SIM e micro SD. E pela descrição já se devem ter apercebido, mas infelizmente o Bless Plus não tem uma entrada de áudio jack.

 

Performance

No que toca à performance o Bless Plus vem equipado com um processador Helio P20 MT6757 V/CD Octa-Core, com 8 cores individuais com uma velocidade de 2.3GHz.(Apesar deste equipamento especificamente vir com o P25 as especificações de ambos são semelhantes) E apesar deste processador já quase dois anos, durante a utilização diária não notei qualquer tipo de dificuldade por parte do smartphone. Claro que também temos que ter em conta que Bless Plus vem equipado com 6 GB de RAM o que ajuda bastante na gestão das aplicações bem como o Android Oreo 8.0.

E apesar de não ter obtido resultados espantosos no Geekbench e no Antutu como seria de esperar. Pessoalmente gosto de medir a performance dos equipamentos de uma forma qualitativa, através da sua experiência de utilização. E posso dizer que o Bless Plus surpreendeu-me pela positiva neste campo. Não notei quaisquer dificuldades ou lentidão a alternar entre aplicações ou a jogar os clássicos. Claro que se falarmos de títulos de jogos maiores, aí a coisa já complica devido à GPU.

E agora vou abordar o que quis dizer no ponto anterior, sobre a escolha de materiais para este smartphone. Durante os testes realizados houve um caso real onde fiquem muito admirado. Enquanto estava de viagem recorri ao GPS do Bless Plus e para meu espanto, para a duração da viagem que foi longa. No final o smartphone não estava quente. Isto deve-se às características de dissipação de calor da cortiça. Que neste cenário é algo positivo, fora que me apercebi do mesmo quando carregava o smartphone. Apesar da frente de vidro estar quente. As suas laterais e traseira estavam relativamente frescas.

Câmeras

E falando em câmeras temos aqui um setup duplo de câmeras na traseira deste smartphone para a principal temos 16.3MP (F/1.8), enquanto que a secundária é 8.3MP (F/2.2). Enquanto que para a frontal temos um sensor de 16.3MP (F/1.8) tal como na traseira. Ambas câmeras gravam em Full HD, mas infelizmente não fiquei impressionado com os resultados. 

ikimobile Bless Plus, análise ao smartphone Made In Portugal 19
Setup duplo de câmeras, e sensor de impressões digitais

Atenção não estou a dizer que obtive maus resultados, mas a ausência de um estabilizador vai complicar as vossas sessões fotográficas. Em alguns casos, em que eu ou o objeto em questão estava imóvel. Até obtive bons resultados, mas se juntarmos movimento à equação começamos a notar um certo blur nas fotos. No entanto reparei que as fotos obtidas geralmente vêm com níveis de contraste e saturação mais baixos, o que por norma captura com mais exatidão o que estamos a ver sem grandes exposições.

A aplicação da câmera tem vários modos de fotografia bem como um modo auto. Igualmente temos disponível modos com efeito bokeh, beleza, panorâmico, efeito monocromático, e ainda um modo profissional que nos deixa melhorar a composição da foto, e claro gravar vídeo. Já para a câmera frontal temos gravação de vídeo e modo beleza e  efeito monocromático para as nossas selfies. Mas fiquem com exemplos e tirem as vossas próprias conclusões.

Software e extras

Apesar do Bless Plus vir com um Android Stock, versão Oreo 8.1 (8.0 no nosso caso). Desde já aplaudimos essa opção por parte da ikimobile pois melhora bastante toda a experiência de utilização dos utilizadores sem carregar demasiado o sistema com animações desnecessárias. Tenho que salientar que empresa portuguesa incorporou pequenos tweaks. Nomeadamente no input de gestos, e funções extras no sensor de impressões digitais.

Que desde já tenho que deixar claro que apesar de ser preciso, demora muito a desbloquear o smartphone, o que me levou várias vezes a pensar que tinha falhado a leitura. Em contrapartida o desbloqueamento facial funciona muito bem e é rápido. Inclusivo adicionaram a opção de iluminar todo o ecrã em ambientes escuros.

O que possibilita o uso mesmo no escuro. Ao qual dei por mim a usar mais o face unlock pela diferença de velocidade, bem como por essa vantagem. Apesar de tudo o sensor de impressões digitais é programável. Sendo possível usar o mesmo como opção de recuar, home button, ou simplesmente tirar uma foto, o que também é prático.

 

Bateria

Esta talvez este foi o ponto mais positivo do Bless Plus. Com 3500 (3800) mAh de bateria mesmo com um ecrã de 5.99 polegadas deu para quase dois dias de utilização “descansada”. Mas lembram-se do teste que mencionei no inicio da review? Bem para além de não ter aquecido ao fim de duas hora com GPS ligado ainda tinha bateria suficiente para o resto do dia. Fora que voltando à questão da dissipação de calor, sendo este o principal inimigo da bateria. Um smartphone capaz de regular bem a sua temperatura possibilita uma melhoria na vida útil da bateria. E apesar do Bless Plus não ter carregamento rápido vem com carregamento wireless. Esperem um smartphone com uma traseira feita de cortiça, é capaz de carregar via wireless? É verdade também fiquei admirado mas é verdade.

Conclusão

A empresa ikimobile está a fazer um esforço de forma a marcar presença no mercado português. E tem se notado uma evolução nítida nos seus produtos. E o Bless Plus é caso disso, no entanto penso que o preço ainda é demasiado elevado para o smartphone. No entanto se este equipamento se encontra-se a um preço abaixo dos 300 euros. Acredito que iria ter muito mais adesão.

Pontos Positivos:

  • Dissipação termica
  • Performance no dia à dia
  • Bateria

Pontos Negativos:

  • Sensor de impressões digitais
  • Preço
  • Câmerasikimobile Bless Plus, análise ao smartphone Made In Portugal 49






Fique atento à nossa página do Facebook e Twitter para obter as notícias em primeira mão.

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais