Android Geek
O maior site de Android em Português

Huawei vai deixar de desbloquear o Bootloader de forma oficial. Deviam estar preocupados?

No início deste mês, houve relatos de que os utilizadores da Huawei e Honor não estavam a conseguir aceder à página para gerar códigos de desbloqueio do bootloader. A página foi removida sem informações adicionais, mas ainda aceitavam solicitações num documento do Google Docs e a distribuir os códigos de desbloqueio para o bootloader. Hoje, surge a indicação de que Huawei (e Honor) irá parar de fornecer códigos de desbloqueio completamente.

Huawei vai deixar de desbloquear o Bootloader de forma oficial. Deviam estar preocupados? 1

O anúncio mostrado acima é da página de desbloqueio da Huawei. Foi descoberto pela primeira vez por membros XDA no fórum Honor View 10. O anúncio diz que pararam o serviço de código de desbloqueio para "fornecer uma melhor experiência ao utilizador e evitar problemas causados por ROM s não oficiais." O serviço será interrompido em 60 dias. Isso significa que os dispositivos antigos têm cerca de dois meses e os novos dispositivos nunca serão elegíveis.

Compreendemos que os mais entusiastas de ROMs personalizadas possam ficar algo desapontados, mas é preciso compreender que isto faz parte da evolução da marca. Crescer implica novos desafios e responsabilidades, tanto nas nossas vidas , como para os fabricantes de smartphones, como é o caso da Huawei.

Ora vejamos, a Huawei vendeu (por exemplo) cerca de 10 milhões de equipamentos da linha P10, se 10 milhões de utilizadores instalarem uma ROM com problemas e tiverem que recorrer aos serviços de apoio ao cliente da Huawei, facilmente se entende que existe aqui um problema evidente sobre como dar resposta a todos. Mesmo que a resposta seja, "com Bootloader desbloqueado a garantia é inválida".

A Huawei tem evoluído muito nos últimos anos, e essa evolução também é evidente na EMUI e nos firmware dos seus equipamentos, honestamente já instalei centenas de ROMS personalizadas, mas muito raramente o fiz num equipamento Huawei. Porquê? Porque não achei necessário.

Os equipamentos Huawei vêm bem optimizados, e com inúmeros recursos extra através da EMUI, para além disso recebem regularmente updates de segurança. Pelo que esta decisão de não fornecer códigos de desbloqueio do bootloader é simplesmente (para mim) um não problema.

Os códigos de desbloqueio do bootloader permitem aos utilizadores fazer coisas como instalar o TWRP, usar ROMs personalizadas e ter acesso root. Não fornecer os códigos de desbloqueio essencialmente torna os dispositivos inúteis para os criadores de ROMS.

A empresa ainda não divulgou uma declaração oficial (além do anúncio pop-up) sobre esta situação.

Qual a vossa opinião? Quantos de têm um Huawei com uma ROM costumizada? Deixem nos comentários.

FONTE: XDA

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais