Android Geek
O maior site de Android em Português

Primeiras impressões Huawei P40 Lite! O primeiro P40 já está à venda em Portugal

As especificações, qualidade de construção e primeiras impressões levam a crer que temos aqui um vencedor em todas as frentes. É verdade que não temos os serviços Google instalados de origem, mas sem querer revelar.. revelo que já conseguimos instalar a Play Store e tudo da Google no Huawei P40 Lite. Vamos continuar a brincar (testar!) o Huawei P40 Lite 4G intensivamente e trazer-vos uma análise completa na próxima semana.

Parece que foi há um ano que vimos um Lite da gama P da Huawei e se pensarmos bem foi mesmo. Como habitual os Lites da família P chegam um pouco mais cedo que os equipamentos padrão e Pro. Aconteceu isso com o P30 Lite e a história repete-se com o P40 Lite.

Os Huawei Lite são provavelmente a gama de telefones da Huawei, que mais sucesso tem feito em território nacional. E não é de admirar, temos tudo o que precisamos e queremos nos modelos Lite da Huawei a um preço sempre apetecível.

Desempenho, autonomia e claro, as câmaras fotográficas, tudo num preço simpático, sendo que as carteiras dos portugueses agradecem.

Huawei P40 Lite
Já está diponível em Portugal o Huawei P40 Lite

 

Huawei P40 Lite é o primeiro Lite com HMS em vez de serviços Google

Sim, é isso mesmo, depois do Huawei Mate 30 Pro, a próxima geração de telefones da Huawei, não vem com os serviços da Google (GMS).

Mas calma, será isso o fim do mundo? Antes de tudo, caso sejam como eu, um fan boy da Google e dos serviços. Consigo perceber a vossa reticencia inicial, mas acompanhem-me, pois, podem ficar surpreendidos. Para além disso já explicámos aqui, como instalar os GMS em equipamentos Huawei. Fica a dica!

 

Primeiras impressões Huawei P40 Lite 4G

O P40 (pouco) Lite apesar de se tratar de um equipamento de gama média, fica cada vez mais próximo das variantes superiores. Olhem bem para estas especificações:

Huawei P40 Lite

Sistema operativo  Android 10.0 (AOSP + HMS); EMUI 10 
Dimensões   159.2 x 76.3 x 8.7 mm 
Construção  Plástico 
Ecrã  LTPS IPS LCD 6.4 polegadas, 1080 x 2310 pixeis 
Processador  HiSilicon Kirin 810 (7 nm) 
GPU  Mali-G52 MP6 
RAM   6 GB 
Memória interna  128 GB interna, expansível até 256 GB 
Câmaras traseiras  48 MP, f/1.8, 26mm, 1/2.0", 0.8µm, PDAF 

8 MP, f/2.4, (grande angular) 

2 MP, f/2.4, 27mm (macro), 1/5.0", 1.75µm 

2 MP, f/2.4, (profundidade) 

Câmara frontal  16 MP, f/2.0, 1/3.1", 1.0µm 
Bateria  4200 mAh 
Extras  Carregamento rápido de 40W 

Sensor biométrico lateral 

Entrada para auscultadores 3.5mm 

 

Bem só por saber que em 2020 temos um telefone com uma entrada para auscultadores, já cpataram a minha atenção!

Mas fora de brincadeiras, já viram estas especificações? E tudo por 329euros. O P40 Lite vem com a última versão do Android 10 e com a EMUI 10 da Huawei, e tem por base o sistema Android, vocês podem instalar aplicações Android.

Huawei P40 Lite
Android 10 e EMUI 10 - Nota 10

Vão poder ir à mesma ao Instagram publicar as vossas fotos, ver os dramas nos murais do Facebook dos vossos amigos, e também jogar os vossos jogos.

O P40 Lite apesar de não vir com a loja da Google, vem com a Loja da Huawei – a AppGallery, e os seus serviços (HMS).

A AppGallery da Huawei, é umas das maiores lojas de aplicações Android, com milhões de utilizadores e uma grande comunidade de programadores ativos.

E muitas das aplicações que vocês, devem usar, já se encontram lá. Por exemplo fiquei bastante surpreendido por ver uma grande oferta de aplicações de serviços portugueses, já disponíveis.

Casos de sucesso como o MBWay, ViaVerde e as aplicações GOV dos serviços públicos entre outras. Para além do mais, aplicações como FaceBook, Whatsapp e Instagram já estão disponíveis nos seus próprios sites , para poderem instalar a aplicação deles no vosso telefone.

Resumindo,  podem fazer a vida que já antes faziam com o vosso telemóvel. E aqui entre nós, existem outras lojas e formas, mas depois eu explico em mais pormenor na análise completa.

Agora que já falámos daquilo que vos preoecupa. Vamos ao que realmente interessa

Durante o tempo que pude brincar com o P40 Lite, destaco três aspectos, pelos quais, me apaixonei imediatamente:

  1. As câmaras
  2. A bateria
  3. Design

4 câmaras que prometem

Huawei P40 Lite
Na minha opinião, a melhor e mais elegante forma, de dispor as lentes das câmaras fotográficas num telemóvel

Bem, vou só deixar aqui um cheirinho, para depois irem ler em pormenor a análise. Mas só posso imaginar, se estas câmaras fazem isto, imagino as outras versões P40.

O P40 Lite vem com uma configuração de 4 sensores: 48 MP, f/1.8, 26mm, 8 MP, f/2.4, (grande angular), 2 MP, f/2.4, 27mm (macro), 1/5.0" e 2 MP, f/2.4, (profundidade). E claro uma câmara frontal de 16 MP, f/2.0.

Para além do esperado: modo noite e retrato, temos tanta coisa, filtros, AI, realidade aumentada, modo profissional, time lapse e até vídeo com slow motion.

O P40 lite vem equipado ao nível de muitos dispositivos de gamas superior, e deverá satisfazer muita gente, no que toca ao departamento fotográfico.

Autonomia para dois dias?

E depois temos a bateria, e que bateria. Os seus 4200 mAh para além de terem energia, para dar e vender, beneficiam do Android 10 e da optimização do EMUI 10. Atrevo-me a dizer, que me esqueço de o carregar, e mesmo que isso aconteça, com 24 min já tenho 50% de bateria.

Atenção, já há muitos telefones que fazem isto, é verdade, mas nenhum é comercializado nesta faixa de preços, abaixo do PVP 330 euros.

Simples, elegante e funcional, tal como eu gosto!

Primeiras impressões Huawei P40 Lite! O primeiro P40 já está à venda em Portugal 1

Por último, é um telefone bonito! Ecrã 6.4 Full HD, pena não ser AMOLED, mas não se pode ter tudo. Temos aqui o mesmo layout que encontrei no Huawei Nova 5T.

Primeiras impressões Huawei P40 Lite! O primeiro P40 já está à venda em Portugal 2

Ecrã com um furo minúsculo, para a câmara frontal no topo do lado esquerdo do telefone, margens entre o ecrã e a carcaça mínimas. No entanto apesar de vir com vidro 2.5D, sinto que as bordas laterais são um pouco, "afiadas". Algo que se sente, quando o seguramos e aplicamos alguma pressão.

A traseira apresenta um design limpo, onde apenas temos a ilha quadrada, no canto superior esquerdo com as suas 4 câmaras.

 

Primeiras impressões Huawei P40 Lite! O primeiro P40 já está à venda em Portugal 3

A unidade que estamos a testar vem em tons de verde esmeralda, o que lhe dá um toque de elegância e visual premium.

Os botões de volume estão na lateral, assim como o botão  de ligar/desligar,que é simultaneamente um sensor de impressões digitais, tudo arrumado no lado direito, e no lado esquerdo a entrada para os cartões SIM e Micro-SIM.

Já parte superior temos um microfone, e na inferior a nossa alusiva entrada 3.5 para auscultadores, uma porta micro USB-C, a coluna e outro microfone, perfeito.

Veredito provisório

As especificações, qualidade de construção e primeiras impressões levam a crer que temos aqui um vencedor em todas as frentes. É verdade que não temos os serviços Google instalados de origem, mas sem querer revelar.. revelo que já conseguimos instalar a Play Store e tudo da Google no Huawei P40 Lite. Vamos continuar a brincar (testar!) o Huawei P40 Lite 4G intensivamente e trazer-vos uma análise completa na próxima semana.

No entretanto, fiquem a saber que já está á venda em Portugal pelo PVP de 329€, ia sugerir que fossem a uma loja vê-lo com os vossos próprios olhos.. mas não. Fiquem em casa que nós fazemos o trabalho "sujo" e trazemos-vos tudo o que há a saber na nossa análise detalhada!

 

 

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais