Android Geek
O maior site de Android em Português

Huawei Mate 30 Pro sem serviços Google: existe vida para além da Play Store

Já fizemos a nossa análise na qual demonstramos todas as funcionalidades e argumentos que tornam o Huawei Mate 30 Pro uma das melhores opções quando falamos de smartphones topo de gama. Mas há uma questão, baseámos sempre a nossa experiência na utilização do Huawei Mate 30 Pro com os serviços Google que instalámos assim.

O Huawei Mate 30 Pro tem, como já dissemos, o conjunto de hardware mais impressionante num smartphone. Já fizemos a nossa análise na qual demonstramos todas as funcionalidades e argumentos que tornam o Huawei Mate 30 Pro uma das melhores opções quando falamos de smartphones topo de gama. Mas há uma questão, baseámos sempre a nossa experiência na utilização do Huawei Mate 30 Pro com os serviços Google que instalámos assim.

Huawei Mate 30 Pro sem serviços Google: existe vida para além da Play Store 1

 

No entanto nós, seres humanos, somos criaturas de hábitos e poucos de entre nós aceitam mudanças quando estávamos contentes com o que usávamos antes. Quando somo fâs da melhor tecnologia e somos apanhados numa guerra comercial, estar aberto a mudanças é inevitável. Mas como é mesmo usar um Mate 30 Pro sem serviços Google?

Huawei Mate 30 Pro sem serviços Google: existe vida para além da Play Store 2

Que tipo de utilizador compra um Mate 30 Pro sem serviços Google?

Dividimos os possíveis proprietários do Huawei Mate 30 Pro em três categorias:

Consumidor simples

O primeiro é o consumidor simples que tentará usar o telefone da maneira que vem - este tipo de utilizador não se vai dar ao trabalho de instalar qualquer coisa manualmente e usará exclusivamente a Huawei AppGallery.

Consumidor curioso

O segundo grupo são aqueles com um conhecimento um pouco mais técnico que não se importam de instalar algumas aplicações manualmente para tornar o espectacular hardware ainda mais utilizável.

Consumidores (Android)Geeks

A terceira categoria são os geeks que só descnasarão quando o telefone tiver instalado os Serviços do Google de uma maneira ou de outra. Este artigo não é para vocês- existe mais de uma maneira de ter o conjunto completo do Google por telefone, e disso já aqui falámos.

Usar o Huawei Mate 30 Pro sem os serviços Google

A primeira coisa que tentei foi se o telefone iria funcionar adequadamente - sem nenhum serviço do Google, apesar da maioria de nós ter uma conta pessoal do Gmail, armazenar todas as fotos no Google Fotos e guardar todos os restaurantes favoritos no Maps.

Huawei Mate 30 Pro sem serviços Google: existe vida para além da Play Store 3

Tirar o telefone da caixa, ligá-lo e configurá-lo é um processo bastante simples. O telefone veio de fábrica, com várias aplicações, que fornecem tudo o que precisamos: um centro de jogos, uma loja de aplicações, uma plataforma para suporte direto ao cliente, notas, músicas, gravador de voz e leitor de e-books.

Uma coisa que faltava nesse ecossistema é uma plataforma de mapeamento. Fui à loja de aplicações Huawei para encontrar uma alternativa do Google Maps, mas não se revelou uma tarefa fácil.

Huawei Mate 30 Pro sem serviços Google: existe vida para além da Play Store 4

A Huawei AppGallery não tem o Here ou Sygic, duas das plataformas mais populares, deixando o utilizador com plataformas limitado aa alternativas como Maps.Me ou OsmAnd. Infelizmente, com estes o utilizador tem que pagar por todas as funcionalidades extra. Obviamente não vou pagar por algo que costumo ter de forma gratuita. A boa notícia é que os mapas TomTom estão a caminho da loja de aplicações da Huawei assim, como Facebook, Instagram e Whatsapp. O TomTom será provavelmente gratuito para os utilizadores Huawei, mas ainda não está disponível.

Huawei Mate 30 Pro sem serviços Google: existe vida para além da Play Store 5

Foi em setembro, que Richard Yu prometeu que as aplicações do Facebook chegariam à AppGallery., mas ainda não estão disponíveis e tive que recorrer à instalação destas aplicações de forma externa. Uma plataforma que recomendo para instalarem aplicações manualmente é o Apk Mirror que é do site de referência Android Police e que implementa diversas medidas de segurança para garantir que as aplicações disponibilizadas são verificadas e originais. O Apk Mirror safou-me todas as aplicações que não encontrei na AppGallery. Tais como Facebook, Instagram, Whatsapp e Netflix.

No caso da Netflix, com ou sem serviços Google a única versão que funciona no Mate 30 Pro é a versão 4.16 ou anterior, não temos todas as funcionalidades mais recentes, mas funciona na perfeição.

Huawei Mate 30 Pro sem serviços Google: existe vida para além da Play Store 6

Após alguns dias da exprência, admito que sentia falta da simplicidade com que o Google Fotos faz backup das minhas fotos (apesar de termos a Huawei Cloud que também serve para o efeito, mas com espaço limitado.)

Para aqueles que se sentirem mais confortáveis em instalar aplicações a partir de uma loja de aplicações, ao invés de ir ao site Apk Mirror o primeiro passo será  instalar uma loja de aplicações. Podem experimentar a Amazon porque tem Facebook, Instagram, Spotify, muitas aplicações não oficiais do Reddit e muitos jogos.

Huawei Mate 30 Pro sem serviços Google: existe vida para além da Play Store 7

Sem surpresa, a Amazon App Store não possui Netflix, Hulu, YouTube, HBO e qualquer outra plataforma de streaming líder que não seja chamada Prime.

Para poder partilhar a experiência neste artigo instalei a loja de aplicações APKPure - uma plataforma que permite que o façam o Download praticamente qualquer aplicação do Google Play, onde se incluem o Google Fotos e todos os outros que devem facilitar a vossa vida. Bem, não é assim que a história termina, porque o download de aplicações do Google não resolve magicamente todos os problemas.

Huawei Mate 30 Pro sem serviços Google: existe vida para além da Play Store 8

Por exemplo, o não vão conseguir fazer login na conta no Google Maps. Nada acontece quando tentarem adicionar a conta; o Google Fotos nem sequer tem opção de login - funciona como qualquer outra biblioteca de fotos offline. O download do arquivo apk do Google Play não serve para nada - a aplicação fecha imediatamente após a abrirem.

Huawei Mate 30 Pro sem serviços Google: existe vida para além da Play Store 9

Usar o Huawei Mate 30 Pro sem serviços Google é possível e vão encontrar alternativas a quase tudo aquilo que o Google nos "oferece" na AppGallery ou nas alternativas que mencionei acima. Mas fica sempre a sensação de que não estamos a aproveitar o equipamento em todas as suas potencialidades quando estamos limitados no que podemos instalar.

O HMS está bom, mas vai melhorar

A Huawei está muito empenhada em tornar os seus HMS numa referência em ecosistema móveis, e pelo que temos visto esta empresa chinesa consegue fazer bem tudo aquilo em que investe tempo, recursos e dinheiro.

A Huawei tem naturalmente uma filosofia vencedora e querem ser os primeiros em tudo, e os Huawei Mobile Services foram  obviamente ciriados para chegar a número um na lista de ecossistemas de serviços móveis.

No discurso do Ano Novo de 2020, o CEO da Huawei Consumer BG, Yu Chengdong, também enfatizou que, em 2020, a Huawei dará como concluído o ecossistema HMS e formará um novo sistema de "Chipsets próprios + sistema operativo Hongmeng".

Os executivos da Huawei na Europa disseram ainda numa entrevista que, mesmo que os EUA levantem as restrições, a Huawei não utilizará os serviços do Google GMS exclusivamente no futuro.

Huawei Mate 30 Pro sem serviços Google: existe vida para além da Play Store 10

O que é o Huawei Mobile Services (HMS)?

O HMS é um conjunto de aplicações e serviços que fornece muitos recursos avançados, como ID da Huawei, notificações push, pagamentos e outros serviços da Huawei para o ecossistema de dispositivos. O HMS oferece uma experiência mais inteligente, rápida e melhor.

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais