Huawei lidera destacadamente no 5G e arrasa concorrentes como a Samsung nesta tecnologia

A Huawei está com 30% e a sueca Ericsson com 23%. A Nokia vem em terceiro lugar, com 20%. O fornecedor chinês de equipamento de telecomunicações ganha principalmente devido à vantagem dos preços;

De acordo com a investigação da TrendForce, as três primeiras empresas em 2021 em tecnologia 5G são a Huawei (30%) e a Ericsson da Suécia com 23% cada. A Nokia está  em terceiro lugar com 20%. O fornecedor chinês de equipamento de telecomunicações ganha principalmente devido à vantagem dos preços, mas também devido ao enorme mercado de procura interna da China, que apoia o seu sucesso.

Huawei lidera destacadamente no 5G e arrasa concorrentes como a Samsung nesta tecnologia 1

TrendForce research, as três principais empresas em 2021

A Huawei está com 30% e a sueca Ericsson com 23%. A Nokia vem em terceiro lugar, com 20%. O fornecedor chinês de equipamento de telecomunicações ganha principalmente devido à vantagem dos preços; no entanto, a Samsung tem um acordo (acordo de fornecimento de estação base) com AT&T, Sprint, Verizon e com o operador japonês NTT DoCoMo.

Huawei lidera destacadamente no 5G e arrasa concorrentes como a Samsung nesta tecnologia 2

A ZTE representa apenas 3,5% do mercado mundial de 5G, muito atrás do líder da indústria Huawei, com uma participação de 25% nas projecções de 2020, segundo dados da TrendForce, de cerca de 160 milhões de utilizadores do total das redes celulares a nível mundial, com 89%.

A China é uma potência no mercado de 5G. O país construiu mais de 916.000 estações de base para esta nova tecnologia até Julho de 2021 e elas são responsáveis por 70% de todas as estações do mundo. Isto significa que a China será uma parte integrante das comunicações móveis da Huawei também devido à sua dimensão e alcançará as áreas rurais com fraca conectividade à Internet.

Huawei lidera o 5G core network

A Huawei é uma das maiores empresas de telecomunicações da China e tem um alcance global. A empresa anunciou no seu website que tem mais de 140 contratos comerciais de 5G em todo o mundo, incluindo cooperação inter-indústria com outras indústrias, tais como smart grid, rede de automóveis VR/AR para auto-condução, telemedicina e fabrico inteligente. A Huawei ocupa o primeiro lugar a nível mundial com 1554 patentes essenciais padrão que cobrem 34% de todos os pedidos apresentados internacionalmente (IPLytics).

Relacionado:  Tecnologia da Huawei AR HUD para carros, transforma o vidro da frente num ecrã inteligente

De acordo com dados das análises de patentes da IPLytics, a Huawei detém quase 35 por cento dos pedidos de patentes SEP em todo o mundo para normas 5G. Para além desta colaboração através de estratégias de inovação já mencionadas acima em campos como "Smart Grid", Realidade Virtual / Realidade Aumentada ("VR"), Rede Automóvel

Já em 2021, um relatório da Amplified&GreyB mostra que a Huawei ainda mantém o seu lugar cimeiro para as Patentes Essenciais 5G. A empresa representa 18,3% com 530 famílias de patentes e é seguida pela Nokia em segundo lugar com 14,6%. A Samsung ocupa o terceiro lugar com 12,9%, enquanto as restantes empresas representam 64% em conjunto das 10.763 patentes declaradas até à data; 72% pertencem apenas a seis grandes empresas: Huawei, Samsung LG ,Nokia 、Ericsson Qualcomm . Como o mundo continua a abraçar a tecnologia 5G em meio à feroz competição entre titãs da indústria como a Huawei e outros pesos pesados como a parceria Ericsson-Qualcomm (reportada no início deste ano), é claro que estamos no caminho certo para uma era.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!