Harmony OS: Tudo ligado, flexível como Lego

Neste momento o Smartphone é a peça principal do modelo “1 + 8 + N” , é apenas uma questão de tempo até vermos o HarmonyOS em todos os produtos da marca. O Harmony OS com o rápido desenvolvimento das tecnologias 5G e AI, traz uma nova nova era da Internet.

Embora a Huawei não tenha planeado inicialmente aplicar o HarmonyOS em smartphones, a verdade é que a guerra comercial iniciada pelos EUA forçou a Huawei a reiniventar-se e neste momento a pergunta não é SE os smartphones Huawei vão usar Harmony OS mas sim QUANDO.

Neste momento o Smartphone é a peça principal do modelo “1 + 8 + N” , é apenas uma questão de tempo até vermos o HarmonyOS em todos os produtos da marca.

O Harmony OS

Com o rápido desenvolvimento das tecnologias 5G e AI, a nova era da Internet está a chegar. A inovação da Internet móvel ainda está limitada a um único dispositivo, principalmente smartphones, e a experiência de operação fragmentada já não corresponde às necessidades dos utilizadores em diferentes cenários.

Como o sistema operativo da era da Internet de Todas as Coisas, o Harmony OS integra de forma criativa vários dispositivos separados fisicamente num “super terminal” através de tecnologia distribuída. Os recursos de software e hardware de diferentes dispositivos podem ser chamados e combinados e oferecer aos utilizadores a experiência mais adequada para os seus cenários. Mesmo se os utilizadores trocarem de cenario, a experiência inteligente pode migrar entre os terminais e fluir perfeitamente.

Huawei

Vídeo de introdução do Harmony OS

 

Harmony OS: novo padrão de tudo conectado, flexível como Lego
Harmony OS: Tudo ligado, flexível como Lego 6

Claro, os utilizadores comuns terão que esperar se quiserem experimentá-lo, mas na verdade, já podemos ver o novo sistema em muitos produtos e cenários, e a popular função de “colaboração multi ecrã”, é um exemplo da integração que a Huawei procura implementar com o HarmonyOS.

Harmony OS: novo padrão de tudo conectado, flexível como Lego
Harmony OS: Tudo ligado, flexível como Lego 7

O Harmony OS, é muito simples de entender, o sistema operativo da Huawei vai ser a base que agrega todos os produtos da marca e que serve como base para criar a melhor experiência. Polivalente, e com possibilidades ilimitadas, como o Lego.

Harmony OS: novo padrão de tudo conectado, flexível como Lego
Harmony OS: Tudo ligado, flexível como Lego 8

Em termos gerais, a tecnologia distribuída do HarmonyOS consiste em agregar todos os tipos de hardware à vontade do utilizador, de acordo com a necessidade; um smartphone pode ligar-se ao ecrã grande da TV e do computador, e um computador também pode ligar-se à câmara do smartphone para tirar fotos e fazer scan de códigos.

O código aberto do HarmonyOS tem evoluído de forma constante de acordo com o cronograma previamente anunciado pela Huawei:

Setembro de 2020, HarmonyOS será de código aberto para ecrãs inteligentes, dispositivos Wearable, carros e outros dispositivos terminais com 128KB-128 MB de RAM;

Relacionado:  LYSA: Conheçam a primeira pessoa virtual da Huawei, é realista e bonita [Video Demo]

Dezembro de 2020 foi a altura de lançar HarmonyOS para smartphones de programadores.

No final de abril de 2021, o HarmonyOS terá o código-fonte aberto para dispositivos com 128 MB-4 GB de RAM, onde se inclui tablets e telefones com pouca memória, e após esta data , uma versão comercial será lançada a seu devido tempo. Depois de outubro de 2021, o código aberto estará disponível para todos os dispositivos acima de 4 GB.

Como dissemos antes, no sistema HarmonyOS, o hardware de diferentes dispositivos pode ser usado em conjunto e à vontade, também pode ser entendido que, para o HarmonyOS, não haverá Smartphone, computador, TV, IoT, portanto, os programadores não estão mais limitados pelo hardware original do Smartphone e este modelo de desenvolvimento, permite mais imaginação.

Harmony OS: novo padrão de tudo conectado, flexível como Lego
Harmony OS: Tudo ligado, flexível como Lego 9

É importante destacar que o chamado hardware, não se refere apenas à câmara, ecrã, sensores, esses componentes com forma física, mas inclui também a aritmética do hardware.

Harmony OS: novo padrão de tudo conectado, flexível como Lego
Harmony OS: Tudo ligado, flexível como Lego 10

 

Ainda não é possível dizer que a tecnologia distribuída utilizada pelo HarmonyOS é a solução ideal para acabar com a fragmentação do mercado de IoT, mas o HarmonyOS, sem dúvida, oferece uma nova forma de pensar, conectando diferentes dispositivos finais com um padrão unificado, complementando as capacidades do hardware de dispositivos diferentes, simplificando as etapas para os utilizadores e possibilitando aos fornecedores fornecer serviços completos, e melhorar a experiência.

Portanto, não é demais dizer que o Harmony OS é um sistema operativo que vai dar que falar.

Diferença entre HarmonyOS e Android.

Leitura Relacionada

Claro, a capacidade do Harmony de usar hardware individual é muito mais do que do que podemos imaginar neste momento. Quanto mais dispositivos, fabricantes e programadores se juntarem a este ecossistema, a integração não apenas de terminais, mas também de dados relacionados à vida, trabalho, entretenimento, saúde e outros aspectos, vão permitir experiências e produtos além da nossa imaginação.

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!