Hands On smartphone rolável Oppo X 2021: o futuro é flexível

Já conhecíamos o Oppo X 2021 mas hoje tivemos a oportunidade de lhe mexer e literalmente todos que o viram, ficaram de queixo caído em choque absoluto.

O smartphone rolavel Oppo X 2021 parece estar anos à frente do seu tempo. Já conhecíamos o Oppo X 2021 mas hoje tivemos a oportunidade de lhe mexer e literalmente todos que o viram, ficaram de queixo caído em choque absoluto.

Eu experimento novos smartphones regularmente Eu usei os smartphones dobráveis, os smartphones flip e tudo o resto! No entanto, quando vemos o Oppo X 2021 tudo o que queremos é expandi-lo e retraí-lo, porque este mecanismo é fascinante.Hands On smartphone rolável Oppo X 2021: o futuro é flexível 1

Agora, antes que fiquem muito entusiasmados, deixem-me dizer que este é apenas um conceito de smartphone da Oppo e pode nunca ser lançado para uso comercial. No entanto, dá-nos uma ideia do que o futuro pode trazer, e eu só posso estar grato por tidoa oportunidade de experimentar esta tecnologia.

Oppo X 2021: Design e a tecnologia por trás

Não há dúvida de que os smartphones precisam de uma mudança de design. Estão a ficar chatos e monótonos. Foi assim que nasceram os smartphones dobráveis ​​e Flip. Eles são deveras uma lufada de ar fresco, mas podem não ser o estágio final da tecnologia de ecrãs flexiveis. O tempo que passei com o Oppo X 2021 fez-me acreditar que os telefones roláveis ​​podem ter mais potencial do que os outros dois formatos.

Hands On smartphone rolável Oppo X 2021: o futuro é flexível 2

No seu estado normal, o Oppo X 2021 é como um smartphone normal com um ecrã de 6,7 polegadas de altura. Mas, pode ser convertido num formato quadrado maior de 7,4 polegadas. Ao contrário dos smartphones dobráveis, o Oppo X 2021 usa um mecanismo deslizante que, para ser honesto, é muito simples.

Hands On smartphone rolável Oppo X 2021: o futuro é flexível 3

O utilizador só precisa deslizar para cima e para baixo no botão de energia para expandir ou retrair o smartphone. Também podem fazer o mesmo ao pressionar o botão de energia duas vezes. O botão de energia é definitivamente mais responsivo do que os gestos de deslizar.

O processo de expansão e retração é muito suave. A IU, as aplicações e tudo mais no ecrã também se ajustam automaticamente ao formato escolhido.

Como a Oppo conseguiu esta tecnologia?

- O fabricante usou um ecrã OLED variável que pode expandir e retrair.

- Este display foi posicionado sem esticar num Roll Motor Powertrain que possui motores para gerar força para expandir e retrair o display.

- A Oppo usou uma estrutura tipo placa 2 em 1 para apoiar o ecrã e garantir que não desmorone.

O painel traseiro também é como o smartphone normal, com uma linha angular no meio que revela a placa interna quando o smartphone é expandido. temos uma configuração de câmara traseira tripla de 48 megapixels na parte traseira e também a marca Oppo.

Hands On smartphone rolável Oppo X 2021: o futuro é flexível 4

O Oppo X 2021 é um dos smartphones mais interessantes que já vi. É a engenharia móvel no seu melhor. Dito isso, existem algumas coisas que precisam saber.

- Este é apenas um conceito de smartphone, o que significa que está longe de ser um produto acabado e isso é claramente visível. O telefone é grande, grosso e volumoso, mas não muito mais que os dobráveis atuais da Samsung e Huawei.

Hands On smartphone rolável Oppo X 2021: o futuro é flexível 5

- Não há entrada fone de ouvido de 3,5 mm no Oppo X 2021. Não possui câmara frontal e os botões de volume estão surpreendentemente ausentes. Podemos ainda controlar o volume no menu Configurações.

- Por último, quando o telefone se expande, deixa algum espaço entre as placas na parte traseira. Se qualquer partícula de poeira ou qualquer outro item pequeno ficar preso, isso pode danificar o dispositivo.

Isso não elimina o facto de que a Oppo tem aqui uma das soluções mais promissoras para fatores de forma aborrecidos e se conseguir resolver alguns problemas ao mesmo tempo em que mantém a relação preço / produto, podemos ver smartphones mais roláveis ​​do que dobráveis ​​nos futuro.

Oppo X 2021: Display e interface do utilizador

Um medo que sempre tive com os smartphones dobráveis ​​foi que estes sempre me pareceram muito delicados e sujeitos a acidentes. Este não é o caso do Oppo X 2021. o ecrã parece mais sólido e durável neste dispositivo. A Oppo também usou a melhor das especificações para ter um ecrã QHD + com taxa de atualização de 120Hz. o ecrã é nítido,  alternar entre as aplicações é fluído e a IU também é muito bem otimizada para o formato único.

Hands On smartphone rolável Oppo X 2021: o futuro é flexível 6

Os ícones no ecrã inicial, as aplicações e a interface do utilizador mudam perfeitamente quando o smartphone se expande ou retrai. Na verdade, também podem alternar entre os dois ecrãs durante a reprodução de vídeos e jogos.

No caso de reprodução de vídeo, o telefone usa um efeito de dissolução cruzada para ocultar o pequeno solavanco que vem com a mudança do fator de forma.

Há um vinco no lado esquerdo de ecrã que é visível no formato expandido, mas não tanto quanto no caso do Samsung Galaxy Fold 2 ou qualquer outro smartphone dobrável. o ecrã maior é um deleite para jogar, ver vídeos e até mesmo usar a aplicação da câmara.

Oppo X 2021: a bateria pode ser um problema

Quanta energia é consumida pelo dispositivo de rolamento? A Oppo colocou uma bateria de 4000mAh dentro do Oppo X 2021 e esta pode descarregar muito rápido.

Hands On smartphone rolável Oppo X 2021: o futuro é flexível 7

O Oppo X 2021 conta com Super VOOC de 125W que pode carregar o telefone de 0% a 40% em 5 minutos.

Oppo X 2021: Outras especificações

Por se tratar de um smartphone conceito, conhecemos apenas algumas especificações, algumas das quais já mencionei. O smartphone é alimentado por um processador Qualcomm Snapdragon 865, vem com bateria de 4000 mAh, corre ColorOS da Oppo e não tem câmara frontal para selfies.

Oppo X 2021: conclusão

Este é um smartphone conceito e a Oppo acertou em cheio com a ideia. Este conceito de telefone parece melhor do que os smartphones dobráveis que vimos nos últimos dois anos. Claro, existem preocupações á volta da longevidade desta tecnologia e a empresa diz que pode suportar 100.000 expansões e retrações, o que significa cerca de dois a três anos de uso, mas isso pode não ser verdade no cenário do mundo real.

Por enquanto, o que posso dizer é que a tecnologia continuará a ser usada nos próximos anos e os smartphones com rolagem podem ter um papel importante no futuro da indústria. O que acham do Oppo X 2021? Deixem-nos saber na secção de comentários.

 

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!