Há rumores de que o Snapdragon 8 Gen 3 irá ter um aumento de 15% na velocidade do núcleo de alto desempenho

Além disso, é possível que este desempenho aumentado possa estar disponível não só nos dispositivos Samsung, mas também noutros smartphones alimentados pelo novo processador. Resta saber se isto se traduzirá numa melhoria do desempenho em jogos e multimédia – mas uma coisa é certa:

A chegada iminente do chipset Snapdragon 8 Gen 3, que, segundo os rumores, irá alimentar a próxima série Samsung Galaxy S24, irá certamente entusiasmar os entusiastas da tecnologia em todo o mundo. Este processador da próxima geração poderia ver um impressionante aumento de 15% na velocidade do relógio para o seu núcleo de alto desempenho X-4 em comparação com o seu predecessor, com uma potencial velocidade máxima do relógio de 3,70GHz. Além disso, é possível que este desempenho aumentado possa estar disponível não só nos dispositivos Samsung, mas também noutros smartphones alimentados pelo novo processador. Resta saber se isto se traduzirá numa melhoria do desempenho em jogos e multimédia – mas uma coisa é certa: o Snapdragon 8 Gen 3 parece estar preparado para acompanhar as actuais inovações na tecnologia móvel.

Há rumores de que o Snapdragon 8 Gen 3 irá ter um aumento de 15% na velocidade do núcleo de alto desempenho 1

De acordo com o RGcloudS (via Wccftech), cuja conta é seguida pelo fiável tipster Ice Universe, o não anunciado chipset Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3, que provavelmente irá alimentar a série Galaxy S24 no próximo ano, poderia ver um aumento de 15% na velocidade do relógio para o núcleo X-4 de alto desempenho em comparação com o núcleo X-3 utilizado no Snapdragon 8 Gen 2. A versão do chipset utilizado na linha Galaxy S23 apresenta um núcleo X-3 com overclocking a 3,36GHz.

Isso significaria que o núcleo X-4 no Snapdragon 8 Gen 3 poderia ter uma velocidade de relógio de 3,70GHz. Até as especificações serem oficialmente anunciadas, não sabemos se a versão Galaxy do chipset também irá beneficiar da mesma subida de 15%. Se assim for, isso levaria o núcleo X-4 na versão Galaxy do chip a 3,86GHz. RGcloudS diz que a velocidade do relógio do Snapdragon 8 Gen 3 irá ultrapassar a do Apple A17 Bionic SoC, devido à sua estreia no iPhone 15 Pro e iPhone 15 Ultra no final deste ano.

Mais importante ainda, o informador diz que com a subida de 15% na velocidade do relógio X-4, haverá um salto maior no desempenho do Snapdragon 8 Gen 3 em comparação com a melhoria observada na actual geração do chip. Ele afirma que a Qualcomm manterá a configuração do núcleo 1-4-3 encontrada no chip actual.

Há rumores de que o Snapdragon 8 Gen 3 irá ter um aumento de 15% na velocidade do núcleo de alto desempenho 2

A 8ª Geração 2 do Snapdragon apresenta um núcleo X-3 de alto desempenho com relógio a 3,20GHz.

Isto dá ao Snapdragon 8 Gen 3, como o seu predecessor, um núcleo de alto desempenho, quatro núcleos de desempenho, e três núcleos de eficiência. O primeiro género Snapdragon 8 Gen 1 apresentava uma configuração 1-3-4 com um núcleo de desempenho a menos e um núcleo de eficiência adicional. A diferença é que a velocidade do relógio no núcleo de alto desempenho aumentou 6,6% entre as duas primeiras gerações do silício, em comparação com os 15% que esperamos ver com o componente que se aproxima.

Curiosamente, o informador diz que o chip que se aproxima poderá ser produzido utilizando o nó de processo de 4nm da TSMC em vez de se deslocar para 3nm. A produção do chip da Apple irá alegadamente utilizar todas as capacidades de 3nm da TSMC este ano, o que significa que o Snapdragon 8 Gen 3 poderia ser produzido utilizando o nó de 4nm a menos que a Qualcomm recorra à Samsung Foundry para fabricar o chipset. A Qualcomm já mudou para trás e para a frente, e os rendimentos de 3 nm do Sammy supostamente melhoraram, pelo que isso poderia ser uma opção.

Um relatório do mês passado dizia que a Qualcomm poderia introduzir o novo chipset em Outubro. No ano passado, o Snapdragon 8th Gen 2 foi lançado em Novembro.

Conclusão

Em conclusão, o aumento do desempenho de 15% com o Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 é sem dúvida uma notícia excitante para os entusiastas da tecnologia. Isto pode significar que os próximos dispositivos Galaxy S24 serão ainda mais rápidos e poderosos do que os seus predecessores. Com um aumento tão grande da velocidade, os utilizadores podem esperar experimentar um jogo multitarefa suave e rápido como um relâmpago. O AndroidGeek está aqui para lhe trazer todas as notícias, críticas e fugas sobre este poderoso chipset, por isso não perca nenhuma actualização.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!