Android Geek
O maior site de Android em Português

Google vai invadir automóveis

A entrada da Google nos sistemas dos automóveis será feita em força, uma verdadeira invasão ao conhecimento e investigação adquirida pela indústria automóvel até ao momento. Esta intenção da gigante tecnológica americana que praticamente domina o mundo da Internet vai muito para além do sistema Android Auto que permitirá integrar os smartphones com sistema operativo da empresa nos automóveis. Segundo a agência Reuters, a empresa está a desenvolver uma versão especial do sistema operativo Android. Os atuais sistemas de informação, comunicação e entretenimento serão então baseados em tecnologia Google substituindo o que as marcas de automóveis oferecem nos seus produtos. Atualmente a tecnologia Android Auto está apenas limitada a ser uma 'camada' que se sobrepõe a todo o sistema que equipa os automóveis, tal como acontece com a tecnologia CarPlay da rival Apple. Ou seja, a Google prepara-se para tornar obsoletos os sofisticados sistemas Sync da Ford e iDrive da BMW.

Esta integração direta colocará a bordo dos automóveis o foco nas principais aplicações desenvolvidas pela empresa, como por exemplo, surgirá a plataforma Google Maps em substituição dos tradicionais mapas inseridos nos sistemas de navegação por satélite GPS. Com a conetividade dos automóveis, através de ligações 4G LTE ou hostpots wi-fi, a assumir um papel de maior destaque a cada dia que passa num futuro muito breve será uma realidade a visualização em tempo real da conta de Gmail, estabelecimento de chamadas de voz e vídeo através do Hangouts quando conduzimos ou viajamos a bordo de um automóvel. Além dos produtos da Google também as marcas terão liberdade para colocarem as suas próprias aplicações e funcionalidades de controlo de automóvel no sistema. Todavia o caminho não será fácil, já que o plano das marcas de automóveis é delineado numa cronologia bastante alargada e os investimentos são bastante avultados. Serão os argumentos da Google suficientemente convincentes para as marcas adotarem esta plataforma?

Atualmente o Android Auto requer a ligação constante com um smartphone. A nova variante do Android que a Google lançará dedicada a veículos e que os acompanhará desde o momento da produção deverá ser lançada dentro de um ano quando for lançada a versão M do sistema operativo.

Artigo desenvolvido pelo blog parceiro www.maismotores.net.

Gostaram? Podia ter sido melhor?
Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Gostaram? Podia ter sido melhor?
Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!
close-link